Sistema de apoio à decisão na otimização de campanhas do Google AdWords

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ricardo José Videira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24877
Resumo: As empresas cedo compreendem que a presença na rede digital é absolutamente necessária, mas, por si só, não garante que as mensagens alcançam os seus destinatários. Para potenciar a sua visibilidade, estas têm vindo a investir na plataforma Google AdWords, procurando encurtar o erro (Gap) entre a informação online e os potenciais clientes. A ferramenta Google AdWords tornou-se crucial quando se pretende alcançar um crescimento expressivo num curto período de tempo. Funciona através da gestão pelos próprios anunciantes de campanhas que são direcionadas para os seus clientes através de um mecanismo online. Dependendo da estratégia implementada, o investimento em Google AdWords pode gerar até 99% da receita da empresa (Torres, 2009). De forma a ter uma noção do seu crescimento e importância, a Ouverture (Google AdWords) foi comprada pela Yahoo por 1,63 mil milhões de dólares em 2009 (Geddes, 2014), tornando-a uma das maiores ferramentas de marketing digital. Contudo, apesar das aplicações existentes para fortalecer o conhecimento e ajudar os anunciantes, são cada vez mais procuradas estratégias de otimização para as campanhas de forma a garantir um aumento do retorno de investimento (ROI). Para além da contextualização e descrição do estado da arte no que respeita às campanhas online e ao AdWords em particular, este trabalho procurará desenvolver modelos de auxílio à decisão na otimização de campanhas publicitárias baseadas no AdWords. Recorrendo a dados provenientes de informação digital registada de forma automática pela plataforma Google AdWords foi possível construir alguns modelos que podem ajudar o anunciante a escolher as palavras-chave, o momento de aposta e o lance. O objetivo será sempre ajudar as empresas a alcançar de forma ótima os seus objetivos, sejam eles a maximização de cliques, de conversões ou do lucro esperado. A vantagem competitiva joga-se muito nos pormenores e estar um passo à frente nas decisões de AdWords pode ser determinante.
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