O BPM e o seu papel na Transformação Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, João André Gonçalves Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94753
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_a9a03682d034311606c10274af4f0cbc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O BPM e o seu papel na Transformação DigitalBPM and its role in Digital TransformationBusiness Process ManagementMelhoria de processosMudança OrganizacionalTransformação DigitalTecnologiasBusiness Process ManagementDigital TransformationOrganizational changeProcess improvementTechnologiesRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaFace ao exponencial avanço das novas tenologias, a Transformação Digital tem-se consolidado como uma das maiores prioridades das organizações modernas, condicionando a forma como estas se regem. Contudo, a sua abordagem permanece, de certa forma, inevidente a um grande número de empresas. Procurou-se então, através da metodologia Business Process Management alinhar a introdução de novas tecnologias com o processo de negócio de uma organização. Esta abordagem visa a maximização dos seus benefícios e o fomentar de uma cultura de monitorização e melhoria contínua, oposta à tradicional postura de adaptação e conformação fortemente enraizada no setor empresarial. Para isso, é descrito neste trabalho o estágio curricular realizado no âmbito da melhoria de processos da TUU – Building Design Management, Lda, no período de fevereiro a junho de 2020, ingressado no Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A entidade de acolhimento ambicionava, dado o acentuado crescimento vivenciado nos anos mais recentes, transitar para uma solução tecnológica mais robusta, escalável e principalmente otimizada. Consequentemente, iniciou-se com uma avaliação prévia do processo de negócio em vigor, visando a identificação de problemas-chave e possíveis hipóteses de melhoria, procedendo seguidamente, ao planeamento da sua implementação. Este planeamento passa pela reestruturação e, em alguns casos, pela introdução de processos-chave na organização, incidindo na sua automatização e integração com toda a equipa de trabalho. Dessa forma, os resultados obtidos correspondem às expectativas prévias, redefinindo o modo como a organização operava, e consolidando tópicos essenciais como a comunicação, a colaboração e o fluxo operacional. Foi definida uma estrutura lógica de acontecimentos, alinhada com um conjunto de novas tecnologias, transversal a todos os colaboradores, resultando na uniformização de tarefas-chave efetuadas na empresa. De um modo geral, este estudo vem evidenciar o impacto que a Transformação Digital pode ter numa organização, e como o Business Process Management pode suportar esta abordagem, constituindo uma mais-valia para qualquer empresa que procure revolucionar-se tecnologicamente e, consequentemente, persistindo como um dos mais relevantes tópicos na literatura atual.Given the exponential advance of new technologies, Digital Transformation has consolidated itself as one of the highest priorities of modern organizations, conditioning the way they perform. However, its approach remains, in a certain way, unclear for a large number of companies. The Business Process Management methodology has been used to align the introduction of new technologies with the business process of an organization. This approach aims to maximize its benefits and foster a culture of continuous monitoring and improvement, as opposed to the traditional posture of adaptation and conformation strongly rooted in the business sector. For this purpose, this work describes the curricular internship carried out within the process improvement of TUU - Building Design Management, Lda, from February to June 2020, enrolled in the Master of Management at the Faculty of Economics, University of Coimbra. Due to the significant growth experienced in recent years, the host institution's ambition was to move towards a more robust, scalable, and mainly optimized technological solution. Consequently, it started with a previous evaluation of the business process in force, aiming at the identification of key problems and possible chances of improvement, and then planning its implementation. This planning includes the restructuring and, in some cases, the introduction of key processes in the organization, focusing on their automation and integration with the entire work team. In this way, the results obtained correspond to previous expectations, redefining the way the organization worked, and consolidating essential topics such as communication, collaboration, and operational flow. A logical structure of events was defined, aligned with a set of new technologies, transversal to all employees, resulting in the standardization of key tasks performed in the company. In general, this study highlights the impact that Digital Transformation can have on an organization, and how Business Process Management can support this approach, constituting an added value for any company seeking to revolutionize itself technologically and, consequently, persisting as one of the most relevant topics in current literature.2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94753http://hdl.handle.net/10316/94753TID:202709329porReis, João André Gonçalves Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:11:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:24.821507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O BPM e o seu papel na Transformação Digital
BPM and its role in Digital Transformation
title O BPM e o seu papel na Transformação Digital
spellingShingle O BPM e o seu papel na Transformação Digital
Reis, João André Gonçalves Silva
Business Process Management
Melhoria de processos
Mudança Organizacional
Transformação Digital
Tecnologias
Business Process Management
Digital Transformation
Organizational change
Process improvement
Technologies
title_short O BPM e o seu papel na Transformação Digital
title_full O BPM e o seu papel na Transformação Digital
title_fullStr O BPM e o seu papel na Transformação Digital
title_full_unstemmed O BPM e o seu papel na Transformação Digital
title_sort O BPM e o seu papel na Transformação Digital
author Reis, João André Gonçalves Silva
author_facet Reis, João André Gonçalves Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, João André Gonçalves Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Business Process Management
Melhoria de processos
Mudança Organizacional
Transformação Digital
Tecnologias
Business Process Management
Digital Transformation
Organizational change
Process improvement
Technologies
topic Business Process Management
Melhoria de processos
Mudança Organizacional
Transformação Digital
Tecnologias
Business Process Management
Digital Transformation
Organizational change
Process improvement
Technologies
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94753
http://hdl.handle.net/10316/94753
TID:202709329
url http://hdl.handle.net/10316/94753
identifier_str_mv TID:202709329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134029243482112