Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Rafael Franco da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Kariny Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/11284
Resumo: O presente artigo discute a importância do estágio supervisionado, atividade exigida nos cursos de licenciatura e aqui com uma atenção maior para a área de Geografia. A finalidade da prática de estágio supervisionado é a de desenvolver em cada estudante dos cursos de licenciatura não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia nesse momento, instrumentalizando o professor em formação para a transformação da sociedade. O estágio supervisionado proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições de ensino superior, além de favorecer, por meio de diversos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos futuros professores. Trata-se de um amplo desafio, pois durante o estágio o aluno necessita acostumar-se com diferenças entre os alunos e seus contextos, compreender que a sala de aula não pode ser espaço de estresse, que é necessário ter tranquilidade no trato com os alunos e que por meio de um processo interativo, professor e aluno necessitam transformar a sala de aula em um ambiente de prazer, de crescimento de ambas as partes e de realizações. Em suma, o estágio supervisionado dá a noção do que o futuro professor irá encarar no seu cotidiano, aprendendo a lidar com as contingências diárias e conseguir atingir seu objetivo maior, que é o da promoção da aprendizagem. Esta prática amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que está inserido, além de ir se deparando com as responsabilidades do seu trabalho.
id RCAP_a7696680c536fda651f271269e8cbfcf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância do estágio supervisionado para a formação docente em GeografiaO presente artigo discute a importância do estágio supervisionado, atividade exigida nos cursos de licenciatura e aqui com uma atenção maior para a área de Geografia. A finalidade da prática de estágio supervisionado é a de desenvolver em cada estudante dos cursos de licenciatura não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia nesse momento, instrumentalizando o professor em formação para a transformação da sociedade. O estágio supervisionado proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições de ensino superior, além de favorecer, por meio de diversos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos futuros professores. Trata-se de um amplo desafio, pois durante o estágio o aluno necessita acostumar-se com diferenças entre os alunos e seus contextos, compreender que a sala de aula não pode ser espaço de estresse, que é necessário ter tranquilidade no trato com os alunos e que por meio de um processo interativo, professor e aluno necessitam transformar a sala de aula em um ambiente de prazer, de crescimento de ambas as partes e de realizações. Em suma, o estágio supervisionado dá a noção do que o futuro professor irá encarar no seu cotidiano, aprendendo a lidar com as contingências diárias e conseguir atingir seu objetivo maior, que é o da promoção da aprendizagem. Esta prática amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que está inserido, além de ir se deparando com as responsabilidades do seu trabalho.Faculdade de Letras da Universidade do Porto2022-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/11284oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11284Journal of Geographical Education | U. Porto; No. 6 (2021)Revista de Educação Geográfica | U.P.; N.º 6 (2021)2184-0091reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/11284https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/11284/10354Direitos de Autor (c) 2022 Revista de Educação Geográfica | U.P.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo Rafael Franco daSilva, Kariny Lucas2022-09-22T10:27:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:11.478876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia
title Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia
spellingShingle Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia
Silva, Eduardo Rafael Franco da
title_short Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia
title_full Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia
title_fullStr Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia
title_full_unstemmed Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia
title_sort Importância do estágio supervisionado para a formação docente em Geografia
author Silva, Eduardo Rafael Franco da
author_facet Silva, Eduardo Rafael Franco da
Silva, Kariny Lucas
author_role author
author2 Silva, Kariny Lucas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Rafael Franco da
Silva, Kariny Lucas
description O presente artigo discute a importância do estágio supervisionado, atividade exigida nos cursos de licenciatura e aqui com uma atenção maior para a área de Geografia. A finalidade da prática de estágio supervisionado é a de desenvolver em cada estudante dos cursos de licenciatura não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia nesse momento, instrumentalizando o professor em formação para a transformação da sociedade. O estágio supervisionado proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições de ensino superior, além de favorecer, por meio de diversos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos futuros professores. Trata-se de um amplo desafio, pois durante o estágio o aluno necessita acostumar-se com diferenças entre os alunos e seus contextos, compreender que a sala de aula não pode ser espaço de estresse, que é necessário ter tranquilidade no trato com os alunos e que por meio de um processo interativo, professor e aluno necessitam transformar a sala de aula em um ambiente de prazer, de crescimento de ambas as partes e de realizações. Em suma, o estágio supervisionado dá a noção do que o futuro professor irá encarar no seu cotidiano, aprendendo a lidar com as contingências diárias e conseguir atingir seu objetivo maior, que é o da promoção da aprendizagem. Esta prática amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que está inserido, além de ir se deparando com as responsabilidades do seu trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/11284
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11284
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/11284
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/11284
https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/11284/10354
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Revista de Educação Geográfica | U.P.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Revista de Educação Geográfica | U.P.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Geographical Education | U. Porto; No. 6 (2021)
Revista de Educação Geográfica | U.P.; N.º 6 (2021)
2184-0091
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130439567278080