Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13396 |
Resumo: | O estágio pedagógico realizado no Externato Maristas de Lisboa (EML) no ano letivo de 2020/21, reflete um percurso que se baseia num conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica e que foram aplicados em contextos vividos. O presente relatório descreve os vários projetos criados para as áreas que suportam o estágio: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na lecionação tive a oportunidade de criar um planeamento para uma turma do 10º ano, realizando um projeto específico sobre o tema da flexibilidade, evidenciando os seus métodos de trabalho e a melhor forma de os aplicar, de modo que se verifiquem resultados positivos, algo que foi comprovado com a aplicação do projeto para os casos sinalizados como tendo mais dificuldades nesta capacidade física. Na área da direção de turma, o principal objetivo foi compreender as funções de um diretor de turma e, aplicá-las de forma sábia no contexto da turma, tendo como foco ir ao encontro das necessidades dos alunos. Nas aulas de Formação Humana tive oportunidade de desenvolver um projeto sobre a autoestima, uma vez que, foi identificado como algo que era importante trabalhar com a turma e, por se tratar essencialmente de uma questão muito presente na fase da adolescência e que pode ter efeitos no aproveitamento escolar dos alunos. O desporto escolar apresenta um processo de integração numa área com menos experiência, de modo a agregar conhecimento à lecionação em Educação Física. A modalidade escolhida foi ginástica de formação, onde foi desenvolvido também um projeto sobre flexibilidade, neste caso aplicado a crianças com idades entre os 6 e 10 anos, o que permitiu a aplicação de um mesmo tema em dois contextos escolares distintos. O tema para o seminário foi definido com base num estudo realizado no EML sobre os Jogos Desportivos Coletivos de Invasão e a sua metodologia no ensino, tendo como principal objetivo melhorar a prática destas modalidades facilitando a aprendizagem dos alunos. Este estudo contou com uma avaliação de anos anteriores e, foi aplicado de forma direta durante a lecionação. |
id |
RCAP_a73a5dd44602309c6dca933b169bb717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de LisboaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAFLEXIBILIDADEAUTOESTIMAENSINODESPORTOS COLETIVOSRELATÓRIOS DE ESTÁGIOPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGFLEXIBILITYSELF-ESTEEMTEACHINGTEAM SPORTSINTERNSHIP REPORTSO estágio pedagógico realizado no Externato Maristas de Lisboa (EML) no ano letivo de 2020/21, reflete um percurso que se baseia num conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica e que foram aplicados em contextos vividos. O presente relatório descreve os vários projetos criados para as áreas que suportam o estágio: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na lecionação tive a oportunidade de criar um planeamento para uma turma do 10º ano, realizando um projeto específico sobre o tema da flexibilidade, evidenciando os seus métodos de trabalho e a melhor forma de os aplicar, de modo que se verifiquem resultados positivos, algo que foi comprovado com a aplicação do projeto para os casos sinalizados como tendo mais dificuldades nesta capacidade física. Na área da direção de turma, o principal objetivo foi compreender as funções de um diretor de turma e, aplicá-las de forma sábia no contexto da turma, tendo como foco ir ao encontro das necessidades dos alunos. Nas aulas de Formação Humana tive oportunidade de desenvolver um projeto sobre a autoestima, uma vez que, foi identificado como algo que era importante trabalhar com a turma e, por se tratar essencialmente de uma questão muito presente na fase da adolescência e que pode ter efeitos no aproveitamento escolar dos alunos. O desporto escolar apresenta um processo de integração numa área com menos experiência, de modo a agregar conhecimento à lecionação em Educação Física. A modalidade escolhida foi ginástica de formação, onde foi desenvolvido também um projeto sobre flexibilidade, neste caso aplicado a crianças com idades entre os 6 e 10 anos, o que permitiu a aplicação de um mesmo tema em dois contextos escolares distintos. O tema para o seminário foi definido com base num estudo realizado no EML sobre os Jogos Desportivos Coletivos de Invasão e a sua metodologia no ensino, tendo como principal objetivo melhorar a prática destas modalidades facilitando a aprendizagem dos alunos. Este estudo contou com uma avaliação de anos anteriores e, foi aplicado de forma direta durante a lecionação.The pedagogical internship held at the Externato Maristas de Lisboa (EML) in the 2020/21 academic year, reflects a path that is based on a set of knowledge acquired throughout academic training and that were applied in experienced contexts. This report describes the various projects created for the areas that support the internship: Teaching, Classroom Management, School Sports and Seminary. In teaching I had the opportunity to create a plan for a 10th grade class, carrying out a specific project on the topic of flexibility, highlighting their working methods and the best way to apply them, so that there are positive results, something which was proven with the application of the project to cases flagged as having more difficulties in this physical capacity. In the area of class management, the main objective was to understand the functions of a class director and apply them wisely in the context of the class, focusing on meeting the needs of students. In Human Education Classes I had the opportunity to develop a project on self-esteem, since it was identified as something that was important to work with the class and, as it is essentially an issue that is very present in the adolescence phase and that can have effects in the students' academic performance. School sport presents an integration process in an area with less experience, to add knowledge to the teaching of Physical Education. The modality chosen was training gymnastics, where a project on flexibility was also developed, in this case applied to children aged between 6 and 10 years, which allowed the application of the same theme in two different school contexts. The theme for the seminar was defined based on a study carried out at the EML on Collective Invasion Sports Games and its teaching methodology, with the main objective of improving the practice of these modalities, facilitating student learning. This study included an assessment of previous years and was applied directly during teaching.2022-12-28T14:36:26Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13396TID:203110242porOliveira, João Guilherme Trocades deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:30:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:30.823851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa |
title |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa Oliveira, João Guilherme Trocades de MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA FLEXIBILIDADE AUTOESTIMA ENSINO DESPORTOS COLETIVOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING FLEXIBILITY SELF-ESTEEM TEACHING TEAM SPORTS INTERNSHIP REPORTS |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato Maristas de Lisboa |
author |
Oliveira, João Guilherme Trocades de |
author_facet |
Oliveira, João Guilherme Trocades de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Guilherme Trocades de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA FLEXIBILIDADE AUTOESTIMA ENSINO DESPORTOS COLETIVOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING FLEXIBILITY SELF-ESTEEM TEACHING TEAM SPORTS INTERNSHIP REPORTS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA FLEXIBILIDADE AUTOESTIMA ENSINO DESPORTOS COLETIVOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING FLEXIBILITY SELF-ESTEEM TEACHING TEAM SPORTS INTERNSHIP REPORTS |
description |
O estágio pedagógico realizado no Externato Maristas de Lisboa (EML) no ano letivo de 2020/21, reflete um percurso que se baseia num conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica e que foram aplicados em contextos vividos. O presente relatório descreve os vários projetos criados para as áreas que suportam o estágio: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na lecionação tive a oportunidade de criar um planeamento para uma turma do 10º ano, realizando um projeto específico sobre o tema da flexibilidade, evidenciando os seus métodos de trabalho e a melhor forma de os aplicar, de modo que se verifiquem resultados positivos, algo que foi comprovado com a aplicação do projeto para os casos sinalizados como tendo mais dificuldades nesta capacidade física. Na área da direção de turma, o principal objetivo foi compreender as funções de um diretor de turma e, aplicá-las de forma sábia no contexto da turma, tendo como foco ir ao encontro das necessidades dos alunos. Nas aulas de Formação Humana tive oportunidade de desenvolver um projeto sobre a autoestima, uma vez que, foi identificado como algo que era importante trabalhar com a turma e, por se tratar essencialmente de uma questão muito presente na fase da adolescência e que pode ter efeitos no aproveitamento escolar dos alunos. O desporto escolar apresenta um processo de integração numa área com menos experiência, de modo a agregar conhecimento à lecionação em Educação Física. A modalidade escolhida foi ginástica de formação, onde foi desenvolvido também um projeto sobre flexibilidade, neste caso aplicado a crianças com idades entre os 6 e 10 anos, o que permitiu a aplicação de um mesmo tema em dois contextos escolares distintos. O tema para o seminário foi definido com base num estudo realizado no EML sobre os Jogos Desportivos Coletivos de Invasão e a sua metodologia no ensino, tendo como principal objetivo melhorar a prática destas modalidades facilitando a aprendizagem dos alunos. Este estudo contou com uma avaliação de anos anteriores e, foi aplicado de forma direta durante a lecionação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28T14:36:26Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13396 TID:203110242 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13396 |
identifier_str_mv |
TID:203110242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131221989523456 |