Lei de Ohm
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3680 |
Resumo: | A elaboração do relatório de estágio pedagógico resulta na reflexão de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto escolar, pelo aluno/professor estagiário, durante o ano letivo escolar. O relatório de estágio pedagógico é composto por três capítulos, referências bibliográficas e anexos. O capítulo 1 desenvolve um dos temas lecionados no 9º ano de escolaridade, a resistência elétrica e Lei de Ohm, inserido na Unidade 2 “Circuitos elétricos e eletrónicos” do programa de Física, do 9º ano. Descreve a história, a respetiva explicação científica e as aplicações tecnológicas da lei de Ohm, numa abordagem determinada pelo contexto de relatório de estágio. O capítulo 2 descreve de forma sucinta dois planos de aula. Um do Ensino Básico, 9º ano, relativo à componente de Física, da Unidade “Circuitos elétricos e eletrónicos” incluído na subunidade “Resistência elétrica e Lei de Ohm”; o outro, do Ensino Secundário, 10º ano, relativo à componente de Química, da Unidade “Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria” incluído na subunidade “Moléculas na troposfera - espécies maioritárias e vestigiais”. Nos planos consta toda a informação pormenorizada pertencente à aula: o registo do sumário a dar à turma, os conteúdos a lecionar e os seus pré-requisitos, seguindo as competências a ser desenvolvidas, e ainda todo o material e recursos necessários para o apoio da prática pedagógica, seguido do desenvolvimento detalhado e pormenorizado da aula, finalizando com a reflexão crítica da mesma. O capítulo 3 faz alusão às Atividades de Enriquecimento e Complemento Curricular desenvolvidas pelo núcleo de estágio na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no decorrer do ano letivo 2012/2013. Por fim, o relatório termina com os anexos que descrevem a própria escola — Escola Secundária Frei Heitor Pinto — e que caracterizam as turmas onde decorreram as aulas assistidas. |
id |
RCAP_6c341b6521437ff1b71a25ea6b94fd01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3680 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Lei de OhmEnsino da física - Ensino básico - Ensino secundárioEnsino da química - Ensino básico - Ensino secundárioResistência eléctricaLei de OhmA elaboração do relatório de estágio pedagógico resulta na reflexão de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto escolar, pelo aluno/professor estagiário, durante o ano letivo escolar. O relatório de estágio pedagógico é composto por três capítulos, referências bibliográficas e anexos. O capítulo 1 desenvolve um dos temas lecionados no 9º ano de escolaridade, a resistência elétrica e Lei de Ohm, inserido na Unidade 2 “Circuitos elétricos e eletrónicos” do programa de Física, do 9º ano. Descreve a história, a respetiva explicação científica e as aplicações tecnológicas da lei de Ohm, numa abordagem determinada pelo contexto de relatório de estágio. O capítulo 2 descreve de forma sucinta dois planos de aula. Um do Ensino Básico, 9º ano, relativo à componente de Física, da Unidade “Circuitos elétricos e eletrónicos” incluído na subunidade “Resistência elétrica e Lei de Ohm”; o outro, do Ensino Secundário, 10º ano, relativo à componente de Química, da Unidade “Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria” incluído na subunidade “Moléculas na troposfera - espécies maioritárias e vestigiais”. Nos planos consta toda a informação pormenorizada pertencente à aula: o registo do sumário a dar à turma, os conteúdos a lecionar e os seus pré-requisitos, seguindo as competências a ser desenvolvidas, e ainda todo o material e recursos necessários para o apoio da prática pedagógica, seguido do desenvolvimento detalhado e pormenorizado da aula, finalizando com a reflexão crítica da mesma. O capítulo 3 faz alusão às Atividades de Enriquecimento e Complemento Curricular desenvolvidas pelo núcleo de estágio na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no decorrer do ano letivo 2012/2013. Por fim, o relatório termina com os anexos que descrevem a própria escola — Escola Secundária Frei Heitor Pinto — e que caracterizam as turmas onde decorreram as aulas assistidas.The preparation of the pedagogical training report results in the reflection about all the practical teaching experience in schools, by the student/trainee teacher during the school year. The teaching internship report consists of three chapters, references and appendices. Chapter 1 develops one of the topics taught in the 9th grade, the electrical resistance and Ohm's Law, inserted in Unit 2 " Electrical Circuits and electronic " of Physics program, 9th grade. It describes the history, the scientific explanation and technological applications of Ohm's law, an approach determined by the context of the internship report. Chapter 2 briefly describes two lesson plans. One from a primary school, 9th grade, related to Physics Unit “Electrical Circuits and electronic” included in subunit “Electrical Resistance and Ohm's Law”. and another from a secondary school, 10th grade, related to the Chemistry component, from unit “Earth's Atmosphere: Radiation and Matter” contained in subunit “Molecules in the troposphere - majority and trace species”. This chapter contains the detailed information pertaining to the class, the registration of the summary that would be given to the class and was followed by the contents to be taught and prerequisites, following competencies to be developed, as well as all the materials and resources needed to support pedagogical practice, followed by detailed development and detailed lesson concludes with a critical reflection. Chapter 3 alludes to Enrichment Activities and Additional Curriculum developed by the internship core of the Secondary School Frei Heitor Pinto during the school year 2012/2013. And ends with attachments that describes the school itself — School Frei Heitor Pinto — and features classes where it took classes attended.Amoreira, Luís José MaiaSantos, Amélia Rute de Lima Dias dosuBibliorumCosta, Sónia Isabel Nunes2015-07-01T11:17:01Z20132013-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3680TID:201272245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:10Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:02.387329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lei de Ohm |
title |
Lei de Ohm |
spellingShingle |
Lei de Ohm Costa, Sónia Isabel Nunes Ensino da física - Ensino básico - Ensino secundário Ensino da química - Ensino básico - Ensino secundário Resistência eléctrica Lei de Ohm |
title_short |
Lei de Ohm |
title_full |
Lei de Ohm |
title_fullStr |
Lei de Ohm |
title_full_unstemmed |
Lei de Ohm |
title_sort |
Lei de Ohm |
author |
Costa, Sónia Isabel Nunes |
author_facet |
Costa, Sónia Isabel Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amoreira, Luís José Maia Santos, Amélia Rute de Lima Dias dos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sónia Isabel Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da física - Ensino básico - Ensino secundário Ensino da química - Ensino básico - Ensino secundário Resistência eléctrica Lei de Ohm |
topic |
Ensino da física - Ensino básico - Ensino secundário Ensino da química - Ensino básico - Ensino secundário Resistência eléctrica Lei de Ohm |
description |
A elaboração do relatório de estágio pedagógico resulta na reflexão de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto escolar, pelo aluno/professor estagiário, durante o ano letivo escolar. O relatório de estágio pedagógico é composto por três capítulos, referências bibliográficas e anexos. O capítulo 1 desenvolve um dos temas lecionados no 9º ano de escolaridade, a resistência elétrica e Lei de Ohm, inserido na Unidade 2 “Circuitos elétricos e eletrónicos” do programa de Física, do 9º ano. Descreve a história, a respetiva explicação científica e as aplicações tecnológicas da lei de Ohm, numa abordagem determinada pelo contexto de relatório de estágio. O capítulo 2 descreve de forma sucinta dois planos de aula. Um do Ensino Básico, 9º ano, relativo à componente de Física, da Unidade “Circuitos elétricos e eletrónicos” incluído na subunidade “Resistência elétrica e Lei de Ohm”; o outro, do Ensino Secundário, 10º ano, relativo à componente de Química, da Unidade “Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria” incluído na subunidade “Moléculas na troposfera - espécies maioritárias e vestigiais”. Nos planos consta toda a informação pormenorizada pertencente à aula: o registo do sumário a dar à turma, os conteúdos a lecionar e os seus pré-requisitos, seguindo as competências a ser desenvolvidas, e ainda todo o material e recursos necessários para o apoio da prática pedagógica, seguido do desenvolvimento detalhado e pormenorizado da aula, finalizando com a reflexão crítica da mesma. O capítulo 3 faz alusão às Atividades de Enriquecimento e Complemento Curricular desenvolvidas pelo núcleo de estágio na Escola Secundária Frei Heitor Pinto no decorrer do ano letivo 2012/2013. Por fim, o relatório termina com os anexos que descrevem a própria escola — Escola Secundária Frei Heitor Pinto — e que caracterizam as turmas onde decorreram as aulas assistidas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-10 2013-01-01T00:00:00Z 2015-07-01T11:17:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3680 TID:201272245 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3680 |
identifier_str_mv |
TID:201272245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136346977075200 |