A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Margarida Alexandra Viegas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20753
Resumo: O objetivo deste estudo prende-se com a análise do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos a frequentar o segundo ano, do primeiro ciclo do Ensino Básico, na área do português. Este trabalho foi desenvolvido num ambiente de trabalho cooperativo entre pares e as tarefas propostas encontram-se associadas ao processo de coavaliação, numa perspetiva formativa, em que o feedback tinha um papel de mediação entre os pares. Neste projeto procuro dar resposta à seguinte questão: será que a coavaliação entre pares contribui para a melhoria da produção escrita? Neste trabalho, recorri a uma metodologia qualitativa próxima da investigação-ação. Na recolha de dados utilizei a observação direta, documentos, e entrevistas realizadas aos alunos. Na análise dos dados utilizei a análise de conteúdo de modo a categorizar os dados disponíveis. Através da análise dos dados verifiquei que a coavaliação contribuiu para uma evolução das produções escritas em cada um dos pares estudados. Mostrou ainda que as evoluções dos grupos se ficou a dever à apropriação de diferentes tipos de feedback fornecidos.
id RCAP_a9b970283f0e0d4e79831e65bcf9433b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoAvaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básicoCoavaliação no primeiro ciclo do ensino básicoFeedback no primeiro ciclo do ensino básicoTrabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básicoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioFormative evaluation in the + first cycleCo-assessment in the Basic Teaching first cycleFeedback in the Basic Teaching first cycleCooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycleO objetivo deste estudo prende-se com a análise do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos a frequentar o segundo ano, do primeiro ciclo do Ensino Básico, na área do português. Este trabalho foi desenvolvido num ambiente de trabalho cooperativo entre pares e as tarefas propostas encontram-se associadas ao processo de coavaliação, numa perspetiva formativa, em que o feedback tinha um papel de mediação entre os pares. Neste projeto procuro dar resposta à seguinte questão: será que a coavaliação entre pares contribui para a melhoria da produção escrita? Neste trabalho, recorri a uma metodologia qualitativa próxima da investigação-ação. Na recolha de dados utilizei a observação direta, documentos, e entrevistas realizadas aos alunos. Na análise dos dados utilizei a análise de conteúdo de modo a categorizar os dados disponíveis. Através da análise dos dados verifiquei que a coavaliação contribuiu para uma evolução das produções escritas em cada um dos pares estudados. Mostrou ainda que as evoluções dos grupos se ficou a dever à apropriação de diferentes tipos de feedback fornecidos.The goal of this study is related to the analysis of the work developed by students attending primary education (7-8years old) in the portuguese language. This work was developed in a cooperative environment between pairs and the proposed tasks are associated with the process of co-assessment in a formative perspective in which feedback had a mediation role among pairs. In this project i seek to give answer to the following question: does co-assessment between pairs contributes to the enhancement of written production. In this assignment i used a qualitative methodology related to the investigation-action. In data collecting I used the direct observation, documents and student made surveys. In data analysis utilized the content analysis method to categorize the available data. Through the analysis of data I assed that the co-assessment contributed to the evolution of written productions between studied pairs. It further showed that group developments were due to the appropriation of different types of provided feedback.Pinto, JorgeRepositório ComumLeitão, Margarida Alexandra Viegas2018-01-29T14:01:50Z2018-012018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20753TID:201907011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:10.366290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Leitão, Margarida Alexandra Viegas
Avaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básico
Coavaliação no primeiro ciclo do ensino básico
Feedback no primeiro ciclo do ensino básico
Trabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Formative evaluation in the + first cycle
Co-assessment in the Basic Teaching first cycle
Feedback in the Basic Teaching first cycle
Cooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycle
title_short A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_full A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
author Leitão, Margarida Alexandra Viegas
author_facet Leitão, Margarida Alexandra Viegas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Margarida Alexandra Viegas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básico
Coavaliação no primeiro ciclo do ensino básico
Feedback no primeiro ciclo do ensino básico
Trabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Formative evaluation in the + first cycle
Co-assessment in the Basic Teaching first cycle
Feedback in the Basic Teaching first cycle
Cooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycle
topic Avaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básico
Coavaliação no primeiro ciclo do ensino básico
Feedback no primeiro ciclo do ensino básico
Trabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Formative evaluation in the + first cycle
Co-assessment in the Basic Teaching first cycle
Feedback in the Basic Teaching first cycle
Cooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycle
description O objetivo deste estudo prende-se com a análise do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos a frequentar o segundo ano, do primeiro ciclo do Ensino Básico, na área do português. Este trabalho foi desenvolvido num ambiente de trabalho cooperativo entre pares e as tarefas propostas encontram-se associadas ao processo de coavaliação, numa perspetiva formativa, em que o feedback tinha um papel de mediação entre os pares. Neste projeto procuro dar resposta à seguinte questão: será que a coavaliação entre pares contribui para a melhoria da produção escrita? Neste trabalho, recorri a uma metodologia qualitativa próxima da investigação-ação. Na recolha de dados utilizei a observação direta, documentos, e entrevistas realizadas aos alunos. Na análise dos dados utilizei a análise de conteúdo de modo a categorizar os dados disponíveis. Através da análise dos dados verifiquei que a coavaliação contribuiu para uma evolução das produções escritas em cada um dos pares estudados. Mostrou ainda que as evoluções dos grupos se ficou a dever à apropriação de diferentes tipos de feedback fornecidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-29T14:01:50Z
2018-01
2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/20753
TID:201907011
url http://hdl.handle.net/10400.26/20753
identifier_str_mv TID:201907011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135352957435904