Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74097 |
Resumo: | As problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático. |
id |
RCAP_a84547756ce62828b220a8356ab26993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em redeNews and its audiences in the era of the new media: perceptions and dynamics on online consumptionPúblicos e audiênciasConsumos mediáticosCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático.Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação SocialUniversidade do MinhoSilveira, Ana Patrícia SoaresAmaral, Inês Castro Vasconcelos Martins2020-062020-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74097porSilveira, P., & Amaral, I. (2020). Notícias e públicos na era dos novos media: Perceções e dinâmicas de consumo em rede. Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.76182183-226910.4000/cp.7618https://journals.openedition.org/cp/7618info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:18.953728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede News and its audiences in the era of the new media: perceptions and dynamics on online consumption |
title |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede |
spellingShingle |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede Silveira, Ana Patrícia Soares Públicos e audiências Consumos mediáticos Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede |
title_full |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede |
title_fullStr |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede |
title_full_unstemmed |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede |
title_sort |
Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede |
author |
Silveira, Ana Patrícia Soares |
author_facet |
Silveira, Ana Patrícia Soares Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ana Patrícia Soares Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Públicos e audiências Consumos mediáticos Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Públicos e audiências Consumos mediáticos Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
As problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06 2020-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/74097 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/74097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silveira, P., & Amaral, I. (2020). Notícias e públicos na era dos novos media: Perceções e dinâmicas de consumo em rede. Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7618 2183-2269 10.4000/cp.7618 https://journals.openedition.org/cp/7618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132205653426176 |