Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Guilherme Trocades de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13396
Resumo: O estágio pedagógico realizado no Externato Maristas de Lisboa (EML) no ano letivo de 2020/21, reflete um percurso que se baseia num conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica e que foram aplicados em contextos vividos. O presente relatório descreve os vários projetos criados para as áreas que suportam o estágio: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na lecionação tive a oportunidade de criar um planeamento para uma turma do 10º ano, realizando um projeto específico sobre o tema da flexibilidade, evidenciando os seus métodos de trabalho e a melhor forma de os aplicar, de modo que se verifiquem resultados positivos, algo que foi comprovado com a aplicação do projeto para os casos sinalizados como tendo mais dificuldades nesta capacidade física. Na área da direção de turma, o principal objetivo foi compreender as funções de um diretor de turma e, aplicá-las de forma sábia no contexto da turma, tendo como foco ir ao encontro das necessidades dos alunos. Nas aulas de Formação Humana tive oportunidade de desenvolver um projeto sobre a autoestima, uma vez que, foi identificado como algo que era importante trabalhar com a turma e, por se tratar essencialmente de uma questão muito presente na fase da adolescência e que pode ter efeitos no aproveitamento escolar dos alunos. O desporto escolar apresenta um processo de integração numa área com menos experiência, de modo a agregar conhecimento à lecionação em Educação Física. A modalidade escolhida foi ginástica de formação, onde foi desenvolvido também um projeto sobre flexibilidade, neste caso aplicado a crianças com idades entre os 6 e 10 anos, o que permitiu a aplicação de um mesmo tema em dois contextos escolares distintos. O tema para o seminário foi definido com base num estudo realizado no EML sobre os Jogos Desportivos Coletivos de Invasão e a sua metodologia no ensino, tendo como principal objetivo melhorar a prática destas modalidades facilitando a aprendizagem dos alunos. Este estudo contou com uma avaliação de anos anteriores e, foi aplicado de forma direta durante a lecionação.
id RCAP_a73a5dd44602309c6dca933b169bb717
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de LisboaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAFLEXIBILIDADEAUTOESTIMAENSINODESPORTOS COLETIVOSRELATÓRIOS DE ESTÁGIOPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGFLEXIBILITYSELF-ESTEEMTEACHINGTEAM SPORTSINTERNSHIP REPORTSO estágio pedagógico realizado no Externato Maristas de Lisboa (EML) no ano letivo de 2020/21, reflete um percurso que se baseia num conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica e que foram aplicados em contextos vividos. O presente relatório descreve os vários projetos criados para as áreas que suportam o estágio: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na lecionação tive a oportunidade de criar um planeamento para uma turma do 10º ano, realizando um projeto específico sobre o tema da flexibilidade, evidenciando os seus métodos de trabalho e a melhor forma de os aplicar, de modo que se verifiquem resultados positivos, algo que foi comprovado com a aplicação do projeto para os casos sinalizados como tendo mais dificuldades nesta capacidade física. Na área da direção de turma, o principal objetivo foi compreender as funções de um diretor de turma e, aplicá-las de forma sábia no contexto da turma, tendo como foco ir ao encontro das necessidades dos alunos. Nas aulas de Formação Humana tive oportunidade de desenvolver um projeto sobre a autoestima, uma vez que, foi identificado como algo que era importante trabalhar com a turma e, por se tratar essencialmente de uma questão muito presente na fase da adolescência e que pode ter efeitos no aproveitamento escolar dos alunos. O desporto escolar apresenta um processo de integração numa área com menos experiência, de modo a agregar conhecimento à lecionação em Educação Física. A modalidade escolhida foi ginástica de formação, onde foi desenvolvido também um projeto sobre flexibilidade, neste caso aplicado a crianças com idades entre os 6 e 10 anos, o que permitiu a aplicação de um mesmo tema em dois contextos escolares distintos. O tema para o seminário foi definido com base num estudo realizado no EML sobre os Jogos Desportivos Coletivos de Invasão e a sua metodologia no ensino, tendo como principal objetivo melhorar a prática destas modalidades facilitando a aprendizagem dos alunos. Este estudo contou com uma avaliação de anos anteriores e, foi aplicado de forma direta durante a lecionação.The pedagogical internship held at the Externato Maristas de Lisboa (EML) in the 2020/21 academic year, reflects a path that is based on a set of knowledge acquired throughout academic training and that were applied in experienced contexts. This report describes the various projects created for the areas that support the internship: Teaching, Classroom Management, School Sports and Seminary. In teaching I had the opportunity to create a plan for a 10th grade class, carrying out a specific project on the topic of flexibility, highlighting their working methods and the best way to apply them, so that there are positive results, something which was proven with the application of the project to cases flagged as having more difficulties in this physical capacity. In the area of class management, the main objective was to understand the functions of a class director and apply them wisely in the context of the class, focusing on meeting the needs of students. In Human Education Classes I had the opportunity to develop a project on self-esteem, since it was identified as something that was important to work with the class and, as it is essentially an issue that is very present in the adolescence phase and that can have effects in the students' academic performance. School sport presents an integration process in an area with less experience, to add knowledge to the teaching of Physical Education. The modality chosen was training gymnastics, where a project on flexibility was also developed, in this case applied to children aged between 6 and 10 years, which allowed the application of the same theme in two different school contexts. The theme for the seminar was defined based on a study carried out at the EML on Collective Invasion Sports Games and its teaching methodology, with the main objective of improving the practice of these modalities, facilitating student learning. This study included an assessment of previous years and was applied directly during teaching.2022-12-28T14:36:26Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13396TID:203110242porOliveira, João Guilherme Trocades deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:30:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:30.823851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
Oliveira, João Guilherme Trocades de
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
FLEXIBILIDADE
AUTOESTIMA
ENSINO
DESPORTOS COLETIVOS
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FLEXIBILITY
SELF-ESTEEM
TEACHING
TEAM SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
author Oliveira, João Guilherme Trocades de
author_facet Oliveira, João Guilherme Trocades de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Guilherme Trocades de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
FLEXIBILIDADE
AUTOESTIMA
ENSINO
DESPORTOS COLETIVOS
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FLEXIBILITY
SELF-ESTEEM
TEACHING
TEAM SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
FLEXIBILIDADE
AUTOESTIMA
ENSINO
DESPORTOS COLETIVOS
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FLEXIBILITY
SELF-ESTEEM
TEACHING
TEAM SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
description O estágio pedagógico realizado no Externato Maristas de Lisboa (EML) no ano letivo de 2020/21, reflete um percurso que se baseia num conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica e que foram aplicados em contextos vividos. O presente relatório descreve os vários projetos criados para as áreas que suportam o estágio: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na lecionação tive a oportunidade de criar um planeamento para uma turma do 10º ano, realizando um projeto específico sobre o tema da flexibilidade, evidenciando os seus métodos de trabalho e a melhor forma de os aplicar, de modo que se verifiquem resultados positivos, algo que foi comprovado com a aplicação do projeto para os casos sinalizados como tendo mais dificuldades nesta capacidade física. Na área da direção de turma, o principal objetivo foi compreender as funções de um diretor de turma e, aplicá-las de forma sábia no contexto da turma, tendo como foco ir ao encontro das necessidades dos alunos. Nas aulas de Formação Humana tive oportunidade de desenvolver um projeto sobre a autoestima, uma vez que, foi identificado como algo que era importante trabalhar com a turma e, por se tratar essencialmente de uma questão muito presente na fase da adolescência e que pode ter efeitos no aproveitamento escolar dos alunos. O desporto escolar apresenta um processo de integração numa área com menos experiência, de modo a agregar conhecimento à lecionação em Educação Física. A modalidade escolhida foi ginástica de formação, onde foi desenvolvido também um projeto sobre flexibilidade, neste caso aplicado a crianças com idades entre os 6 e 10 anos, o que permitiu a aplicação de um mesmo tema em dois contextos escolares distintos. O tema para o seminário foi definido com base num estudo realizado no EML sobre os Jogos Desportivos Coletivos de Invasão e a sua metodologia no ensino, tendo como principal objetivo melhorar a prática destas modalidades facilitando a aprendizagem dos alunos. Este estudo contou com uma avaliação de anos anteriores e, foi aplicado de forma direta durante a lecionação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28T14:36:26Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13396
TID:203110242
url http://hdl.handle.net/10437/13396
identifier_str_mv TID:203110242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131221989523456