Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Isabel Correia da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/68862
Resumo: Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
id RCAP_aa09147048f242f7454e49d6f6792bc9
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/68862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chainRedes Neuronais ArtificiaisSelf-Organizing MapClusteringSupply ChainLogística e Distribuição AlimentarSegmentação de ClientesGestão de StocksLogistics and Food DistributionCustomer SegmentationInventory ManagementProject Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business IntelligenceO aumento do tamanho e da dimensionalidade dos repositórios de dados, obriga a que as empresas se adaptem às novas tecnologias e criem novas formas de análise de dados. O clustering é uma das formas mais importantes e provavelmente mais popular de análise de dados. Ao longo deste projeto o clustering será explorado recorrendo ao Self-Organizing Map. Este trabalho irá debruçar-se essencialmente na criação dos clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar. O segundo objetivo deste trabalho projeto prende-se a com as conclusões que se podem tirar a partir dos clusters obtidos, isto é, baseado nos diferentes perfis de clientes criados, pretende-se analisar se, é possível melhorar a gestão de stocks, melhorar a estratégia de marketing, antever alguns imprevistos e melhorar a cadeia de supply chain onde a empresa se encontra inserida. Neste âmbito, foi possível concluir que o SOM, é uma ferramenta adequada, para a sua implementação na empresa, uma vez que foi possível diminuir a dimensionalidade e gerar os diferentes grupos de clientes. Com base nestes resultados, concluiu-se que seria possível melhorar a gestão de stocks da empresa e melhorar a estratégia de marketing. Relativamente a toda a cadeia de supply chain onde a empresa se encontra inserida, também esta, será influenciada, uma vez que ao melhorar a gestão de stocks, e aumentando as vendas recorrendo a estratégias de marketing mais eficientes, todos os elementos da cadeia de supply chain sairão beneficiados.Increasing the size and dimensionality of data repositories, forces companies to adapt to new technologies and create new ways of data analysis. Data clustering is one of the most important and probably most popular forms of data analysis. Throughout this project, data clustering will be explored using the Self-Organizing Maps. This project will focus essentially on the creation of client clusters of a food logistics and distribution company. The second objective is the conclusions that can be drawn from the clusters obtained based on the consumptions of the clients, we intend to analyse if it is possible to improve the stock management, to improve the strategy of marketing, anticipate some unexpected events and improve the supply chain where the company is inserted. In this context, it was possible to conclude that the SOM is an appropriate tool for its implementation in the company, since it was possible to decrease dimensionality and generate the groups of clients. Based on these results, it was concluded that it would be possible to improve the company's stock management and improve the marketing strategy. Regarding the entire chain of supply chain where the company is inserted, this will also be influenced, since by improving the management of stocks, and increasing sales using more efficient marketing strategies, all elements of the chain of supply chain will benefit.Henriques, Roberto André PereiraRUNSilva, Marta Isabel Correia da2019-05-07T13:34:03Z2019-04-232019-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/68862TID:202231356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:32:35Zoai:run.unl.pt:10362/68862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:34:51.938360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain
title Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain
spellingShingle Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain
Silva, Marta Isabel Correia da
Redes Neuronais Artificiais
Self-Organizing Map
Clustering
Supply Chain
Logística e Distribuição Alimentar
Segmentação de Clientes
Gestão de Stocks
Logistics and Food Distribution
Customer Segmentation
Inventory Management
title_short Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain
title_full Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain
title_fullStr Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain
title_full_unstemmed Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain
title_sort Criação de clusters dos clientes de uma empresa de logística e distribuição alimentar recorrendo ao self-organizing map : influência da criação de clusters em toda a cadeia de supply chain
author Silva, Marta Isabel Correia da
author_facet Silva, Marta Isabel Correia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Roberto André Pereira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Isabel Correia da
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Neuronais Artificiais
Self-Organizing Map
Clustering
Supply Chain
Logística e Distribuição Alimentar
Segmentação de Clientes
Gestão de Stocks
Logistics and Food Distribution
Customer Segmentation
Inventory Management
topic Redes Neuronais Artificiais
Self-Organizing Map
Clustering
Supply Chain
Logística e Distribuição Alimentar
Segmentação de Clientes
Gestão de Stocks
Logistics and Food Distribution
Customer Segmentation
Inventory Management
description Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-07T13:34:03Z
2019-04-23
2019-04-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/68862
TID:202231356
url http://hdl.handle.net/10362/68862
identifier_str_mv TID:202231356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137970535530496