Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9720 |
Resumo: | Este artigo faz parte da produção no âmbito do Pós-DOC acolhido pela UID 4372/FCT- Laboratório de Educação a Distância e eLearning, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal. |
id |
RCAP_a8bd601b2332cb53dc805a7975fb95c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9720 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCsContributions to a framework for evaluation of quality and efficiency of MOOCsMOOCAvaliação da qualidadeFrameworkODS::04:Educação de QualidadeEste artigo faz parte da produção no âmbito do Pós-DOC acolhido pela UID 4372/FCT- Laboratório de Educação a Distância e eLearning, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal.O objetivo do presente artigo é o de oferecer contribuições para formulação de frameworks como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs mais eficientes e com melhor qualidade. Dois estudos de caso foram realizados com MOOCs financiados pela Comissão Europeia, cujo principal objetivo é o de introduzir educadores presenciais junto a algumas experiências pedagógicas positivas em ambiente virtual, e que podem ser aplicadas ao ensino presencial. Os resultados levaram à observação de que, embora o MOOC em análise tenha demonstrado conformidade com relação à maioria dos principais fundamentos pedagógicos, vários outros importantes aspectos pedagógicos secundários, designs instrucionais, assim como a usabilidade da plataforma educacional, não receberam a atenção necessária. Os resultados do presente estudo conduziram à conclusão de que frameworks, concebidos como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs, devem incluir não apenas teorias, conceitos e princípios pedagógicos fundamentais e gerais (como a maioria deles atualmente o fazem), mas também integrar a estes - e de forma articulada - os imprescindíveis aspectos secundários práticos, como, por exemplo, o design instrucional e o projeto do sistema de aprendizagem centrada no usuárioThis paper aims to offer some contributions to the development of frameworks as tools to support the development of better quality and more efective MOOCs. Two empirical studies have been carried out addressing a MOOC funded by the European Commission, whose main objective is to introduce face to face teachers to some positive pedagogical experiences in virtual environment which could be applied to their presential teaching. The results led to the observation that although the MOOC under analysis demonstrated compliance to most of high level and theoretical pedagogical MOOCs principles, some important low level pedagogical aspects, instructional designs, as well as the usability of the educational platform, have not been received the attention as required. In conclusion, this paper supports the view that frameworks conceived as a tool to support MOOC design to meet quality and efective learning experience, should include not only high level theories and pedagogical principles (as most of they currently do), but also to integrate these- and in an articulated way-with the essential practical secondary aspects, such as the instructional design and the user-cente-red learning system design.ABED - Associação Brasileira de Educação a DistânciaRepositório AbertoSouza, Flávio Lemos deMorgado, LinaMarinho, Vitor Duncan2020-05-27T10:36:51Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9720porSouza, L. F., Morgado, L., Marinho, D. V. (2019). Contribuições para um Framework para Avaliação de Qualidade e Eficácia de MOOCs. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1, pp. 1-14.2359-0343https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.3101806-1362info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:25.026217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs Contributions to a framework for evaluation of quality and efficiency of MOOCs |
title |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs |
spellingShingle |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs Souza, Flávio Lemos de MOOC Avaliação da qualidade Framework ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs |
title_full |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs |
title_fullStr |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs |
title_full_unstemmed |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs |
title_sort |
Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs |
author |
Souza, Flávio Lemos de |
author_facet |
Souza, Flávio Lemos de Morgado, Lina Marinho, Vitor Duncan |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Lina Marinho, Vitor Duncan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Flávio Lemos de Morgado, Lina Marinho, Vitor Duncan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOOC Avaliação da qualidade Framework ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
MOOC Avaliação da qualidade Framework ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Este artigo faz parte da produção no âmbito do Pós-DOC acolhido pela UID 4372/FCT- Laboratório de Educação a Distância e eLearning, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-05-27T10:36:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9720 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Souza, L. F., Morgado, L., Marinho, D. V. (2019). Contribuições para um Framework para Avaliação de Qualidade e Eficácia de MOOCs. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1, pp. 1-14. 2359-0343 https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.310 1806-1362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135079186825216 |