Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tumbula, Samuel Helena
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Jorge Adelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326
Resumo: Este artigo retrata um estudo sobre a liderança escolar realizado numa escola secundária em Lisboa. Trata-se de saber, através de um estudo de caso, de que forma uma escola desenvolve a Direcção Por Valores (DPV) distanciando-se dos modelos clássicos de gestão assentes na centralização burocrático-taylorista. Deste modo, recorremos a uma metodologia qualitativa, privilegiando a análise dos documentos institucionais da escola, as entrevistas aos gestores escolares e os diários de campo. Graças a estes instrumentos de pesquisa, procurámos captar os valores em jogo e as lógicas de (in)acção no governo da escola. O estudo revelou que os valores são considerados, pelos líderes, imprescindíveis para a gestão e desenvolvimento da escola. Todos os membros da comunidade educativa (direcção, professores, alunos, pais, encarregados de educação) são considerados responsáveis pela vivência e transmissão dos valores dentro e fora da escola onde o exemplo aparece como a via por excelência para a comunicação dos valores. O estudo revelou também que o excesso de legislação e regulamentação pormenorizada em vigor no sistema educativo português contraria, de alguma maneira, a prática e a lógica da Direcção Por Valores na escola.
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spelling Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case studyCulturas organizacionais e liderança nas escolas: a direcção por valores em estudo de casoEste artigo retrata um estudo sobre a liderança escolar realizado numa escola secundária em Lisboa. Trata-se de saber, através de um estudo de caso, de que forma uma escola desenvolve a Direcção Por Valores (DPV) distanciando-se dos modelos clássicos de gestão assentes na centralização burocrático-taylorista. Deste modo, recorremos a uma metodologia qualitativa, privilegiando a análise dos documentos institucionais da escola, as entrevistas aos gestores escolares e os diários de campo. Graças a estes instrumentos de pesquisa, procurámos captar os valores em jogo e as lógicas de (in)acção no governo da escola. O estudo revelou que os valores são considerados, pelos líderes, imprescindíveis para a gestão e desenvolvimento da escola. Todos os membros da comunidade educativa (direcção, professores, alunos, pais, encarregados de educação) são considerados responsáveis pela vivência e transmissão dos valores dentro e fora da escola onde o exemplo aparece como a via por excelência para a comunicação dos valores. O estudo revelou também que o excesso de legislação e regulamentação pormenorizada em vigor no sistema educativo português contraria, de alguma maneira, a prática e a lógica da Direcção Por Valores na escola.Universidade Católica Portuguesa2010-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3326Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 9 (2010); 193-2042182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2010.n9reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3326https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3326/3225Direitos de Autor (c) 2010 Samuel Helena Tumbula, Jorge Adelino Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTumbula, Samuel HelenaCosta, Jorge Adelino2022-05-24T16:54:46Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:51.722774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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