Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326 |
Resumo: | Este artigo retrata um estudo sobre a liderança escolar realizado numa escola secundária em Lisboa. Trata-se de saber, através de um estudo de caso, de que forma uma escola desenvolve a Direcção Por Valores (DPV) distanciando-se dos modelos clássicos de gestão assentes na centralização burocrático-taylorista. Deste modo, recorremos a uma metodologia qualitativa, privilegiando a análise dos documentos institucionais da escola, as entrevistas aos gestores escolares e os diários de campo. Graças a estes instrumentos de pesquisa, procurámos captar os valores em jogo e as lógicas de (in)acção no governo da escola. O estudo revelou que os valores são considerados, pelos líderes, imprescindíveis para a gestão e desenvolvimento da escola. Todos os membros da comunidade educativa (direcção, professores, alunos, pais, encarregados de educação) são considerados responsáveis pela vivência e transmissão dos valores dentro e fora da escola onde o exemplo aparece como a via por excelência para a comunicação dos valores. O estudo revelou também que o excesso de legislação e regulamentação pormenorizada em vigor no sistema educativo português contraria, de alguma maneira, a prática e a lógica da Direcção Por Valores na escola. |
id |
RCAP_a8f3552fcbc00a45a3bebaba0468ccf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3326 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case studyCulturas organizacionais e liderança nas escolas: a direcção por valores em estudo de casoEste artigo retrata um estudo sobre a liderança escolar realizado numa escola secundária em Lisboa. Trata-se de saber, através de um estudo de caso, de que forma uma escola desenvolve a Direcção Por Valores (DPV) distanciando-se dos modelos clássicos de gestão assentes na centralização burocrático-taylorista. Deste modo, recorremos a uma metodologia qualitativa, privilegiando a análise dos documentos institucionais da escola, as entrevistas aos gestores escolares e os diários de campo. Graças a estes instrumentos de pesquisa, procurámos captar os valores em jogo e as lógicas de (in)acção no governo da escola. O estudo revelou que os valores são considerados, pelos líderes, imprescindíveis para a gestão e desenvolvimento da escola. Todos os membros da comunidade educativa (direcção, professores, alunos, pais, encarregados de educação) são considerados responsáveis pela vivência e transmissão dos valores dentro e fora da escola onde o exemplo aparece como a via por excelência para a comunicação dos valores. O estudo revelou também que o excesso de legislação e regulamentação pormenorizada em vigor no sistema educativo português contraria, de alguma maneira, a prática e a lógica da Direcção Por Valores na escola.Universidade Católica Portuguesa2010-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3326Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 9 (2010); 193-2042182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2010.n9reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3326https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3326/3225Direitos de Autor (c) 2010 Samuel Helena Tumbula, Jorge Adelino Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTumbula, Samuel HelenaCosta, Jorge Adelino2022-05-24T16:54:46Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:51.722774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study Culturas organizacionais e liderança nas escolas: a direcção por valores em estudo de caso |
title |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study |
spellingShingle |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study Tumbula, Samuel Helena |
title_short |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study |
title_full |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study |
title_fullStr |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study |
title_full_unstemmed |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study |
title_sort |
Organizational cultures and leadership in schools: the direction by values in a case study |
author |
Tumbula, Samuel Helena |
author_facet |
Tumbula, Samuel Helena Costa, Jorge Adelino |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Jorge Adelino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tumbula, Samuel Helena Costa, Jorge Adelino |
description |
Este artigo retrata um estudo sobre a liderança escolar realizado numa escola secundária em Lisboa. Trata-se de saber, através de um estudo de caso, de que forma uma escola desenvolve a Direcção Por Valores (DPV) distanciando-se dos modelos clássicos de gestão assentes na centralização burocrático-taylorista. Deste modo, recorremos a uma metodologia qualitativa, privilegiando a análise dos documentos institucionais da escola, as entrevistas aos gestores escolares e os diários de campo. Graças a estes instrumentos de pesquisa, procurámos captar os valores em jogo e as lógicas de (in)acção no governo da escola. O estudo revelou que os valores são considerados, pelos líderes, imprescindíveis para a gestão e desenvolvimento da escola. Todos os membros da comunidade educativa (direcção, professores, alunos, pais, encarregados de educação) são considerados responsáveis pela vivência e transmissão dos valores dentro e fora da escola onde o exemplo aparece como a via por excelência para a comunicação dos valores. O estudo revelou também que o excesso de legislação e regulamentação pormenorizada em vigor no sistema educativo português contraria, de alguma maneira, a prática e a lógica da Direcção Por Valores na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3326 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3326 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3326 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3326/3225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2010 Samuel Helena Tumbula, Jorge Adelino Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2010 Samuel Helena Tumbula, Jorge Adelino Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 9 (2010); 193-204 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2010.n9 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129851579334656 |