Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raminhos, Manuela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3941
http://hdl.handle.net/20.500.12207/207
Resumo: "O presente projecto de investigação pretendeu estudar a resposta educativa aos interesses/aptidões dos alunos com dificuldades intelectuais que frequentam a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa. A abordagem teórica debruça-se sobre o tema das Necessidades Educativas Especiais- dificuldades intelectuais, reflecte acerca da educação inclusiva e foca a atenção na transição para a vida activa, assim como na importância do conhecimento das aptidões/interesses dos jovens com dificuldades intelectuais. As temáticas em análise no quadro teórico permitiram o abrir de portas para novos conhecimentos acerca das necessidades educativas especiais, tendo em conta a opinião dos mais diversos autores. O modelo de investigação-acção enquadra metodologicamente este estudo que procurou fazer o levantamento dos interesses e aptidões desses alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de questionários e de entrevistas. A amostra foi composta por dez alunos com dificuldades intelectuais e dois professores da escola Secundária Públia Hortênsia de Castro. Através desta pesquisa identificaram-se as barreiras que a escola em estudo enfrenta, como o insuficiente número de professores de Educação Especial e técnicos da área da psicologia. Verificou-se também a dificuldade em envolver empresas locais, para a integração de jovens em processo de transição para a vida activa. A análise dos questionários tornou possível o conhecimento de inúmeras actividades do interesse dos alunos, assim como dos sonhos que todos gostariam de ver realizados."
id RCAP_a814841740cca561865ba408ac88f088
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuaisDificuldades intelectuaisAptidões/interessesEscola inclusivaTransição para a vida activa"O presente projecto de investigação pretendeu estudar a resposta educativa aos interesses/aptidões dos alunos com dificuldades intelectuais que frequentam a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa. A abordagem teórica debruça-se sobre o tema das Necessidades Educativas Especiais- dificuldades intelectuais, reflecte acerca da educação inclusiva e foca a atenção na transição para a vida activa, assim como na importância do conhecimento das aptidões/interesses dos jovens com dificuldades intelectuais. As temáticas em análise no quadro teórico permitiram o abrir de portas para novos conhecimentos acerca das necessidades educativas especiais, tendo em conta a opinião dos mais diversos autores. O modelo de investigação-acção enquadra metodologicamente este estudo que procurou fazer o levantamento dos interesses e aptidões desses alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de questionários e de entrevistas. A amostra foi composta por dez alunos com dificuldades intelectuais e dois professores da escola Secundária Públia Hortênsia de Castro. Através desta pesquisa identificaram-se as barreiras que a escola em estudo enfrenta, como o insuficiente número de professores de Educação Especial e técnicos da área da psicologia. Verificou-se também a dificuldade em envolver empresas locais, para a integração de jovens em processo de transição para a vida activa. A análise dos questionários tornou possível o conhecimento de inúmeras actividades do interesse dos alunos, assim como dos sonhos que todos gostariam de ver realizados."2013-04-18T09:48:43Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3941http://hdl.handle.net/20.500.12207/207porRaminhos, Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:08Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:05.603837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais
title Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais
spellingShingle Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais
Raminhos, Manuela
Dificuldades intelectuais
Aptidões/interesses
Escola inclusiva
Transição para a vida activa
title_short Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais
title_full Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais
title_fullStr Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais
title_full_unstemmed Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais
title_sort Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais
author Raminhos, Manuela
author_facet Raminhos, Manuela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raminhos, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades intelectuais
Aptidões/interesses
Escola inclusiva
Transição para a vida activa
topic Dificuldades intelectuais
Aptidões/interesses
Escola inclusiva
Transição para a vida activa
description "O presente projecto de investigação pretendeu estudar a resposta educativa aos interesses/aptidões dos alunos com dificuldades intelectuais que frequentam a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa. A abordagem teórica debruça-se sobre o tema das Necessidades Educativas Especiais- dificuldades intelectuais, reflecte acerca da educação inclusiva e foca a atenção na transição para a vida activa, assim como na importância do conhecimento das aptidões/interesses dos jovens com dificuldades intelectuais. As temáticas em análise no quadro teórico permitiram o abrir de portas para novos conhecimentos acerca das necessidades educativas especiais, tendo em conta a opinião dos mais diversos autores. O modelo de investigação-acção enquadra metodologicamente este estudo que procurou fazer o levantamento dos interesses e aptidões desses alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de questionários e de entrevistas. A amostra foi composta por dez alunos com dificuldades intelectuais e dois professores da escola Secundária Públia Hortênsia de Castro. Através desta pesquisa identificaram-se as barreiras que a escola em estudo enfrenta, como o insuficiente número de professores de Educação Especial e técnicos da área da psicologia. Verificou-se também a dificuldade em envolver empresas locais, para a integração de jovens em processo de transição para a vida activa. A análise dos questionários tornou possível o conhecimento de inúmeras actividades do interesse dos alunos, assim como dos sonhos que todos gostariam de ver realizados."
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-04-18T09:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3941
http://hdl.handle.net/20.500.12207/207
url http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3941
http://hdl.handle.net/20.500.12207/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129855080529920