Estudos de aula com professores que ensinam matemática nos primeiros anos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos Fonseca, Maria Gorete
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59199
Resumo: O estudo de aula é um processo formativo que ocorre em um contexto colaborativo que leva os participantes (professores ou futuros professores) a refletirem sobre a prática profissional e a realizarem novas aprendizagens. Este artigo começa por fazer uma breve análise dos estudos de aula como processo cultural, mostrando a necessidade da sua adaptação ao contexto local. Tendo por base uma experiência realizada em Portugal com professores que lecionam o 2.º ano de escolaridade, apresentam-se as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores relativas à prática letiva, com enfoque na seleção de tarefas, na análise do raciocínio dos alunos e na condução do trabalho em sala de aula. Procuramos, ainda, mostrar que os estudos de aula podem dar um significativo contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores e para a valorização da reflexão sobre a prática.
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