As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Isabel Cristina Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94883
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_a848a54124ca9884fcc56c998e8ee9a6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de casoThe dynamics of the future classrooms - case studyambiente inovador de aprendizagemensino-aprendizagemespaço físicosala de aula do futurofuture classroomsinnovative learning environmentphysical spaceteaching-learningCiências sociais::Ciências da educaçãoDissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoCom alguma frequência se ouve falar nas escolas e nas ações de formação para docentes relativas aos novos ambientes de aprendizagem. Por toda a Europa, estes ambientes estão a ganhar importância e destaque nas escolas. Em Portugal, são conhecidos por Salas de Aula do Futuro (SAF) ou Ambientes Educativos Inovadores (AEI) e funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novas tecnologias e metodologias de ensino. Mediante a proliferação destes espaços um pouco por todo o país, pretende-se compreender o processo de criação das SAF, avaliar as razões que levaram à implementação destes espaços, refletir sobre o trabalho que foi feito, identificar tendências, perceber qual o impacto que têm sobre os alunos, entender a forma como podem alterar o trabalho do professor e compreender as expetativas das escolas que ainda não têm uma SAF e o pretendem fazer.Face aos objetivos definidos, delineámos uma abordagem qualitativa através do estudo de caso, recorrendo à entrevista. Assim, foram inquiridos nove indivíduos que estão envolvidos ou em contacto muito próximo com a problemática em estudo. Os resultados obtidos revelam que as SAF têm características muito próprias, foram criadas com uma finalidade específica, integram várias zonas de aprendizagem, podem ter uma equipa de apoio, estão condicionadas relativamente ao financiamento, podem ter um conjunto de parcerias que apoiam a sua criação, permitem o desenvolvimento de diversas atividades, dão um grande contributo para a formação de professores, acolhem novas dinâmicas de trabalho em sala de aula, são indicadas para promover metodologias ativas de aprendizagem, integram diferentes tecnologias, são importantes no processo ensino-aprendizagem, têm impacto na aprendizagem do aluno, promovem o desenvolvimento de competências do século XXI, têm impacto no trabalho do professor, são uma tendência e em expansão nas escolas, são promotoras de mudanças, mas para que estes resultados sejam possíveis, terão que se contornar alguns obstáculos.Schools and teacher training initiatives in new learning environments have often been heard of. Across Europe, these environments are gaining importance and a leading role in schools. In Portugal, they are known as Future Classrooms (FC) or Innovative Educational Environments (IEE) and work as learning laboratories which are conducive to the use of new technologies and teaching methodologies.Through the proliferation of these spaces all over the country, the aim is to understand the process of creating FCs, evaluate the reasons that led to the creation of these spaces, reflect on the work that has been carried out, identify trends, understand the impact they have on students, understand how they can change the teacher's work and understand the expectations of schools who do not yet have a FC. In view of the targets set, we outlined a qualitative approach using the case study through interview. Thus, 9 individuals were interviewed who are involved or in very close contact with the issue at hand.The results obtained reveal that FCs: have very specific characteristics, were created with a specific purpose, integrate several learning areas, can have a support team, are subject to financing, can have a set of partners that support their creation, allow the development of various activities, contribute greatly to teacher training, bring new work dynamics to the classroom, are indicated to promote active learning methodologies, integrate different technologies, are important in the teaching-learning process, have a strong impact on student learning, promote the development of 21st century skills, have an impact on the teacher's work, are a trend in schools and are promoters of change. Nonetheless, for these results to be possible, some obstacles must be overcome.2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94883http://hdl.handle.net/10316/94883TID:202719421porSimões, Isabel Cristina Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:21:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:30.964996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
The dynamics of the future classrooms - case study
title As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
spellingShingle As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
Simões, Isabel Cristina Dias
ambiente inovador de aprendizagem
ensino-aprendizagem
espaço físico
sala de aula do futuro
future classrooms
innovative learning environment
physical space
teaching-learning
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
title_full As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
title_fullStr As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
title_full_unstemmed As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
title_sort As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
author Simões, Isabel Cristina Dias
author_facet Simões, Isabel Cristina Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Isabel Cristina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv ambiente inovador de aprendizagem
ensino-aprendizagem
espaço físico
sala de aula do futuro
future classrooms
innovative learning environment
physical space
teaching-learning
Ciências sociais::Ciências da educação
topic ambiente inovador de aprendizagem
ensino-aprendizagem
espaço físico
sala de aula do futuro
future classrooms
innovative learning environment
physical space
teaching-learning
Ciências sociais::Ciências da educação
description Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94883
http://hdl.handle.net/10316/94883
TID:202719421
url http://hdl.handle.net/10316/94883
identifier_str_mv TID:202719421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134030408450048