Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Carina Alexandra Damas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22366
Resumo: O objeto desta investigação centra-se na análise das dinâmicas de trabalho colaborativo em práticas de gestão curricular e do papel dos coordenadores de departamento curricular, destacando os contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola. O trabalho desenvolve-se em duas partes, a primeira dedicada à fundamentação teórica e a segunda à metodologia de investigação. Os dados foram recolhidos através de questionários aos professores e de entrevistas aos coordenadores de departamento curricular de uma escola de 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico. Entre as conclusões do estudo salientam-se a existência de diferentes dinâmicas de trabalho docente nos diversos departamentos, assim como a falta de tempo e o excesso de burocracia como principais fatores de constrangimento ao desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo. Os resultados sugerem que a cultura colaborativa contribui para o desenvolvimento profissional docente e para a qualidade educativa, evidenciando a necessidade de uma mudança de paradigma organizacional; Organisational change and curriculum management: contributions from collaborative culture for quality in school ABSTRACT: The object of this research focuses on the analysis of collaborative work dynamics in curriculum management practices and of the role of the curriculum department coordinators, highlighting the contributions from collaborative culture for quality in school. The work is developed in two parts, the first one being dedicated to the theoretical foundations and the second one to the research methodology. The data were collected using questionnaires to teachers and interviews to the curriculum department coordinators from a Second and Third Cycle Basic Education school. Among the study’s conclusions we highlight the existence of different teachers’ collaboration and work dynamics in different departments, as well as a lack of time and excessive bureaucracy as the main constraining factors to the development of collaborative working practices. The results suggest that the collaborative culture contributes to the professional development of teachers and to the quality of education, highlighting the need for a change in the organisational paradigm.
id RCAP_a7ae947d06af9db4e91376ef2777bf6d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escolaGestão curricularCultura colaborativaTrabalho docenteDesenvolvimento profissionalCoordenador de departamento curricularCurriculum managementCollaborative cultureTeachers´WorkProfessional developmentCurriculum department coordinatorO objeto desta investigação centra-se na análise das dinâmicas de trabalho colaborativo em práticas de gestão curricular e do papel dos coordenadores de departamento curricular, destacando os contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola. O trabalho desenvolve-se em duas partes, a primeira dedicada à fundamentação teórica e a segunda à metodologia de investigação. Os dados foram recolhidos através de questionários aos professores e de entrevistas aos coordenadores de departamento curricular de uma escola de 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico. Entre as conclusões do estudo salientam-se a existência de diferentes dinâmicas de trabalho docente nos diversos departamentos, assim como a falta de tempo e o excesso de burocracia como principais fatores de constrangimento ao desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo. Os resultados sugerem que a cultura colaborativa contribui para o desenvolvimento profissional docente e para a qualidade educativa, evidenciando a necessidade de uma mudança de paradigma organizacional; Organisational change and curriculum management: contributions from collaborative culture for quality in school ABSTRACT: The object of this research focuses on the analysis of collaborative work dynamics in curriculum management practices and of the role of the curriculum department coordinators, highlighting the contributions from collaborative culture for quality in school. The work is developed in two parts, the first one being dedicated to the theoretical foundations and the second one to the research methodology. The data were collected using questionnaires to teachers and interviews to the curriculum department coordinators from a Second and Third Cycle Basic Education school. Among the study’s conclusions we highlight the existence of different teachers’ collaboration and work dynamics in different departments, as well as a lack of time and excessive bureaucracy as the main constraining factors to the development of collaborative working practices. The results suggest that the collaborative culture contributes to the professional development of teachers and to the quality of education, highlighting the need for a change in the organisational paradigm.Universidade de Évora2018-02-19T19:09:58Z2018-02-192014-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/22366http://hdl.handle.net/10174/22366TID:201811820porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocdamasduarte@gmail.com229Duarte, Carina Alexandra Damasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:28.993533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
title Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
spellingShingle Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
Duarte, Carina Alexandra Damas
Gestão curricular
Cultura colaborativa
Trabalho docente
Desenvolvimento profissional
Coordenador de departamento curricular
Curriculum management
Collaborative culture
Teachers´
Work
Professional development
Curriculum department coordinator
title_short Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
title_full Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
title_fullStr Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
title_full_unstemmed Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
title_sort Mudança organizacional e gestão curricular: contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola
author Duarte, Carina Alexandra Damas
author_facet Duarte, Carina Alexandra Damas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Carina Alexandra Damas
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão curricular
Cultura colaborativa
Trabalho docente
Desenvolvimento profissional
Coordenador de departamento curricular
Curriculum management
Collaborative culture
Teachers´
Work
Professional development
Curriculum department coordinator
topic Gestão curricular
Cultura colaborativa
Trabalho docente
Desenvolvimento profissional
Coordenador de departamento curricular
Curriculum management
Collaborative culture
Teachers´
Work
Professional development
Curriculum department coordinator
description O objeto desta investigação centra-se na análise das dinâmicas de trabalho colaborativo em práticas de gestão curricular e do papel dos coordenadores de departamento curricular, destacando os contributos da cultura colaborativa para a qualidade na escola. O trabalho desenvolve-se em duas partes, a primeira dedicada à fundamentação teórica e a segunda à metodologia de investigação. Os dados foram recolhidos através de questionários aos professores e de entrevistas aos coordenadores de departamento curricular de uma escola de 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico. Entre as conclusões do estudo salientam-se a existência de diferentes dinâmicas de trabalho docente nos diversos departamentos, assim como a falta de tempo e o excesso de burocracia como principais fatores de constrangimento ao desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo. Os resultados sugerem que a cultura colaborativa contribui para o desenvolvimento profissional docente e para a qualidade educativa, evidenciando a necessidade de uma mudança de paradigma organizacional; Organisational change and curriculum management: contributions from collaborative culture for quality in school ABSTRACT: The object of this research focuses on the analysis of collaborative work dynamics in curriculum management practices and of the role of the curriculum department coordinators, highlighting the contributions from collaborative culture for quality in school. The work is developed in two parts, the first one being dedicated to the theoretical foundations and the second one to the research methodology. The data were collected using questionnaires to teachers and interviews to the curriculum department coordinators from a Second and Third Cycle Basic Education school. Among the study’s conclusions we highlight the existence of different teachers’ collaboration and work dynamics in different departments, as well as a lack of time and excessive bureaucracy as the main constraining factors to the development of collaborative working practices. The results suggest that the collaborative culture contributes to the professional development of teachers and to the quality of education, highlighting the need for a change in the organisational paradigm.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16T00:00:00Z
2018-02-19T19:09:58Z
2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22366
http://hdl.handle.net/10174/22366
TID:201811820
url http://hdl.handle.net/10174/22366
identifier_str_mv TID:201811820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
cdamasduarte@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136615988199424