Trabalhos práticos liceais em perspectiva histórica : o caso dos trabalhos de electricidade e magnetismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2601 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem tem sofrido evoluções significativas ao longo dos últimos anos, nomeadamente no que diz respeito ao trabalho laboratorial. Este trabalho oferece uma visão histórica, tão abrangente quanto possível, do trabalho laboratorial realizado nos liceus portugueses e da sua relação com o processo de ensino-aprendizagem de conceitos relacionados com a Electricidade e o Magnetismo, no período compreendido entre 1855 e 1973. Para tal, identificou-se a partir de que data é que se implementou a obrigatoriedade da componente prática de Física nos liceus e quando surgiu a primeira lista de trabalhos práticos obrigatórios referentes a essa mesma disciplina. Investigaram-se também os aspectos mais valorizados pela legislação na implementação do trabalho experimental de Física. O seu reflexo nos manuais de trabalhos práticos foi estudado recorrendo à pesquisa e análise de duas amostras de manuais de trabalhos práticos referentes a duas reformas educativas distintas (Reforma de 1936 e Reforma de 1954). O conhecimento da forma como os trabalhos práticos de Electricidade e Magnetismo foram implementados permitiu evidenciar características relevantes do modelo de trabalho prático de Física realizado nos liceus, no período em estudo. Essas características prendem-se com a importância atribuída à introdução teórica e aos métodos experimentais a utilizar na execução do trabalho prático; à presença de um ou mais métodos experimentais para a medição de uma dada grandeza física; à apresentação da constituição e modo de funcionamento do material laboratorial; à destreza manual e observação cuidada na prática de operações elementares de laboratório, principalmente medições; à utilização de simbologia coerente e explicitação do seu significado; à valorização explícita do registo nos trabalhos laboratoriais e à capacidade de interpretar resultados. ABSTRACT: The teaching-learning process has been suffering important changes in the last years, especially concerning the laboratorial practice. This work offers a historical view, as extended as possible, of the laboratorial practice performed in the Portuguese high schools mainly related with concepts of Electricity and Magnetism, between 1855 and 1973. The moment in which the implementation of the laboratory practice of Physics became part of the official programme an obligation in high schools was identified, as well as it appeared the first list of experiments of Physics in official documents. The main aspects valued by the legislation in the implementation of the practical component of Physics were also studied. Their impact on the laboratory textbooks has also been studied through the analysis of two samples of laboratory textbooks referring to two different education reforms (1936´s Reform and 1954´s Reform). To know how the experiments on Electricity and Magnetism have been implemented allowed seeing the most important characteristics of a model for laboratorial work in Physics in high schools during the chosen period. Those characteristics comprehend: the importance given to the theorical introduction and to the experimental methods; the presence of one or more experimental methods to make physical measurements; the constitution and functioning of the laboratory equipment; the handling of the instruments and the careful observation of laboratorial procedures, namely the measurements; the use and understanding of scientific symbols; the value given to laboratorial registers and to the interpretation of experimental results. |
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Trabalhos práticos liceais em perspectiva histórica : o caso dos trabalhos de electricidade e magnetismoEnsino das ciênciasEnsino da físicaEnsino da químicaEnsino básicoTrabalhos práticosO processo de ensino-aprendizagem tem sofrido evoluções significativas ao longo dos últimos anos, nomeadamente no que diz respeito ao trabalho laboratorial. Este trabalho oferece uma visão histórica, tão abrangente quanto possível, do trabalho laboratorial realizado nos liceus portugueses e da sua relação com o processo de ensino-aprendizagem de conceitos relacionados com a Electricidade e o Magnetismo, no período compreendido entre 1855 e 1973. Para tal, identificou-se a partir de que data é que se implementou a obrigatoriedade da componente prática de Física nos liceus e quando surgiu a primeira lista de trabalhos práticos obrigatórios referentes a essa mesma disciplina. Investigaram-se também os aspectos mais valorizados pela legislação na implementação do trabalho experimental de Física. O seu reflexo nos manuais de trabalhos práticos foi estudado recorrendo à pesquisa e análise de duas amostras de manuais de trabalhos práticos referentes a duas reformas educativas distintas (Reforma de 1936 e Reforma de 1954). O conhecimento da forma como os trabalhos práticos de Electricidade e Magnetismo foram implementados permitiu evidenciar características relevantes do modelo de trabalho prático de Física realizado nos liceus, no período em estudo. Essas características prendem-se com a importância atribuída à introdução teórica e aos métodos experimentais a utilizar na execução do trabalho prático; à presença de um ou mais métodos experimentais para a medição de uma dada grandeza física; à apresentação da constituição e modo de funcionamento do material laboratorial; à destreza manual e observação cuidada na prática de operações elementares de laboratório, principalmente medições; à utilização de simbologia coerente e explicitação do seu significado; à valorização explícita do registo nos trabalhos laboratoriais e à capacidade de interpretar resultados. ABSTRACT: The teaching-learning process has been suffering important changes in the last years, especially concerning the laboratorial practice. This work offers a historical view, as extended as possible, of the laboratorial practice performed in the Portuguese high schools mainly related with concepts of Electricity and Magnetism, between 1855 and 1973. The moment in which the implementation of the laboratory practice of Physics became part of the official programme an obligation in high schools was identified, as well as it appeared the first list of experiments of Physics in official documents. The main aspects valued by the legislation in the implementation of the practical component of Physics were also studied. Their impact on the laboratory textbooks has also been studied through the analysis of two samples of laboratory textbooks referring to two different education reforms (1936´s Reform and 1954´s Reform). To know how the experiments on Electricity and Magnetism have been implemented allowed seeing the most important characteristics of a model for laboratorial work in Physics in high schools during the chosen period. Those characteristics comprehend: the importance given to the theorical introduction and to the experimental methods; the presence of one or more experimental methods to make physical measurements; the constitution and functioning of the laboratory equipment; the handling of the instruments and the careful observation of laboratorial procedures, namely the measurements; the use and understanding of scientific symbols; the value given to laboratorial registers and to the interpretation of experimental results.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:24:24Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2601porChaves, Isabel Maria Barreiros de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:00:41Zoai:ria.ua.pt:10773/2601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:00.135941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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