Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Patrícia Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74097
Resumo: As problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático.
id RCAP_a84547756ce62828b220a8356ab26993
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em redeNews and its audiences in the era of the new media: perceptions and dynamics on online consumptionPúblicos e audiênciasConsumos mediáticosCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático.Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação SocialUniversidade do MinhoSilveira, Ana Patrícia SoaresAmaral, Inês Castro Vasconcelos Martins2020-062020-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74097porSilveira, P., & Amaral, I. (2020). Notícias e públicos na era dos novos media: Perceções e dinâmicas de consumo em rede. Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.76182183-226910.4000/cp.7618https://journals.openedition.org/cp/7618info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:18.953728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
News and its audiences in the era of the new media: perceptions and dynamics on online consumption
title Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
spellingShingle Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
Silveira, Ana Patrícia Soares
Públicos e audiências
Consumos mediáticos
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
title_full Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
title_fullStr Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
title_full_unstemmed Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
title_sort Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede
author Silveira, Ana Patrícia Soares
author_facet Silveira, Ana Patrícia Soares
Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins
author_role author
author2 Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ana Patrícia Soares
Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Públicos e audiências
Consumos mediáticos
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Públicos e audiências
Consumos mediáticos
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description As problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06
2020-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74097
url http://hdl.handle.net/1822/74097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silveira, P., & Amaral, I. (2020). Notícias e públicos na era dos novos media: Perceções e dinâmicas de consumo em rede. Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7618
2183-2269
10.4000/cp.7618
https://journals.openedition.org/cp/7618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132205653426176