Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carla Sofia Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82686
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_a74731ba89f879622c7b72221983081d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografiaCinema and Education: a new approach in teaching geographyCinemaRecursosGeografiaEnsinoMotivaçãoCinemaResourcesGeographyTeachingMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasNowadays, one of the main challenges for teachers is planning and preparation of classes for the students to guarantee them stimulating and motivating. For this, teachers need to use the didatic tools that provide backup to teaching/learning process, making these tools of extreme importance.In August 2016, at the General Assembly of the International Geography Union in Beijing, the Education Committee wrote the “International Letter on Geography Education” in which is proclaimed that, when taught efficiently, geography, as a subject, should be fascinating and inspiring to people. Learning geography helps people to understand and appreciate locations, landscapes are formed and to perceive cultural and enviromental interactions and consequences of daily spatial behaviors.This letter proclaims that geography is a vital discipline for citizens of the XXI century to live and connect in an increasingly globalized world, encouraging geography teachers to invest their time in resources and aplly them in the classroom.In the spirit of this letter, geography teachers should privilegie cinematographic tools that constitute a primordial representation for the comprehension of geographic space. Teachers are the key for a better education and to provide the best service they need the best tools at their disposal.In this sense taking cinema to the classroom means to challenge usual practice and to go beyond the traditional educational methods, giving teacher the possibility to diversify the students experience, and to promote their motivation and interest in geography. This is importance is further exacerbated when we consider that geography is an essential discipline to give students the tools to be able to make confidente, conscious and clear decisions, promoting an active and responsible stance in society.Um dos principais desafios que os professores enfrentam a sociedade contemporânea é a planificação de aulas estimulantes e motivadoras para os alunos. Para isso o professor recorre aos recursos didáticos que o auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Os recursos didáticos utilizados em contexto escolar são ferramentas extremamente importantes.Em Agosto de 2016, em Pequim, no Congresso da Assembleia Geral da União Geográfica Internacional foi redigida pela Comissão da Educação em Geografia a Carta Internacional para a Educação Geográfica onde se proclama que quando ensinada de forma eficiente o estudo da geografia fascina e inspira as pessoas. Estudar geografia ajuda as pessoas a perceber e a apreciar como se formam os lugares e as paisagens, perceber como as pessoas interagem com o ambiente e as consequências das decisões espaciais quotidianas.A Carta afirma que a geografia é uma disciplina vital para que os cidadãos do século XXI vivam e se conectem com o mundo global, encorajando os educadores em geografia a investir tempo em recursos e a sua aplicação na sala de aula.Indo de encontro a esta recomendação, o ensino da geografia deveria privilegiar o uso da imagem fílmica, uma vez que esta constitui um elemento de representação primordial para a compreensão do espaço geográfico.Os professores são a chave para uma melhor educação e os bons professores precisam das melhores ferramentas de trabalho.Levar o cinema para a sala de aula significa desafiar as práticas usuais indo além das práticas educativas centradas num modelo tradicional, possibilitando ao professor diversificar a experiência educativa promovendo a motivação e interesse do aluno para a aprendizagem da geografia, disciplina fundamental para que no futuro os alunos tomem decisões conscientes e esclarecidas, desenvolvendo uma atuação responsável e ativa na sociedade.2018-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82686http://hdl.handle.net/10316/82686TID:202044246porPinto, Carla Sofia Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:35.030205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia
Cinema and Education: a new approach in teaching geography
title Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia
spellingShingle Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia
Pinto, Carla Sofia Vieira
Cinema
Recursos
Geografia
Ensino
Motivação
Cinema
Resources
Geography
Teaching
Motivation
title_short Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia
title_full Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia
title_fullStr Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia
title_full_unstemmed Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia
title_sort Cinema e Educação: uma nova abordagem no ensino da geografia
author Pinto, Carla Sofia Vieira
author_facet Pinto, Carla Sofia Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Carla Sofia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Recursos
Geografia
Ensino
Motivação
Cinema
Resources
Geography
Teaching
Motivation
topic Cinema
Recursos
Geografia
Ensino
Motivação
Cinema
Resources
Geography
Teaching
Motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82686
http://hdl.handle.net/10316/82686
TID:202044246
url http://hdl.handle.net/10316/82686
identifier_str_mv TID:202044246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133937746837504