Ensinar gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sónia Valente
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Viegas, Filomena, Oliveira, Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075
Resumo: Este artigo tem como quadro teórico a abordagem indutiva de ensino da gramática, através da qual os alunos descobrem e reconhecem princípios gramaticais por meio da observação de dados, da deteção de regularidades e da generalização. Parte dos trabalhos de Ana Maria Brito em que o ensino da gramática é perspetivado como “aprendizagem pela descoberta”. Na primeira parte, revisitam-se os trabalhos da autora sobre este assunto, de modoa construir uma fundamentação de uma proposta unificada de ensino da gramática. Na segunda parte, apresenta-se uma planificação de uma sequência didática: baseada no ensino da gramática como atividade reflexiva, a proposta mostra o desenvolvimento articulado e consistente do conhecimento sintático dos alunos desde o primeiro ciclo do ensino básico.
id RCAP_a86e31cc593252506eabb36827743a82
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar gramáticaArtigosEste artigo tem como quadro teórico a abordagem indutiva de ensino da gramática, através da qual os alunos descobrem e reconhecem princípios gramaticais por meio da observação de dados, da deteção de regularidades e da generalização. Parte dos trabalhos de Ana Maria Brito em que o ensino da gramática é perspetivado como “aprendizagem pela descoberta”. Na primeira parte, revisitam-se os trabalhos da autora sobre este assunto, de modoa construir uma fundamentação de uma proposta unificada de ensino da gramática. Na segunda parte, apresenta-se uma planificação de uma sequência didática: baseada no ensino da gramática como atividade reflexiva, a proposta mostra o desenvolvimento articulado e consistente do conhecimento sintático dos alunos desde o primeiro ciclo do ensino básico.Faculdade de Letras da UP2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075por2182-97131646-6195Rodrigues, Sónia ValenteViegas, FilomenaOliveira, Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T04:47:14Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:57.622175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar gramática
title Ensinar gramática
spellingShingle Ensinar gramática
Rodrigues, Sónia Valente
Artigos
title_short Ensinar gramática
title_full Ensinar gramática
title_fullStr Ensinar gramática
title_full_unstemmed Ensinar gramática
title_sort Ensinar gramática
author Rodrigues, Sónia Valente
author_facet Rodrigues, Sónia Valente
Viegas, Filomena
Oliveira, Carmo
author_role author
author2 Viegas, Filomena
Oliveira, Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sónia Valente
Viegas, Filomena
Oliveira, Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo tem como quadro teórico a abordagem indutiva de ensino da gramática, através da qual os alunos descobrem e reconhecem princípios gramaticais por meio da observação de dados, da deteção de regularidades e da generalização. Parte dos trabalhos de Ana Maria Brito em que o ensino da gramática é perspetivado como “aprendizagem pela descoberta”. Na primeira parte, revisitam-se os trabalhos da autora sobre este assunto, de modoa construir uma fundamentação de uma proposta unificada de ensino da gramática. Na segunda parte, apresenta-se uma planificação de uma sequência didática: baseada no ensino da gramática como atividade reflexiva, a proposta mostra o desenvolvimento articulado e consistente do conhecimento sintático dos alunos desde o primeiro ciclo do ensino básico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9713
1646-6195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da UP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da UP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130756765712384