Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24877 |
Resumo: | As empresas cedo compreendem que a presença na rede digital é absolutamente necessária, mas, por si só, não garante que as mensagens alcançam os seus destinatários. Para potenciar a sua visibilidade, estas têm vindo a investir na plataforma Google AdWords, procurando encurtar o erro (Gap) entre a informação online e os potenciais clientes. A ferramenta Google AdWords tornou-se crucial quando se pretende alcançar um crescimento expressivo num curto período de tempo. Funciona através da gestão pelos próprios anunciantes de campanhas que são direcionadas para os seus clientes através de um mecanismo online. Dependendo da estratégia implementada, o investimento em Google AdWords pode gerar até 99% da receita da empresa (Torres, 2009). De forma a ter uma noção do seu crescimento e importância, a Ouverture (Google AdWords) foi comprada pela Yahoo por 1,63 mil milhões de dólares em 2009 (Geddes, 2014), tornando-a uma das maiores ferramentas de marketing digital. Contudo, apesar das aplicações existentes para fortalecer o conhecimento e ajudar os anunciantes, são cada vez mais procuradas estratégias de otimização para as campanhas de forma a garantir um aumento do retorno de investimento (ROI). Para além da contextualização e descrição do estado da arte no que respeita às campanhas online e ao AdWords em particular, este trabalho procurará desenvolver modelos de auxílio à decisão na otimização de campanhas publicitárias baseadas no AdWords. Recorrendo a dados provenientes de informação digital registada de forma automática pela plataforma Google AdWords foi possível construir alguns modelos que podem ajudar o anunciante a escolher as palavras-chave, o momento de aposta e o lance. O objetivo será sempre ajudar as empresas a alcançar de forma ótima os seus objetivos, sejam eles a maximização de cliques, de conversões ou do lucro esperado. A vantagem competitiva joga-se muito nos pormenores e estar um passo à frente nas decisões de AdWords pode ser determinante. |
id |
RCAP_a92a8b865f0215c3e0ad73a33688f7e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/24877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWordsMarketingMarketing digitalGoogle AdWordsPosicionamento onlineConsumidor onlineAs empresas cedo compreendem que a presença na rede digital é absolutamente necessária, mas, por si só, não garante que as mensagens alcançam os seus destinatários. Para potenciar a sua visibilidade, estas têm vindo a investir na plataforma Google AdWords, procurando encurtar o erro (Gap) entre a informação online e os potenciais clientes. A ferramenta Google AdWords tornou-se crucial quando se pretende alcançar um crescimento expressivo num curto período de tempo. Funciona através da gestão pelos próprios anunciantes de campanhas que são direcionadas para os seus clientes através de um mecanismo online. Dependendo da estratégia implementada, o investimento em Google AdWords pode gerar até 99% da receita da empresa (Torres, 2009). De forma a ter uma noção do seu crescimento e importância, a Ouverture (Google AdWords) foi comprada pela Yahoo por 1,63 mil milhões de dólares em 2009 (Geddes, 2014), tornando-a uma das maiores ferramentas de marketing digital. Contudo, apesar das aplicações existentes para fortalecer o conhecimento e ajudar os anunciantes, são cada vez mais procuradas estratégias de otimização para as campanhas de forma a garantir um aumento do retorno de investimento (ROI). Para além da contextualização e descrição do estado da arte no que respeita às campanhas online e ao AdWords em particular, este trabalho procurará desenvolver modelos de auxílio à decisão na otimização de campanhas publicitárias baseadas no AdWords. Recorrendo a dados provenientes de informação digital registada de forma automática pela plataforma Google AdWords foi possível construir alguns modelos que podem ajudar o anunciante a escolher as palavras-chave, o momento de aposta e o lance. O objetivo será sempre ajudar as empresas a alcançar de forma ótima os seus objetivos, sejam eles a maximização de cliques, de conversões ou do lucro esperado. A vantagem competitiva joga-se muito nos pormenores e estar um passo à frente nas decisões de AdWords pode ser determinante.Companies early understand that presence on the digital network is absolutely necessary, but by itself does not guarantee that the messages reach their recipients. To boost their visibility, companies have been investing in the Google AdWords platform, seeking to shorten the error (Gap) between online information and potential customers. The Google AdWords tool has become crucial when you want to achieve significant growth in a short period of time. It works by managing the advertisers themselves for campaigns that are targeted to their customers through an online mechanism. Depending on the strategy implemented, the investment in Google AdWords can generate up to 99% of the company's revenue (Torres, 2009). In order to get a sense of its growth and importance, Ouverture (Google AdWords) was bought by Yahoo for $ 1.63 billion in 2009 (Geddes, 2014), making it one of the greatest digital marketing tools. However, despite existing applications to strengthen awareness and help advertisers, campaign optimization strategies are increasingly being sought to ensure a return on investment (ROI). In addition to contextualising and describing the state of the art with regard to online campaigns and AdWords in particular, this work will seek to develop decision support models in the optimization of advertising campaigns based on AdWords. Using data from digital information automatically registered by the Google AdWords platform it was possible to build some models that can help the advertiser to choose the keywords, the moment of bet and the bid. The goal will always be to help companies achieve their goals well, be it maximization of clicks, conversions or expected profit. Competitive advantage plays itself out in the details and being one step ahead in AdWords decisions can be decisive.2018-12-12T14:17:36Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24877TID:202237460porBarbosa, Ricardo José Videirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:18:21Zoai:ria.ua.pt:10773/24877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:18:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords |
title |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords |
spellingShingle |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords Barbosa, Ricardo José Videira Marketing Marketing digital Google AdWords Posicionamento online Consumidor online |
title_short |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords |
title_full |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords |
title_fullStr |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords |
title_full_unstemmed |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords |
title_sort |
Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords |
author |
Barbosa, Ricardo José Videira |
author_facet |
Barbosa, Ricardo José Videira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ricardo José Videira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing digital Google AdWords Posicionamento online Consumidor online |
topic |
Marketing Marketing digital Google AdWords Posicionamento online Consumidor online |
description |
As empresas cedo compreendem que a presença na rede digital é absolutamente necessária, mas, por si só, não garante que as mensagens alcançam os seus destinatários. Para potenciar a sua visibilidade, estas têm vindo a investir na plataforma Google AdWords, procurando encurtar o erro (Gap) entre a informação online e os potenciais clientes. A ferramenta Google AdWords tornou-se crucial quando se pretende alcançar um crescimento expressivo num curto período de tempo. Funciona através da gestão pelos próprios anunciantes de campanhas que são direcionadas para os seus clientes através de um mecanismo online. Dependendo da estratégia implementada, o investimento em Google AdWords pode gerar até 99% da receita da empresa (Torres, 2009). De forma a ter uma noção do seu crescimento e importância, a Ouverture (Google AdWords) foi comprada pela Yahoo por 1,63 mil milhões de dólares em 2009 (Geddes, 2014), tornando-a uma das maiores ferramentas de marketing digital. Contudo, apesar das aplicações existentes para fortalecer o conhecimento e ajudar os anunciantes, são cada vez mais procuradas estratégias de otimização para as campanhas de forma a garantir um aumento do retorno de investimento (ROI). Para além da contextualização e descrição do estado da arte no que respeita às campanhas online e ao AdWords em particular, este trabalho procurará desenvolver modelos de auxílio à decisão na otimização de campanhas publicitárias baseadas no AdWords. Recorrendo a dados provenientes de informação digital registada de forma automática pela plataforma Google AdWords foi possível construir alguns modelos que podem ajudar o anunciante a escolher as palavras-chave, o momento de aposta e o lance. O objetivo será sempre ajudar as empresas a alcançar de forma ótima os seus objetivos, sejam eles a maximização de cliques, de conversões ou do lucro esperado. A vantagem competitiva joga-se muito nos pormenores e estar um passo à frente nas decisões de AdWords pode ser determinante. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12T14:17:36Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/24877 TID:202237460 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/24877 |
identifier_str_mv |
TID:202237460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543695724969984 |