As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.15/4124 |
Summary: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_757fe196096593ae2068d9be44f7170d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4124 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagemaprendizagensconceções das criançasCOVID-19pré-escolar1.ºCEBlearningchildren's conceptionspreschoolprimary schoolMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste estágio apresenta o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte deste contempla a reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas, realizadas em quatro semestres. Na segunda parte, apresenta-se um estudo exploratório, que visa dar resposta à questão de investigação “Quais são as conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem?”. Para tal, foram utilizados registos fotográficos, desenhos e narrativas realizados pelas crianças e, ainda, entrevistas realizadas às educadoras e professoras cooperantes. O estudo envolveu uma turma em contexto de JI e a respetiva educadora, bem como duas turmas em contexto de 1.ºCEB e respetivos docentes. Os desenhos e as narrativas produzidas foram organizados em s em categorias e subcategorias. Através da análise das entrevistas aos docentes e das produções das crianças, conclui-se que as crianças têm a perceção que as suas aprendizagens foram condicionadas substancialmente, assim como o seu processo de socialização. Em certos casos, verificou-se também o retrocesso nas aprendizagens e dificuldade na compreensão dos conteúdos através das aulas online.This internship report presents the work carried out in the Master' Degree in Pre-school Education and Teaching in the Primary School, in the School of Education of Polytechnic Institute Santarém. The first part includes a reflection of the activities developed under the curricular units of Supervised Teaching Practice, carried out in four semesters. In the second part, an exploratory study is presented, which aims to answer the research question: "What are the children's conceptions about the COVID-19 pandemic influence on their learning? To this aim, photographic records, drawings, and narratives done by the children were collected, as well as interviews with the educators and teachers. The study involved one kindergarten class and the respective educator, as well as two primary school classes and respective teachers. Regarding the results obtained, the drawings and narratives produced by the children were analyzed and organized into categories and subcategories. Through the analysis of the teachers' interviews and the children's productions, it was concluded that the children have the perception that leir learning has been substantially compromised, as well as their socialization process. In some cases, there was also a regression in learning and difficulty in understanding the contents through online classes.Cavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémHenriques, Mariana dos Santos2022-12-11T21:40:03Z2022-11-162022-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4124TID:203116623por203116623info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:58Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:48.318338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem |
title |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem |
spellingShingle |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem Henriques, Mariana dos Santos aprendizagens conceções das crianças COVID-19 pré-escolar 1.ºCEB learning children's conceptions preschool primary school |
title_short |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem |
title_full |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem |
title_fullStr |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem |
title_full_unstemmed |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem |
title_sort |
As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem |
author |
Henriques, Mariana dos Santos |
author_facet |
Henriques, Mariana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavadas, Bento Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Mariana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagens conceções das crianças COVID-19 pré-escolar 1.ºCEB learning children's conceptions preschool primary school |
topic |
aprendizagens conceções das crianças COVID-19 pré-escolar 1.ºCEB learning children's conceptions preschool primary school |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-11T21:40:03Z 2022-11-16 2022-11-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4124 TID:203116623 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4124 |
identifier_str_mv |
TID:203116623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203116623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137047241293824 |