Liderança intermédia no setor fabril : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mafalda Correia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36491
Resumo: As organizações são diariamente confrontadas com inúmeros desafios, sendo estes cada mais difíceis, complicados e problemáticos. A globalização e transformações económicas, sociais e ambientais obrigam a que haja um novo alinhamento dos objetivos das organizações por forma a conseguirem sobreviver no mercado. Para que as empresas consigam se manter competitivas é também necessário apostarem nos seus líderes e nos seus colaboradores. A liderança tem um papel fundamental no sucesso ou insucesso de uma organização. A liderança, em qualquer patamar da hierarquia da organização, impacta no seu futuro. Os líderes intermédios têm um papel crucial, são o elo de ligação entre a liderança de topo e a restante cadeia. Tendo como principal objetivo analisar os estilos de liderança de líderes intermédios numa organização do setor fabril na região de Viseu, foi desenvolvida uma investigação de tipologia mista, qualitativa e quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por entrevista direcionado aos líderes, total de 5, e um inquérito por questionário direcionado aos colaboradores da equipa de cada líder, total de 99. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e ao teste de Kruskal-Wallis e teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos mostram que apesar de existirem pequenas divergências na visão do líder tem sobre si e a visão que a equipa tem, estas não são significativas, os estilos de liderança identificados são democrático, autocrático, situacional, transacional e intermédio, para além disso, verificou-se que as variáveis profissionais influenciam mais a perceção que se tem sobre o líder do que as variáveis pessoais. De acordo com os resultados obtidos, consideramos que ao nível empresarial a organização deve apostar na formação dos seus líderes de modo a potenciar um melhor relacionamento entre líder e equipa e um melhor fluxo de comunicação.
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