Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/57617 |
Resumo: | O Building Information Modelling (BIM) é uma metodologia que serve para toda a indús-tria AECO (arquitetura, engenharia, construção e operação) e, como tal, permite a representação das características estruturais e funcionais de uma construção, incluindo atividades, entre outras informações. A característica principal do BIM é o sistema de modelação tridimensional que inclui a gestão, partilha e troca de dados durante todo o ciclo de vida de uma construção, onde cada elemento ou objeto possui informação sobre os seus dados físicos. A metodologia BIM permite conduzir a uma melhor coordenação e colaboração entre os intervenientes no projeto possibilitando o acesso, em simultâneo e em tempo real, ao modelo BIM, possibilitando uma rápida deteção de conflitos entre componentes e, como consequência, uma diminuição de cus-tos. No fundo, o BIM pretende dar um impulso favorável no sentido de padronizar a informação e facilitar a comunicação, partilhando e integrando eficazmente os intervenientes no processo construtivo. No âmbito da avaliação da capacidade de carga de infraestruturas ferroviárias e da respe-tiva vida útil, procura-se identificar quais as contribuições dos ensaios não destrutivos para o controlo da qualidade durante a construção de vias-férreas e executa-se uma retroanálise com recurso ao software BISAR 3. Os ensaios de carga não destrutivos possibilitam o estabeleci-mento de modelos de comportamento estrutural. Neste sentido, deseja-se desenvolver uma me-todologia mais expedita com base nos ensaios realizados in situ por forma a otimizar a análise estrutural das vias-férreas, constituindo assim uma alternativa para o controlo da qualidade. No que respeita às infraestruturas ferroviárias, pretende-se avaliar a aplicabilidade prática do conceito BIM na modelação estrutural e controlo da qualidade de uma via-férrea durante a construção. Com a metodologia BIM deseja-se demonstrar que esta pode ser implementada no sistema de gestão e monitorização de infraestruturas ferroviárias, possibilitando o registo das suas características físicas e geométricas, bem como os dados da medição da via, permitindo um controlo de qualidade da via-férrea após a construção, isto é, ao longo da sua vida útil. |
id |
RCAP_a7fa9431e391ba3a6b828cf062024788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/57617 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construçãoBIMmodelação estruturaldefletómetro de impactovia-férrea balastradazona de transiçãocontrolo da qualidade da via-férreaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilO Building Information Modelling (BIM) é uma metodologia que serve para toda a indús-tria AECO (arquitetura, engenharia, construção e operação) e, como tal, permite a representação das características estruturais e funcionais de uma construção, incluindo atividades, entre outras informações. A característica principal do BIM é o sistema de modelação tridimensional que inclui a gestão, partilha e troca de dados durante todo o ciclo de vida de uma construção, onde cada elemento ou objeto possui informação sobre os seus dados físicos. A metodologia BIM permite conduzir a uma melhor coordenação e colaboração entre os intervenientes no projeto possibilitando o acesso, em simultâneo e em tempo real, ao modelo BIM, possibilitando uma rápida deteção de conflitos entre componentes e, como consequência, uma diminuição de cus-tos. No fundo, o BIM pretende dar um impulso favorável no sentido de padronizar a informação e facilitar a comunicação, partilhando e integrando eficazmente os intervenientes no processo construtivo. No âmbito da avaliação da capacidade de carga de infraestruturas ferroviárias e da respe-tiva vida útil, procura-se identificar quais as contribuições dos ensaios não destrutivos para o controlo da qualidade durante a construção de vias-férreas e executa-se uma retroanálise com recurso ao software BISAR 3. Os ensaios de carga não destrutivos possibilitam o estabeleci-mento de modelos de comportamento estrutural. Neste sentido, deseja-se desenvolver uma me-todologia mais expedita com base nos ensaios realizados in situ por forma a otimizar a análise estrutural das vias-férreas, constituindo assim uma alternativa para o controlo da qualidade. No que respeita às infraestruturas ferroviárias, pretende-se avaliar a aplicabilidade prática do conceito BIM na modelação estrutural e controlo da qualidade de uma via-férrea durante a construção. Com a metodologia BIM deseja-se demonstrar que esta pode ser implementada no sistema de gestão e monitorização de infraestruturas ferroviárias, possibilitando o registo das suas características físicas e geométricas, bem como os dados da medição da via, permitindo um controlo de qualidade da via-férrea após a construção, isto é, ao longo da sua vida útil.Silva, Maria JoãoFontul, SimonaRUNCarmali, Sara Rebeca Hassam2019-01-16T16:44:06Z2018-1220182018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/57617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:27:43Zoai:run.unl.pt:10362/57617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:05.334181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção |
title |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção |
spellingShingle |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção Carmali, Sara Rebeca Hassam BIM modelação estrutural defletómetro de impacto via-férrea balastrada zona de transição controlo da qualidade da via-férrea Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
title_short |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção |
title_full |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção |
title_fullStr |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção |
title_full_unstemmed |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção |
title_sort |
Aplicação de BIM a Infraestruturas Ferroviárias. Controlo da qualidade na construção |
author |
Carmali, Sara Rebeca Hassam |
author_facet |
Carmali, Sara Rebeca Hassam |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria João Fontul, Simona RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmali, Sara Rebeca Hassam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BIM modelação estrutural defletómetro de impacto via-férrea balastrada zona de transição controlo da qualidade da via-férrea Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
topic |
BIM modelação estrutural defletómetro de impacto via-férrea balastrada zona de transição controlo da qualidade da via-férrea Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
description |
O Building Information Modelling (BIM) é uma metodologia que serve para toda a indús-tria AECO (arquitetura, engenharia, construção e operação) e, como tal, permite a representação das características estruturais e funcionais de uma construção, incluindo atividades, entre outras informações. A característica principal do BIM é o sistema de modelação tridimensional que inclui a gestão, partilha e troca de dados durante todo o ciclo de vida de uma construção, onde cada elemento ou objeto possui informação sobre os seus dados físicos. A metodologia BIM permite conduzir a uma melhor coordenação e colaboração entre os intervenientes no projeto possibilitando o acesso, em simultâneo e em tempo real, ao modelo BIM, possibilitando uma rápida deteção de conflitos entre componentes e, como consequência, uma diminuição de cus-tos. No fundo, o BIM pretende dar um impulso favorável no sentido de padronizar a informação e facilitar a comunicação, partilhando e integrando eficazmente os intervenientes no processo construtivo. No âmbito da avaliação da capacidade de carga de infraestruturas ferroviárias e da respe-tiva vida útil, procura-se identificar quais as contribuições dos ensaios não destrutivos para o controlo da qualidade durante a construção de vias-férreas e executa-se uma retroanálise com recurso ao software BISAR 3. Os ensaios de carga não destrutivos possibilitam o estabeleci-mento de modelos de comportamento estrutural. Neste sentido, deseja-se desenvolver uma me-todologia mais expedita com base nos ensaios realizados in situ por forma a otimizar a análise estrutural das vias-férreas, constituindo assim uma alternativa para o controlo da qualidade. No que respeita às infraestruturas ferroviárias, pretende-se avaliar a aplicabilidade prática do conceito BIM na modelação estrutural e controlo da qualidade de uma via-férrea durante a construção. Com a metodologia BIM deseja-se demonstrar que esta pode ser implementada no sistema de gestão e monitorização de infraestruturas ferroviárias, possibilitando o registo das suas características físicas e geométricas, bem como os dados da medição da via, permitindo um controlo de qualidade da via-férrea após a construção, isto é, ao longo da sua vida útil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018 2018-12-01T00:00:00Z 2019-01-16T16:44:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/57617 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/57617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137952692961280 |