Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávio Lemos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morgado, Lina, Marinho, Vitor Duncan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9720
Resumo: Este artigo faz parte da produção no âmbito do Pós-DOC acolhido pela UID 4372/FCT- Laboratório de Educação a Distância e eLearning, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal.
id RCAP_a8bd601b2332cb53dc805a7975fb95c6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCsContributions to a framework for evaluation of quality and efficiency of MOOCsMOOCAvaliação da qualidadeFrameworkODS::04:Educação de QualidadeEste artigo faz parte da produção no âmbito do Pós-DOC acolhido pela UID 4372/FCT- Laboratório de Educação a Distância e eLearning, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal.O objetivo do presente artigo é o de oferecer contribuições para formulação de frameworks como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs mais eficientes e com melhor qualidade. Dois estudos de caso foram realizados com MOOCs financiados pela Comissão Europeia, cujo principal objetivo é o de introduzir educadores presenciais junto a algumas experiências pedagógicas positivas em ambiente virtual, e que podem ser aplicadas ao ensino presencial. Os resultados levaram à observação de que, embora o MOOC em análise tenha demonstrado conformidade com relação à maioria dos principais fundamentos pedagógicos, vários outros importantes aspectos pedagógicos secundários, designs instrucionais, assim como a usabilidade da plataforma educacional, não receberam a atenção necessária. Os resultados do presente estudo conduziram à conclusão de que frameworks, concebidos como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs, devem incluir não apenas teorias, conceitos e princípios pedagógicos fundamentais e gerais (como a maioria deles atualmente o fazem), mas também integrar a estes - e de forma articulada - os imprescindíveis aspectos secundários práticos, como, por exemplo, o design instrucional e o projeto do sistema de aprendizagem centrada no usuárioThis paper aims to offer some contributions to the development of frameworks as tools to support the development of better quality and more efective MOOCs. Two empirical studies have been carried out addressing a MOOC funded by the European Commission, whose main objective is to introduce face to face teachers to some positive pedagogical experiences in virtual environment which could be applied to their presential teaching. The results led to the observation that although the MOOC under analysis demonstrated compliance to most of high level and theoretical pedagogical MOOCs principles, some important low level pedagogical aspects, instructional designs, as well as the usability of the educational platform, have not been received the attention as required. In conclusion, this paper supports the view that frameworks conceived as a tool to support MOOC design to meet quality and efective learning experience, should include not only high level theories and pedagogical principles (as most of they currently do), but also to integrate these- and in an articulated way-with the essential practical secondary aspects, such as the instructional design and the user-cente-red learning system design.ABED - Associação Brasileira de Educação a DistânciaRepositório AbertoSouza, Flávio Lemos deMorgado, LinaMarinho, Vitor Duncan2020-05-27T10:36:51Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9720porSouza, L. F., Morgado, L., Marinho, D. V. (2019). Contribuições para um Framework para Avaliação de Qualidade e Eficácia de MOOCs. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1, pp. 1-14.2359-0343https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.3101806-1362info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:25.026217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
Contributions to a framework for evaluation of quality and efficiency of MOOCs
title Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
spellingShingle Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
Souza, Flávio Lemos de
MOOC
Avaliação da qualidade
Framework
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
title_full Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
title_fullStr Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
title_full_unstemmed Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
title_sort Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
author Souza, Flávio Lemos de
author_facet Souza, Flávio Lemos de
Morgado, Lina
Marinho, Vitor Duncan
author_role author
author2 Morgado, Lina
Marinho, Vitor Duncan
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flávio Lemos de
Morgado, Lina
Marinho, Vitor Duncan
dc.subject.por.fl_str_mv MOOC
Avaliação da qualidade
Framework
ODS::04:Educação de Qualidade
topic MOOC
Avaliação da qualidade
Framework
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este artigo faz parte da produção no âmbito do Pós-DOC acolhido pela UID 4372/FCT- Laboratório de Educação a Distância e eLearning, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-05-27T10:36:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9720
url http://hdl.handle.net/10400.2/9720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, L. F., Morgado, L., Marinho, D. V. (2019). Contribuições para um Framework para Avaliação de Qualidade e Eficácia de MOOCs. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1, pp. 1-14.
2359-0343
https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.310
1806-1362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135079186825216