Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9419
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização do cinema, enquanto metodologia de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussão sobre a origem do cinema até a sua utilização como recurso metodológico em sala de aula. Posteriormente traremos em discussão uma breve analise sobre a geografia enquanto disciplina escolar, discutindo sobre as dificuldades que a geografia enfrenta para alcançar seu objetivo como ciência. Sabendo que a geografia no transcorrer de sua trajetória como ciência apresentou diversas alterações e ao longo de seu percurso rompeu paradigmas e reformulou o seu caráter Tradicional para Renovado. Perpassando essas dificuldades em que a Geografia era pautada como uma disciplina descritiva e de memorização, na qual a noção dos saberes geográfico era repassada aos alunos de forma fragmentada, onde apenas o Educador era detentor do conhecimento e os alunos simples receptores de informações, traremos em analise neste estudo o documentário Ilha das flores, como um aporte metodológico a ser utilizado em sala de aula, fazendo uma adequação entre o mesmo e o ensino de geografia, e desenvolvendo ainda questões que gira em torna da sociedade em que estamos inseridos, sociedade está em total disparidade. Vemos, portanto no cinema uma linguagem carregada de elementos que reproduzem um discurso social posto, para uma determinada época, não é uma realidade em si, mas traz consigo elementos que difundem um imaginário geográfico. Optamos, portanto por atuar em uma perspectiva de mudança para um ensino de Geografia.
id UFCG_17ff942d2f23f02065a8266fa8e38c21
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9419
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.Use of cinema in geography classes: a study proposal from the short film “Ilha das Flores”.Geografia e cinemaEnsino de geografia - cinemaCurta metragem Ilha das Flores - ensino de geografiaGeography and cinemaGeography education - cinemaShort Island Flores - teaching geographyGeografia.O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização do cinema, enquanto metodologia de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussão sobre a origem do cinema até a sua utilização como recurso metodológico em sala de aula. Posteriormente traremos em discussão uma breve analise sobre a geografia enquanto disciplina escolar, discutindo sobre as dificuldades que a geografia enfrenta para alcançar seu objetivo como ciência. Sabendo que a geografia no transcorrer de sua trajetória como ciência apresentou diversas alterações e ao longo de seu percurso rompeu paradigmas e reformulou o seu caráter Tradicional para Renovado. Perpassando essas dificuldades em que a Geografia era pautada como uma disciplina descritiva e de memorização, na qual a noção dos saberes geográfico era repassada aos alunos de forma fragmentada, onde apenas o Educador era detentor do conhecimento e os alunos simples receptores de informações, traremos em analise neste estudo o documentário Ilha das flores, como um aporte metodológico a ser utilizado em sala de aula, fazendo uma adequação entre o mesmo e o ensino de geografia, e desenvolvendo ainda questões que gira em torna da sociedade em que estamos inseridos, sociedade está em total disparidade. Vemos, portanto no cinema uma linguagem carregada de elementos que reproduzem um discurso social posto, para uma determinada época, não é uma realidade em si, mas traz consigo elementos que difundem um imaginário geográfico. Optamos, portanto por atuar em uma perspectiva de mudança para um ensino de Geografia.This paper aims to discuss the use of film, while teaching methodology in geography lessons. To do so, initially undertook a discussion of the origin of cinema to its use as a methodological resource in the classroom. Later discussion will bring in a brief analysis about geography as a school subject, discussing the difficulties that the geography faced to reach your goal as a science. Knowing that geography in the course of his career as a science and made several changes along its route broke paradigms and reformulated its traditional character for Renewed. Bypassing these difficulties in that geography was ruled as a descriptive discipline and memorization, in which the notion of geographical knowledge was passed on to students in a piecemeal fashion, where only the educator was known holder students and simple receivers of information, we will bring in analysis in this study the documentary Island of flowers, as a methodological approach to be used in the classroom, making a match between the same and geography teaching, and still developing issues revolving makes the society in which we live, society is in overall disparity. Thus we see in the cinema a language full of elements that reproduce social discourse station, for a given time, is not a reality in itself, but brings with elements that diffuse a geographic imaginary. We chose therefore to act in a perspective of change to a teaching of Geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUZA, Marcos Assis Pereira de.SOUZA, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/9554544349270438OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.BRANDÃO , Marcelo Henrique de Melo.FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre de.20142019-11-22T14:57:59Z2019-11-222019-11-22T14:57:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9419FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre. Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T12:19:10Zoai:localhost:riufcg/9419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T12:19:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
Use of cinema in geography classes: a study proposal from the short film “Ilha das Flores”.
title Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
spellingShingle Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre de.
Geografia e cinema
Ensino de geografia - cinema
Curta metragem Ilha das Flores - ensino de geografia
Geography and cinema
Geography education - cinema
Short Island Flores - teaching geography
Geografia.
title_short Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
title_full Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
title_fullStr Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
title_full_unstemmed Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
title_sort Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
author FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre de.
author_facet FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
SOUZA, M. A. P.
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
BRANDÃO , Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre de.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e cinema
Ensino de geografia - cinema
Curta metragem Ilha das Flores - ensino de geografia
Geography and cinema
Geography education - cinema
Short Island Flores - teaching geography
Geografia.
topic Geografia e cinema
Ensino de geografia - cinema
Curta metragem Ilha das Flores - ensino de geografia
Geography and cinema
Geography education - cinema
Short Island Flores - teaching geography
Geografia.
description O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização do cinema, enquanto metodologia de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussão sobre a origem do cinema até a sua utilização como recurso metodológico em sala de aula. Posteriormente traremos em discussão uma breve analise sobre a geografia enquanto disciplina escolar, discutindo sobre as dificuldades que a geografia enfrenta para alcançar seu objetivo como ciência. Sabendo que a geografia no transcorrer de sua trajetória como ciência apresentou diversas alterações e ao longo de seu percurso rompeu paradigmas e reformulou o seu caráter Tradicional para Renovado. Perpassando essas dificuldades em que a Geografia era pautada como uma disciplina descritiva e de memorização, na qual a noção dos saberes geográfico era repassada aos alunos de forma fragmentada, onde apenas o Educador era detentor do conhecimento e os alunos simples receptores de informações, traremos em analise neste estudo o documentário Ilha das flores, como um aporte metodológico a ser utilizado em sala de aula, fazendo uma adequação entre o mesmo e o ensino de geografia, e desenvolvendo ainda questões que gira em torna da sociedade em que estamos inseridos, sociedade está em total disparidade. Vemos, portanto no cinema uma linguagem carregada de elementos que reproduzem um discurso social posto, para uma determinada época, não é uma realidade em si, mas traz consigo elementos que difundem um imaginário geográfico. Optamos, portanto por atuar em uma perspectiva de mudança para um ensino de Geografia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-11-22T14:57:59Z
2019-11-22
2019-11-22T14:57:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9419
FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre. Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9419
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre. Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892182600253440