As medidas universais como estratégia promotora da inclusão e do sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38278 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, a multiplicação de políticas de inclusão e o alargamento dos conceitos e das práticas em que estes se baseiam continuam a ser amplamente impulsionadas pelas diferentes organizações nacionais e internacionais e pelas políticas educativas dos diferentes governos com sucessivas alterações à legislação. Com o Decreto-Lei n.o 54/2018, a mudança de paradigma é clara. Não se pretende somente promover a inclusão de todos os alunos na escola, mas sim reorganizar a escola para poder promover uma educação inclusiva, de qualidade e com a colaboração de todos e para todos. Sabemos que as mudanças no terreno, nas escolas, não ocorrem apenas por decreto. Deste modo, através deste trabalho quisemos aprofundar a eventual discrepância entre a perspetiva preconizada no decreto e o modo como essas mudanças são percecionadas na escola e conhecer, perante as atuais dificuldades de aprendizagem dos alunos, as medidas universais mais recorrentemente aplicadas, pelos docentes, com vista à participação e à melhoria das aprendizagens e se estas permitem ou não a inclusão e o sucesso dos alunos. A metodologia escolhida para a investigação foi qualitativa – estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram a análise documental aos Planos de Acompanhamento Pedagógico Individual e entrevistas em focus group. A análise dos resultados obtidos permite-nos dizer que os professores se encontram sensibilizados para as vantagens de uma escola mais inclusiva e consideram-na vantajosa, tanto para os alunos com dificuldades de aprendizagem como para os alunos sem dificuldades. Os participantes neste estudo referem que aplicam medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão na sua prática, das quais podemos destacar: a diferenciação pedagógica e as acomodações curriculares. Assim, podemos concluir que, com a implementação do Decreto-Lei n.o 54/2018, o foco das respostas educativas que visam colmatar as dificuldades e não categorizar os alunos está cada vez mais presente na escola e nos professores, contribuindo para a inclusão e o sucesso dos discentes. O papel do professor tornou-se ainda mais fulcral no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que passou a privilegiar-se a sua autonomia e o seu poder de decisão relativamente aos alunos e às práticas educativas que adota em sala de aula. |
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Deste modo, através deste trabalho quisemos aprofundar a eventual discrepância entre a perspetiva preconizada no decreto e o modo como essas mudanças são percecionadas na escola e conhecer, perante as atuais dificuldades de aprendizagem dos alunos, as medidas universais mais recorrentemente aplicadas, pelos docentes, com vista à participação e à melhoria das aprendizagens e se estas permitem ou não a inclusão e o sucesso dos alunos. A metodologia escolhida para a investigação foi qualitativa – estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram a análise documental aos Planos de Acompanhamento Pedagógico Individual e entrevistas em focus group. A análise dos resultados obtidos permite-nos dizer que os professores se encontram sensibilizados para as vantagens de uma escola mais inclusiva e consideram-na vantajosa, tanto para os alunos com dificuldades de aprendizagem como para os alunos sem dificuldades. Os participantes neste estudo referem que aplicam medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão na sua prática, das quais podemos destacar: a diferenciação pedagógica e as acomodações curriculares. Assim, podemos concluir que, com a implementação do Decreto-Lei n.o 54/2018, o foco das respostas educativas que visam colmatar as dificuldades e não categorizar os alunos está cada vez mais presente na escola e nos professores, contribuindo para a inclusão e o sucesso dos discentes. O papel do professor tornou-se ainda mais fulcral no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que passou a privilegiar-se a sua autonomia e o seu poder de decisão relativamente aos alunos e às práticas educativas que adota em sala de aula.Over the last few decades, the multiplication of inclusion policies and the broadening of the concepts and practices on which they are based continue to be largely driven by different national and international organizations and by different governments with successive amendments to legislation. With Decree-Law No. 54/2018, the paradigm shift is clear. The intention is not only to promote the inclusion of all students in the school, but rather to reorganize the school in order to promote an inclusive, quality education with the collaboration of everyone and for everyone. We know that changes on the ground, in schools, do not just happen by decree. Therefore, through this work, we wanted to deepen the possible discrepancy between the perspective advocated in the decree and the way these changes are perceived in the school and to know, given the current learning difficulties of students, the universal measures most recurrently applied by teachers, with view the participation and improvement of learning and whether or not these allow the inclusion and success of students. The methodology chosen for the investigation was qualitative – case study. The data collection instruments were document analysis of Individual Pedagogical Monitoring Plans and focus group interviews. The analysis of the results obtained allows us to say that teachers are aware of the advantages of a more inclusive school and consider it advantageous, both for students with learning difficulties and for students without difficulties. Participants in this study report that they apply measures to support learning and inclusion in their practice, from which we can highlight the pedagogical differentiation and curricular accommodations. This way, we can conclude that, with the implementation of this diploma, Decree-Law No. 54/2018, the focus of educational responses that aim to overcome the difficulties and not categorize students is increasingly present in schools and teachers, contributing for the inclusion and success of students, however, it will have to be a path that must continue to be followed. The teacher's role has become even more central in the teaching/learning process, as its autonomy and decision-making power regarding students and the educational practices they adopt in the classroom are now privileged.Pinto, JorgeRepositório ComumSilva, Jorge Bruno Almeida da2021-12-14T15:38:42Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38278TID:202798127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.503151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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