As artes visuais na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cátia Cristina Mangas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12578
Resumo: O presente relatório, intitulado “As Artes Visuais na Educação Pré-Escolar”, foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, considerando como seu principal objetivo conhecer as práticas educativas de uma instituição, educadoras cooperantes e futuras educadoras, no âmbito da área das artes visuais. Com o desenrolar da investigação deste relatório de investigação, pretendeu-se aprofundar os conhecimentos acerca da área das artes visuais presentes na educação de infância, os seus contributos no desenvolvimento das crianças até aos seis anos de idade, provar que é possível trabalhar outras áreas de conteúdo partindo das artes visuais, bem como, os benefícios que surgem para as crianças no que diz respeito às artes visuais como prática educativa de uma instituição. Assim, tendo em conta o objetivo da investigação, recorreu-se à metodologia de análise qualitativa, mais propriamente do Projeto Educativo da instituição, e à realização de entrevistas semiestruturadas a quatro futuras educadoras, as quais frequentaram a mesma instituição, durante o mesmo ano letivo, na Prática de Ensino Supervisionada. Todos os dados resultantes foram sujeitos a uma análise e interpretação dos mesmos. Para concluir, através da análise e interpretação dos dados recolhidos, este estudo mostrou que a instituição em causa e as educadoras cooperantes mostram afinidade total com as práticas educativas assentes na área das artes visuais. Também as futuras educadoras entrevistadas aplicaram e demostraram saber a sua importância para o contributo no desenvolvimento de aprendizagens das crianças, as quais surgem através da área das artes visuais para as outras áreas de conteúdo.
id RCAP_aec6f2ead399fe970714d56bb12ade06
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As artes visuais na educação pré-escolarEducação pré-escolarArtes visuaisDesenvolvimento infantilCriatividadePráticasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, intitulado “As Artes Visuais na Educação Pré-Escolar”, foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, considerando como seu principal objetivo conhecer as práticas educativas de uma instituição, educadoras cooperantes e futuras educadoras, no âmbito da área das artes visuais. Com o desenrolar da investigação deste relatório de investigação, pretendeu-se aprofundar os conhecimentos acerca da área das artes visuais presentes na educação de infância, os seus contributos no desenvolvimento das crianças até aos seis anos de idade, provar que é possível trabalhar outras áreas de conteúdo partindo das artes visuais, bem como, os benefícios que surgem para as crianças no que diz respeito às artes visuais como prática educativa de uma instituição. Assim, tendo em conta o objetivo da investigação, recorreu-se à metodologia de análise qualitativa, mais propriamente do Projeto Educativo da instituição, e à realização de entrevistas semiestruturadas a quatro futuras educadoras, as quais frequentaram a mesma instituição, durante o mesmo ano letivo, na Prática de Ensino Supervisionada. Todos os dados resultantes foram sujeitos a uma análise e interpretação dos mesmos. Para concluir, através da análise e interpretação dos dados recolhidos, este estudo mostrou que a instituição em causa e as educadoras cooperantes mostram afinidade total com as práticas educativas assentes na área das artes visuais. Também as futuras educadoras entrevistadas aplicaram e demostraram saber a sua importância para o contributo no desenvolvimento de aprendizagens das crianças, as quais surgem através da área das artes visuais para as outras áreas de conteúdo.Baptista Gil, FranciscoSapientiaFerreira, Cátia Cristina Mangas2019-05-28T16:51:50Z2018-12-1120182018-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12578TID:202243362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:33Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:54.551614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As artes visuais na educação pré-escolar
title As artes visuais na educação pré-escolar
spellingShingle As artes visuais na educação pré-escolar
Ferreira, Cátia Cristina Mangas
Educação pré-escolar
Artes visuais
Desenvolvimento infantil
Criatividade
Práticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As artes visuais na educação pré-escolar
title_full As artes visuais na educação pré-escolar
title_fullStr As artes visuais na educação pré-escolar
title_full_unstemmed As artes visuais na educação pré-escolar
title_sort As artes visuais na educação pré-escolar
author Ferreira, Cátia Cristina Mangas
author_facet Ferreira, Cátia Cristina Mangas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista Gil, Francisco
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cátia Cristina Mangas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Artes visuais
Desenvolvimento infantil
Criatividade
Práticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Artes visuais
Desenvolvimento infantil
Criatividade
Práticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, intitulado “As Artes Visuais na Educação Pré-Escolar”, foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, considerando como seu principal objetivo conhecer as práticas educativas de uma instituição, educadoras cooperantes e futuras educadoras, no âmbito da área das artes visuais. Com o desenrolar da investigação deste relatório de investigação, pretendeu-se aprofundar os conhecimentos acerca da área das artes visuais presentes na educação de infância, os seus contributos no desenvolvimento das crianças até aos seis anos de idade, provar que é possível trabalhar outras áreas de conteúdo partindo das artes visuais, bem como, os benefícios que surgem para as crianças no que diz respeito às artes visuais como prática educativa de uma instituição. Assim, tendo em conta o objetivo da investigação, recorreu-se à metodologia de análise qualitativa, mais propriamente do Projeto Educativo da instituição, e à realização de entrevistas semiestruturadas a quatro futuras educadoras, as quais frequentaram a mesma instituição, durante o mesmo ano letivo, na Prática de Ensino Supervisionada. Todos os dados resultantes foram sujeitos a uma análise e interpretação dos mesmos. Para concluir, através da análise e interpretação dos dados recolhidos, este estudo mostrou que a instituição em causa e as educadoras cooperantes mostram afinidade total com as práticas educativas assentes na área das artes visuais. Também as futuras educadoras entrevistadas aplicaram e demostraram saber a sua importância para o contributo no desenvolvimento de aprendizagens das crianças, as quais surgem através da área das artes visuais para as outras áreas de conteúdo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2018
2018-12-11T00:00:00Z
2019-05-28T16:51:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12578
TID:202243362
url http://hdl.handle.net/10400.1/12578
identifier_str_mv TID:202243362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133273779077120