Estudos de aula com professores que ensinam matemática nos primeiros anos em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59199 |
Resumo: | O estudo de aula é um processo formativo que ocorre em um contexto colaborativo que leva os participantes (professores ou futuros professores) a refletirem sobre a prática profissional e a realizarem novas aprendizagens. Este artigo começa por fazer uma breve análise dos estudos de aula como processo cultural, mostrando a necessidade da sua adaptação ao contexto local. Tendo por base uma experiência realizada em Portugal com professores que lecionam o 2.º ano de escolaridade, apresentam-se as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores relativas à prática letiva, com enfoque na seleção de tarefas, na análise do raciocínio dos alunos e na condução do trabalho em sala de aula. Procuramos, ainda, mostrar que os estudos de aula podem dar um significativo contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores e para a valorização da reflexão sobre a prática. |
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Estudos de aula com professores que ensinam matemática nos primeiros anos em PortugalLesson studyEstudo de aulaConhecimento didáticoEnsino básicoFormação contínuaDesenvolvimento profissionalO estudo de aula é um processo formativo que ocorre em um contexto colaborativo que leva os participantes (professores ou futuros professores) a refletirem sobre a prática profissional e a realizarem novas aprendizagens. Este artigo começa por fazer uma breve análise dos estudos de aula como processo cultural, mostrando a necessidade da sua adaptação ao contexto local. Tendo por base uma experiência realizada em Portugal com professores que lecionam o 2.º ano de escolaridade, apresentam-se as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores relativas à prática letiva, com enfoque na seleção de tarefas, na análise do raciocínio dos alunos e na condução do trabalho em sala de aula. Procuramos, ainda, mostrar que os estudos de aula podem dar um significativo contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores e para a valorização da reflexão sobre a prática.Repositório da Universidade de LisboaRamos Fonseca, Maria GoretePonte, João Pedro da2023-09-11T14:38:47Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59199porFonseca, G. , & Ponte, J. P. da . (2022). Estudos de aula com professores que ensinam matemática nos primeiros anos em Portugal. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-1210.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-121info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.617166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo de aula é um processo formativo que ocorre em um contexto colaborativo que leva os participantes (professores ou futuros professores) a refletirem sobre a prática profissional e a realizarem novas aprendizagens. Este artigo começa por fazer uma breve análise dos estudos de aula como processo cultural, mostrando a necessidade da sua adaptação ao contexto local. Tendo por base uma experiência realizada em Portugal com professores que lecionam o 2.º ano de escolaridade, apresentam-se as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores relativas à prática letiva, com enfoque na seleção de tarefas, na análise do raciocínio dos alunos e na condução do trabalho em sala de aula. Procuramos, ainda, mostrar que os estudos de aula podem dar um significativo contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores e para a valorização da reflexão sobre a prática. |
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