Comportamentos ambientais de crianças em idades pré-escolar e 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38421 |
Resumo: | Os comportamentos com o meio ambiente têm surgido cada vez mais como uma premissa essencial na proteção do planeta Terra. Assim, para fazer face à escassez de instrumentos validados e adaptados ao contexto português e às faixas etárias mais jovens, dos cinco aos dez anos, este estudo teve como objetivo primordial contribuir para a adaptação do Questionário de Comportamentos Pró-Ambientais (QCPA) junto de Encarregados de Educação de crianças que frequentam o ensino pré-escolar ou o 1º Ciclo de Ensino Básico. Assim, através de uma amostra constituída por 127 participantes, 63 (49.6%) do sexo masculino e 64 (50.4%) do sexo feminino entre os 5 e os 10 anos de idade (M = 5.30; DP = 1.51), foram recolhidos dados, para contribuir para a adaptação do QCPA. O valor de alfa de Cronbach obtido para a estrutura unidimensional demonstra que instrumento tem uma fidelidade razoável. Através das análises de diferenças, para o género e o ano de escolaridade, foram realizados o teste t-student e ANOVA, respetivamente, onde não foram encontradas diferenças significativas. Concluindo, conseguimos contribuir com dados para a adaptação do QCPA e também do conhecimento desta população face aos seus comportamentos em prol da natureza, que em contexto nacional, não é abordada. |
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Comportamentos ambientais de crianças em idades pré-escolar e 1º CEBComportamentos pró-ambientaisMeio-ambienteNaturezaCriançasPré-escolar1ºCEBAnálise fatorial exploratóriaPro-environmental behaviorsEnvironmentNatureChildrenPreschoolExploratory factor analysisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaOs comportamentos com o meio ambiente têm surgido cada vez mais como uma premissa essencial na proteção do planeta Terra. Assim, para fazer face à escassez de instrumentos validados e adaptados ao contexto português e às faixas etárias mais jovens, dos cinco aos dez anos, este estudo teve como objetivo primordial contribuir para a adaptação do Questionário de Comportamentos Pró-Ambientais (QCPA) junto de Encarregados de Educação de crianças que frequentam o ensino pré-escolar ou o 1º Ciclo de Ensino Básico. Assim, através de uma amostra constituída por 127 participantes, 63 (49.6%) do sexo masculino e 64 (50.4%) do sexo feminino entre os 5 e os 10 anos de idade (M = 5.30; DP = 1.51), foram recolhidos dados, para contribuir para a adaptação do QCPA. O valor de alfa de Cronbach obtido para a estrutura unidimensional demonstra que instrumento tem uma fidelidade razoável. Através das análises de diferenças, para o género e o ano de escolaridade, foram realizados o teste t-student e ANOVA, respetivamente, onde não foram encontradas diferenças significativas. Concluindo, conseguimos contribuir com dados para a adaptação do QCPA e também do conhecimento desta população face aos seus comportamentos em prol da natureza, que em contexto nacional, não é abordada.The behaviors with the environment have increasingly emerged as an essential premise in the protection of planet Earth. Thus, in order to cope with the scarcity of validated instruments adapted to the Portuguese context and to the younger age groups, from five to ten years, this study aimed to contribute to the adaptation of the Questionnaire of Pro-Environmental Behaviors (QCPA) with parents of children attending preschool education or the 1st Cycle of Basic Education. Thus, through a sample of 127 participants, 63 (49.6%) males and 64 (50.4%) females between 5 and 10 years of age (M = 5.30; SD = 1.51), data were collected to contribute to the adaptation of the QCPA. Cronbach's alpha value obtained for the one-dimensional structure demonstrates which instrument has a reasonable fidelity. Through the analysis of differences, for gender and year of schooling, the tstudent and ANOVA tests were performed, respectively, where no significant differences were found. In conclusion, we were able to contribute data to the adaptation of the QCPA and also the knowledge of this population in the face of their behaviors in favor of nature, which in the national context is not addressed.Costa, Marisa Raquel da SilvaCarneiro, Alexandra ManuelaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Luana Patrícia Batoca de2022-07-28T12:34:23Z2022-07-142022-07-052022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38421TID:203041593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:22.531841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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