Ensinar gramática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075 |
Resumo: | Este artigo tem como quadro teórico a abordagem indutiva de ensino da gramática, através da qual os alunos descobrem e reconhecem princípios gramaticais por meio da observação de dados, da deteção de regularidades e da generalização. Parte dos trabalhos de Ana Maria Brito em que o ensino da gramática é perspetivado como “aprendizagem pela descoberta”. Na primeira parte, revisitam-se os trabalhos da autora sobre este assunto, de modoa construir uma fundamentação de uma proposta unificada de ensino da gramática. Na segunda parte, apresenta-se uma planificação de uma sequência didática: baseada no ensino da gramática como atividade reflexiva, a proposta mostra o desenvolvimento articulado e consistente do conhecimento sintático dos alunos desde o primeiro ciclo do ensino básico. |
id |
RCAP_a86e31cc593252506eabb36827743a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11075 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar gramáticaArtigosEste artigo tem como quadro teórico a abordagem indutiva de ensino da gramática, através da qual os alunos descobrem e reconhecem princípios gramaticais por meio da observação de dados, da deteção de regularidades e da generalização. Parte dos trabalhos de Ana Maria Brito em que o ensino da gramática é perspetivado como “aprendizagem pela descoberta”. Na primeira parte, revisitam-se os trabalhos da autora sobre este assunto, de modoa construir uma fundamentação de uma proposta unificada de ensino da gramática. Na segunda parte, apresenta-se uma planificação de uma sequência didática: baseada no ensino da gramática como atividade reflexiva, a proposta mostra o desenvolvimento articulado e consistente do conhecimento sintático dos alunos desde o primeiro ciclo do ensino básico.Faculdade de Letras da UP2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075por2182-97131646-6195Rodrigues, Sónia ValenteViegas, FilomenaOliveira, Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T04:47:14Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:57.622175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar gramática |
title |
Ensinar gramática |
spellingShingle |
Ensinar gramática Rodrigues, Sónia Valente Artigos |
title_short |
Ensinar gramática |
title_full |
Ensinar gramática |
title_fullStr |
Ensinar gramática |
title_full_unstemmed |
Ensinar gramática |
title_sort |
Ensinar gramática |
author |
Rodrigues, Sónia Valente |
author_facet |
Rodrigues, Sónia Valente Viegas, Filomena Oliveira, Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Viegas, Filomena Oliveira, Carmo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sónia Valente Viegas, Filomena Oliveira, Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo tem como quadro teórico a abordagem indutiva de ensino da gramática, através da qual os alunos descobrem e reconhecem princípios gramaticais por meio da observação de dados, da deteção de regularidades e da generalização. Parte dos trabalhos de Ana Maria Brito em que o ensino da gramática é perspetivado como “aprendizagem pela descoberta”. Na primeira parte, revisitam-se os trabalhos da autora sobre este assunto, de modoa construir uma fundamentação de uma proposta unificada de ensino da gramática. Na segunda parte, apresenta-se uma planificação de uma sequência didática: baseada no ensino da gramática como atividade reflexiva, a proposta mostra o desenvolvimento articulado e consistente do conhecimento sintático dos alunos desde o primeiro ciclo do ensino básico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9713 1646-6195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras da UP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras da UP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130756765712384 |