As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem

Bibliographic Details
Main Author: Henriques, Mariana dos Santos
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.15/4124
Summary: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_757fe196096593ae2068d9be44f7170d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagemaprendizagensconceções das criançasCOVID-19pré-escolar1.ºCEBlearningchildren's conceptionspreschoolprimary schoolMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste estágio apresenta o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte deste contempla a reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas, realizadas em quatro semestres. Na segunda parte, apresenta-se um estudo exploratório, que visa dar resposta à questão de investigação “Quais são as conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem?”. Para tal, foram utilizados registos fotográficos, desenhos e narrativas realizados pelas crianças e, ainda, entrevistas realizadas às educadoras e professoras cooperantes. O estudo envolveu uma turma em contexto de JI e a respetiva educadora, bem como duas turmas em contexto de 1.ºCEB e respetivos docentes. Os desenhos e as narrativas produzidas foram organizados em s em categorias e subcategorias. Através da análise das entrevistas aos docentes e das produções das crianças, conclui-se que as crianças têm a perceção que as suas aprendizagens foram condicionadas substancialmente, assim como o seu processo de socialização. Em certos casos, verificou-se também o retrocesso nas aprendizagens e dificuldade na compreensão dos conteúdos através das aulas online.This internship report presents the work carried out in the Master' Degree in Pre-school Education and Teaching in the Primary School, in the School of Education of Polytechnic Institute Santarém. The first part includes a reflection of the activities developed under the curricular units of Supervised Teaching Practice, carried out in four semesters. In the second part, an exploratory study is presented, which aims to answer the research question: "What are the children's conceptions about the COVID-19 pandemic influence on their learning? To this aim, photographic records, drawings, and narratives done by the children were collected, as well as interviews with the educators and teachers. The study involved one kindergarten class and the respective educator, as well as two primary school classes and respective teachers. Regarding the results obtained, the drawings and narratives produced by the children were analyzed and organized into categories and subcategories. Through the analysis of the teachers' interviews and the children's productions, it was concluded that the children have the perception that leir learning has been substantially compromised, as well as their socialization process. In some cases, there was also a regression in learning and difficulty in understanding the contents through online classes.Cavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémHenriques, Mariana dos Santos2022-12-11T21:40:03Z2022-11-162022-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4124TID:203116623por203116623info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:58Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:48.318338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
title As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
spellingShingle As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
Henriques, Mariana dos Santos
aprendizagens
conceções das crianças
COVID-19
pré-escolar
1.ºCEB
learning
children's conceptions
preschool
primary school
title_short As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
title_full As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
title_fullStr As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
title_full_unstemmed As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
title_sort As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
author Henriques, Mariana dos Santos
author_facet Henriques, Mariana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavadas, Bento
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Mariana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagens
conceções das crianças
COVID-19
pré-escolar
1.ºCEB
learning
children's conceptions
preschool
primary school
topic aprendizagens
conceções das crianças
COVID-19
pré-escolar
1.ºCEB
learning
children's conceptions
preschool
primary school
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-11T21:40:03Z
2022-11-16
2022-11-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4124
TID:203116623
url http://hdl.handle.net/10400.15/4124
identifier_str_mv TID:203116623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203116623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137047241293824