A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andréa Nunes de Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-26122018-165003
Resumo: Devido ao estabelecimento de negócios pela Internet, o Google alcançou notoriedade mundial, tornando-se atrativo às empresas como canal do Marketing Digital na utilização da ferramenta Google Adwords. Em vista disso, o presente estudo consistiu no levantamento bibliográfico do Marketing de Busca e da Biblioteconomia e Documentação, no qual o principal objetivo é contribuir através do uso de técnicas de Indexação, no processo de seleção de palavras-chave, e conduzi-las na ferramenta de anúncios do Google. Os métodos desta pesquisa foram estabelecidos pela Representação Documentária, com a finalidade de contribuir na diminuição de palavras-chave que oneram as campanhas no Adwords. A partir da coleta dos assuntos mais acessados no Google Trends, no período de quatro meses (jan-abr) de 2017, e a realização de testes em janeiro de 2018 no planejador de palavras-chave do Google, apresentamos a avaliação dos resultados comparativos entre os dados coletados e os dados da lista, com a finalidade de responder se o uso das técnicas de indexação podem ser ou não favoráveis nas criações de campanhas aos clientes brasileiros neste mecanismo de busca. Concluiu-se que a contribuição da Indexação é favorável as campanhas publicitárias no Google, e também requer a inclusão do bibliotecário, já que se trata do profissional com habilidades e competências necessárias na execução desta tarefa, que ficará atento as influências exercidas pelos algoritmos tanto nos valores de palavras-chave quanto na recuperação desses termos ao público de interesse no mecanismo de busca.
id USP_4d021482aea55e05e33d80f80324e6d9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26122018-165003
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords The contribution of indexing in the keyword selection process for Google Adwords 2018-09-25Cibele Araujo Camargo Marques dos SantosFabiano Ferreira de CastroGiovana Deliberali MaimoneFábio Assis PinhoAndréa Nunes de AraújoUniversidade de São PauloCiência da InformaçãoUSPBR Google Adwords Google Adwords Indexação Indexing Information Retrieval Marketing Digital Marketing Digital Recuperação da Informação Devido ao estabelecimento de negócios pela Internet, o Google alcançou notoriedade mundial, tornando-se atrativo às empresas como canal do Marketing Digital na utilização da ferramenta Google Adwords. Em vista disso, o presente estudo consistiu no levantamento bibliográfico do Marketing de Busca e da Biblioteconomia e Documentação, no qual o principal objetivo é contribuir através do uso de técnicas de Indexação, no processo de seleção de palavras-chave, e conduzi-las na ferramenta de anúncios do Google. Os métodos desta pesquisa foram estabelecidos pela Representação Documentária, com a finalidade de contribuir na diminuição de palavras-chave que oneram as campanhas no Adwords. A partir da coleta dos assuntos mais acessados no Google Trends, no período de quatro meses (jan-abr) de 2017, e a realização de testes em janeiro de 2018 no planejador de palavras-chave do Google, apresentamos a avaliação dos resultados comparativos entre os dados coletados e os dados da lista, com a finalidade de responder se o uso das técnicas de indexação podem ser ou não favoráveis nas criações de campanhas aos clientes brasileiros neste mecanismo de busca. Concluiu-se que a contribuição da Indexação é favorável as campanhas publicitárias no Google, e também requer a inclusão do bibliotecário, já que se trata do profissional com habilidades e competências necessárias na execução desta tarefa, que ficará atento as influências exercidas pelos algoritmos tanto nos valores de palavras-chave quanto na recuperação desses termos ao público de interesse no mecanismo de busca. Due to the establishment of Internet business, Google has achieved world renown, becoming attractive to companies as a channel of Digital Marketing in the use of Google Adwords tool. Therefore, the present study consisted of a bibliographical survey of Search Marketing and Librarianship and Documentation, in which the main objective is to contribute using Indexing techniques, in the process of selection of keywords, and to conduct them in the Google Ad Tool. The methods of this research were established by the Documentary Representation, with the purpose of contributing to the reduction of keywords that affect the campaigns in Adwords. From the most commonly accessed subjects in Google Trends in the four-month period (Jan-Apr), 2017, and testing in January 2018 on Google\'s keyword planner, we present an assessment of the comparative results between the collected data and the data of the list, in order to answer if the use of the indexing techniques can be or not favorable in the creations of campaigns to the Brazilian clients in this search engine. It was concluded that the contribution of Indexation is favorable to advertising campaigns in Google, and also requires the inclusion of the librarian, since it is the professional with the necessary skills and competences in the execution of this task, which will be attentive to the influences exerted by the algorithms both in keyword values as well as the retrieval of those terms to the public of interest in the search engine. https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-26122018-165003info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:15:11Zoai:teses.usp.br:tde-26122018-165003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:22:09.310313Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The contribution of indexing in the keyword selection process for Google Adwords
title A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords
spellingShingle A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords
Andréa Nunes de Araújo
title_short A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords
title_full A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords
title_fullStr A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords
title_full_unstemmed A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords
title_sort A contribuição da indexação no processo de seleção de palavras-chave no Google Adwords
author Andréa Nunes de Araújo
author_facet Andréa Nunes de Araújo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fabiano Ferreira de Castro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Giovana Deliberali Maimone
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fábio Assis Pinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Andréa Nunes de Araújo
contributor_str_mv Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos
Fabiano Ferreira de Castro
Giovana Deliberali Maimone
Fábio Assis Pinho
description Devido ao estabelecimento de negócios pela Internet, o Google alcançou notoriedade mundial, tornando-se atrativo às empresas como canal do Marketing Digital na utilização da ferramenta Google Adwords. Em vista disso, o presente estudo consistiu no levantamento bibliográfico do Marketing de Busca e da Biblioteconomia e Documentação, no qual o principal objetivo é contribuir através do uso de técnicas de Indexação, no processo de seleção de palavras-chave, e conduzi-las na ferramenta de anúncios do Google. Os métodos desta pesquisa foram estabelecidos pela Representação Documentária, com a finalidade de contribuir na diminuição de palavras-chave que oneram as campanhas no Adwords. A partir da coleta dos assuntos mais acessados no Google Trends, no período de quatro meses (jan-abr) de 2017, e a realização de testes em janeiro de 2018 no planejador de palavras-chave do Google, apresentamos a avaliação dos resultados comparativos entre os dados coletados e os dados da lista, com a finalidade de responder se o uso das técnicas de indexação podem ser ou não favoráveis nas criações de campanhas aos clientes brasileiros neste mecanismo de busca. Concluiu-se que a contribuição da Indexação é favorável as campanhas publicitárias no Google, e também requer a inclusão do bibliotecário, já que se trata do profissional com habilidades e competências necessárias na execução desta tarefa, que ficará atento as influências exercidas pelos algoritmos tanto nos valores de palavras-chave quanto na recuperação desses termos ao público de interesse no mecanismo de busca.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-26122018-165003
url https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-26122018-165003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503079320616960