Concepções e práticas avaliativas de professores do Ensino Fundamental I das Escolas Públicas Municipais de João Pessoa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6324 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objeto de estudo as Concepções e Práticas Avaliativas dos Professores do Ensino Fundamental I das escolas públicas da Rede Municipal de João Pessoa, no Estado da Paraíba – Brasil. O seu objetivo central é analisar as concepções e a prática avaliativa adotado pelos professores no seu cotidiano escolar. Dentro do universo de 97 professores do quinto ano do ensino fundamental I, a nossa amostra foi constituída por 45 professores, perfazendo 46,4% do universo. A escolha das 45 escolas se deu devido as mesmas se destacar pelos seus problemas nas áreas do ensino aprendizagem, evasão, repetência, violência e os altos índices de reprovação. Aplicamos os instrumentos nos meses de julho e agosto de 2012, tendo a preocupação de analisar os aspectos qualitativos, interpretando e partindo do todo para o particular. Podemos considerar que a pesquisa apontou de forma objetiva a falta de clareza desses profissionais quanto aos aspectos fundamentais teórico/prático sobre avaliação, conseqüentemente interferindo na construção de uma educação democrática, participativa e inclusiva. Ficou claro a necessidade de programas de formação continuada para os educadores, como também a necessidade de uma reflexão teórica e prática sobre o processo avaliativo nas escolas municipais no seu cotidiano escolar. |
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Concepções e práticas avaliativas de professores do Ensino Fundamental I das Escolas Públicas Municipais de João PessoaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOENSINOAPRENDIZAGEMPLANEAMENTOESTUDOS DE CASOINCLUSÃO ESCOLARBRASILEDUCATIONAL ASSESSMENTTEACHINGLEARNINGPLANNINGCASE STUDIESSCHOOL INCLUSIONBRAZILEssa pesquisa tem como objeto de estudo as Concepções e Práticas Avaliativas dos Professores do Ensino Fundamental I das escolas públicas da Rede Municipal de João Pessoa, no Estado da Paraíba – Brasil. O seu objetivo central é analisar as concepções e a prática avaliativa adotado pelos professores no seu cotidiano escolar. Dentro do universo de 97 professores do quinto ano do ensino fundamental I, a nossa amostra foi constituída por 45 professores, perfazendo 46,4% do universo. A escolha das 45 escolas se deu devido as mesmas se destacar pelos seus problemas nas áreas do ensino aprendizagem, evasão, repetência, violência e os altos índices de reprovação. Aplicamos os instrumentos nos meses de julho e agosto de 2012, tendo a preocupação de analisar os aspectos qualitativos, interpretando e partindo do todo para o particular. Podemos considerar que a pesquisa apontou de forma objetiva a falta de clareza desses profissionais quanto aos aspectos fundamentais teórico/prático sobre avaliação, conseqüentemente interferindo na construção de uma educação democrática, participativa e inclusiva. Ficou claro a necessidade de programas de formação continuada para os educadores, como também a necessidade de uma reflexão teórica e prática sobre o processo avaliativo nas escolas municipais no seu cotidiano escolar.This research aims to study the conceptions and assessment practices of Elementary School Teachers in public schools of the Municipal João Pessoa, Paraíba State - Brazil. Your main objective is to analyze the concepts and evaluative practice adopted by teachers in their school routine. Within the universe of 97 teachers of the fifth year of elementary school, our sample consisted of 45 teachers, making up 46.4% of the universe. The choice of 45 schools took the same stand out because of their problems in the areas of teaching and learning, dropout, repetition, violence and high failure rates. We apply the instruments in the months of July and August 2012, and the concern of analyzing the qualitative aspects, starting and playing the whole to the particular. We can consider that the survey indicated objectively the lack of clarity as to these professionals fundamentals theoretical / practical evaluation about, therefore interfering with the construction of a democratic education, participatory and inclusive. It was clear the need for continuing education programs for educators, as well as the need for a theoretical and practical reflection on the evaluation process in municipal schools in their school routine.2015-05-19T12:17:51Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6324porLima, João Carlos Duarte deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:36.620677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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