"Estratégia de Internacionalização Uma análise na ótica de Cooperação Empresarial"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinanga, Fernando Daniel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27980
Resumo: Num mundo globalizado, a internacionalização das organizações é mais que uma realidade, é uma necessidade que possibilita a permanência nos mercados. Existem várias maneiras de internacionalizar, sendo que a instauração de mecanismos de cooperação aliados as parcerias estratégicas são muito usuais. Constituindo uma das áreas que fez aumentar as probabilidades de crescimento, e surge com o desenvolvimento da exportação (voltada para a comercialização no exterior). Somamos a isso, os acordos de licença que consistem na autorização para utilização da patente. Quando tal ocorre, é frequente ser facultado a autorização para produção, distribuição e comercialização. Mas este processo pode caraterizar-se pela formação de um novo concorrente (dado que já conhece a receita e tem condições de produzir mais e melhor). Todavia, para a nossa estrutura importa desenvolver o conceito de cooperação ligado ao franchising. Assenta na ideia do franqueado contrai uma autorização para exploração da marca, dos planos de negócio, das campanhas de marketing, e tudo que se liga ao rede modo que, ocorre a venda dos produtos. A principal distinção decorre da implantação de um sistema de gestão operacional focado nas ideologias da empresa. É neste sentido, que optamos por apresentar o exemplo do Grupo empresarial Benetton. A Benetton é uma das marcas de roupa mais conhecidas no mundo, sendo conhecida pela inovação, não só na moda e na produção das suas coleções, mas também na sua organização e gestão estratégica. Desde o final dos anos 60 que desenvolve o processo de franchising a nível internacional. O seu percurso classifica-se por um vasto número de organizações sediadas em diferentes países. Denominando-se assim, de agentes licenciados que apostaram na expansão da marca (esta presente em 120 países e com uma rede comercial de mais de 6500 lojas).
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