A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: R. Fonseca, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: M. Simões, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3031
Resumo: Este artigo traz reflexões desencadeadas a partir de uma investigação, realizada no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), sobre os modos como pessoas adultas em processo de escolarização básica analisam suas práticas de leitura e escrita, percebem as experiências de letramento vivenciadas na instituição escolar e avaliam seus possíveis impactos naquelas práticas. A análise de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos da Educação de Jovens e Adultos sugere que os sujeitos consideram a diversidade de suas práticas de leitura e escrita e reconhecem, mas relativizam, o papel da escola na promoção de práticas letradas de uso social. Os entrevistados identificam a ampliação e o refinamento de suas práticas de leitura e escrita, desencadeados pelas demandas e pelas oportunidades da vivência escolar. Apontam, porém, para uma certa independência de suas práticas de letramento cotidianas em relação às da escola, independência esta conquistada em decorrência da experiência escolar ou preservada apesar dela. Palavras-chave Educação de jovens e adultos; Letramento; Sentido e significado
id RCAP_a9e9d9e1c6384f555cd53f86a01e7ecd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola BásicaLA SCOLARISATION ET LES PRATIQUES SOCIALES DE LECTURE ET D’ÉCRITURE: ANALYSE DES ÉLÈVES ADULTES DE L’ÉCOLE FONDAMENTALA escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola BásicaArtigosEste artigo traz reflexões desencadeadas a partir de uma investigação, realizada no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), sobre os modos como pessoas adultas em processo de escolarização básica analisam suas práticas de leitura e escrita, percebem as experiências de letramento vivenciadas na instituição escolar e avaliam seus possíveis impactos naquelas práticas. A análise de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos da Educação de Jovens e Adultos sugere que os sujeitos consideram a diversidade de suas práticas de leitura e escrita e reconhecem, mas relativizam, o papel da escola na promoção de práticas letradas de uso social. Os entrevistados identificam a ampliação e o refinamento de suas práticas de leitura e escrita, desencadeados pelas demandas e pelas oportunidades da vivência escolar. Apontam, porém, para uma certa independência de suas práticas de letramento cotidianas em relação às da escola, independência esta conquistada em decorrência da experiência escolar ou preservada apesar dela. Palavras-chave Educação de jovens e adultos; Letramento; Sentido e significadoThis article brings about reflections of a research carried out in the Project for the Youth and Adults in Elementary School from Federal University of Minas Gerais (Brazil). These reflections are on how adults, in the process of basic schooling, analyze their practices of reading and writing, understand their literacy experiences in school and evaluate the potential impacts on those practices. The analysis of four semi-structured interviews with students from Youth and Adults Education suggests that they consider the diversity of their reading and writing practice and recognize, although in a relativistic way, the role of schools in the promotion of literate practices of social use. The interviewees identify the expansion and the refining of their practices in reading and writing, triggered by demands and opportunities of the school experience. They point, however, to a certain independence from their everyday practices of literacy in relation to the school practices, independence which is a result of school experience or which is, in spite of it, preserved. Keywords Youth and adults education; Literacy; Sense and meaningEn s’appuyant sur une investigation accomplie dans Le Projet d’Enseignement Fondamental de Jeunes et d’Adultes de l’Université Fédérale de Minas Gerais (Brésil), cet article met en discussion les manières avec lesquelles personnes adultes, soumises à la scolarisation, aperçoivent les expériences de "littératie" vécues et apprécient les impactes possibles de ces pratiques. L’analyse de quatre entrevues semi-structurées avec des élèves de l’Éducation de Jeunes et d’Adultes suggère qu’ils considèrent la diversité de leurs pratiques de lecture et d’écriture et reconnaissent le rôle de l’école dans le développement des pratiques lettrées de l’usage social, bien que d’une manière relative. Tout en admettant que leurs pratiques de lecture et d’écriture sont amplifiées et raffinées par les appels et les opportunités de la vie scolaire, les élèves identifient une certaine indépendance des pratiques quotidiennes de "littératie" par rapport à celles de l’école, cette indépendance conquise par l’expérience ou préservée, malgré cette même expérience. Mots-clé “Littératie”; Éducation de jeunes et d’adultes; Sens et significationInstituto de Educação - Universidade do Minho2011-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3031por2183-04520871-9187R. Fonseca, Maria da ConceiçãoM. Simões, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:28.462561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
LA SCOLARISATION ET LES PRATIQUES SOCIALES DE LECTURE ET D’ÉCRITURE: ANALYSE DES ÉLÈVES ADULTES DE L’ÉCOLE FONDAMENTAL
A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
title A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
spellingShingle A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
R. Fonseca, Maria da Conceição
Artigos
title_short A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
title_full A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
title_fullStr A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
title_full_unstemmed A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
title_sort A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica
author R. Fonseca, Maria da Conceição
author_facet R. Fonseca, Maria da Conceição
M. Simões, Fernanda
author_role author
author2 M. Simões, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv R. Fonseca, Maria da Conceição
M. Simões, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo traz reflexões desencadeadas a partir de uma investigação, realizada no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), sobre os modos como pessoas adultas em processo de escolarização básica analisam suas práticas de leitura e escrita, percebem as experiências de letramento vivenciadas na instituição escolar e avaliam seus possíveis impactos naquelas práticas. A análise de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos da Educação de Jovens e Adultos sugere que os sujeitos consideram a diversidade de suas práticas de leitura e escrita e reconhecem, mas relativizam, o papel da escola na promoção de práticas letradas de uso social. Os entrevistados identificam a ampliação e o refinamento de suas práticas de leitura e escrita, desencadeados pelas demandas e pelas oportunidades da vivência escolar. Apontam, porém, para uma certa independência de suas práticas de letramento cotidianas em relação às da escola, independência esta conquistada em decorrência da experiência escolar ou preservada apesar dela. Palavras-chave Educação de jovens e adultos; Letramento; Sentido e significado
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3031
url https://doi.org/10.21814/rpe.3031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219706056704