Redes sociais na biblioteca escolar : uma oportunidade para promover a leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Amadeu Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1092
Resumo: O presente trabalho enquadra-se no âmbito da promoção da leitura, numa perspetiva do papel que a biblioteca escolar poderá desempenhar com a implementação das ferramentas Web 2.0, junto de aprendentes do 1.º ciclo. Na primeira parte, relativa ao enquadramento teórico, salientamos aspetos relacionados com o paradigma tecnológico e a sociedade de informação, que conduzem obrigatoriamente a um novo paradigma educacional e determinam uma mudança de práticas na escola. A necessidade de habilitar os aprendentes na área da promoção da leitura, a partir da biblioteca escolar, de um conjunto de competências da leitura necessárias para procurar, questionar, tratar a informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia, constitui um grande desafio para a escola e também para a biblioteca escolar. É neste âmbito que desenvolvemos a nossa reflexão sobre os desafios que se colocam à biblioteca escolar e ao seu docente bibliotecário, enquanto mediador/promotor de leituras. Na segunda parte descrevemos e analisamos os resultados obtidos através das contribuições dos aprendentes ao longo do projeto de intervenção, ao evidenciarem que as redes sociais potenciam a comunicação, a interação, a colaboração e a socialização, num quadro favorável à leitura, através de atividades lúdicas de aprendizagem em contexto escolar. Acreditamos também que a biblioteca escolar e as ferramentas Web 2.0, podem ser uma importante força mobilizadora no sentido de procurar unir esforços entre a escola e a família, para um trabalho de promoção da leitura com vista a desenvolver o prazer de ler. Com este estudo pretendemos também contribuir para uma mudança de atitude dos aprendentes face às propostas de práticas promotoras da leitura e abrir caminho para um trabalho futuro mais consistente e mais abrangente.
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