Outdoor learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2130 |
Resumo: | O presente documento é o Relatório Final de Estágio enquadrado no regulamento n.º82/2012, o qual contempla três componentes essenciais. Na primeira faz-se o enquadramento das instituições onde se encontra a contextualização legal da formação de professores e as escolas que acolheram o processo de PES. Na segunda parte apresenta-se a descrição do grupo/turma e do processo de Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, na terceira parte, desenvolvemos uma proposta de uma prática docente relacionada com a superação de um problema e/ou implementação de uma medida relativa ao tema escolhido, diretamente relacionada com os programas das áreas disciplinares, do ciclo onde se realizou o estágio. Esta proposta realizou-se na PES II, na Escola Básica n.º 1 do Espírito Santo, com os alunos do 4º ano, tendo como tema "Outdoor Learning". O desenvolvimento do mesmo ocorreu através de uma visita de estudo a uma zona rural. Os alunos foram distribuídos por grupos e seguiram mensagens que continham instruções, problemas e recolha de objetos, bem como um mapa previamente analisado. Estas mensagens foram elaboradas com os conteúdos abordados anteriormente nas áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios já que os alunos conseguiram trabalhar em grupo, seguir instruções, resolver problemas e orientar-se. |
id |
RCAP_a7d7aafa01dfcb27013af758d611d37f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Outdoor learningEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de Ensino SupervisionadaOutdoorLearningO presente documento é o Relatório Final de Estágio enquadrado no regulamento n.º82/2012, o qual contempla três componentes essenciais. Na primeira faz-se o enquadramento das instituições onde se encontra a contextualização legal da formação de professores e as escolas que acolheram o processo de PES. Na segunda parte apresenta-se a descrição do grupo/turma e do processo de Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, na terceira parte, desenvolvemos uma proposta de uma prática docente relacionada com a superação de um problema e/ou implementação de uma medida relativa ao tema escolhido, diretamente relacionada com os programas das áreas disciplinares, do ciclo onde se realizou o estágio. Esta proposta realizou-se na PES II, na Escola Básica n.º 1 do Espírito Santo, com os alunos do 4º ano, tendo como tema "Outdoor Learning". O desenvolvimento do mesmo ocorreu através de uma visita de estudo a uma zona rural. Os alunos foram distribuídos por grupos e seguiram mensagens que continham instruções, problemas e recolha de objetos, bem como um mapa previamente analisado. Estas mensagens foram elaboradas com os conteúdos abordados anteriormente nas áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios já que os alunos conseguiram trabalhar em grupo, seguir instruções, resolver problemas e orientar-se.Instituto Politécnico da Guarda2015-12-10T16:58:11Z2015-12-102014-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2130http://hdl.handle.net/10314/2130TID:201005131porConceição, Maria L Jinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:54:53Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:51.266684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Outdoor learning |
title |
Outdoor learning |
spellingShingle |
Outdoor learning Conceição, Maria L J Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática de Ensino Supervisionada Outdoor Learning |
title_short |
Outdoor learning |
title_full |
Outdoor learning |
title_fullStr |
Outdoor learning |
title_full_unstemmed |
Outdoor learning |
title_sort |
Outdoor learning |
author |
Conceição, Maria L J |
author_facet |
Conceição, Maria L J |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Maria L J |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática de Ensino Supervisionada Outdoor Learning |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática de Ensino Supervisionada Outdoor Learning |
description |
O presente documento é o Relatório Final de Estágio enquadrado no regulamento n.º82/2012, o qual contempla três componentes essenciais. Na primeira faz-se o enquadramento das instituições onde se encontra a contextualização legal da formação de professores e as escolas que acolheram o processo de PES. Na segunda parte apresenta-se a descrição do grupo/turma e do processo de Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, na terceira parte, desenvolvemos uma proposta de uma prática docente relacionada com a superação de um problema e/ou implementação de uma medida relativa ao tema escolhido, diretamente relacionada com os programas das áreas disciplinares, do ciclo onde se realizou o estágio. Esta proposta realizou-se na PES II, na Escola Básica n.º 1 do Espírito Santo, com os alunos do 4º ano, tendo como tema "Outdoor Learning". O desenvolvimento do mesmo ocorreu através de uma visita de estudo a uma zona rural. Os alunos foram distribuídos por grupos e seguiram mensagens que continham instruções, problemas e recolha de objetos, bem como um mapa previamente analisado. Estas mensagens foram elaboradas com os conteúdos abordados anteriormente nas áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios já que os alunos conseguiram trabalhar em grupo, seguir instruções, resolver problemas e orientar-se. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-27T00:00:00Z 2015-12-10T16:58:11Z 2015-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2130 http://hdl.handle.net/10314/2130 TID:201005131 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2130 |
identifier_str_mv |
TID:201005131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136909863157760 |