Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adorinda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14744
Resumo: A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada.
id RCAP_aa18f8fc92da816f20ea7f8c85821948
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de BragançaTraining of Science degree in Elementary Education: the case of Bragança School of EducationFormação de educadores e professoresEducação básicaFormação em ciênciasA formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada.The teacher training is a process that requires continuous reflection by the different participants involved. In this study we intend to analyze what students think about training in science and didactic of sciences during degree in Elementary Education at the School of Education of Bragança, and how this training contributes to their performance in the professional practice. This is a qualitative study of descriptive and interpretative character, are used semi-structured interviews. The results showed that students have expressed satisfaction with the training in science, and highlighted the role of didactics of science to the development of their experiences in different contexts. They noted also the importance of practical and experimental work and the implementation of these strategies in their educational practices. We conclude that the opinion of the students is favorable although they recognize that they need more training.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, AdorindaRodrigues, Maria José2017-12-15T15:18:23Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14744porGonçalves, Adorinda; Rodrigues, Maria José (2016). Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança = Training of Science degree in Elementary Education: the case of Bragança School of Education. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 8:1, p. 13-271645-4774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:30.949503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
Training of Science degree in Elementary Education: the case of Bragança School of Education
title Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
spellingShingle Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
Gonçalves, Adorinda
Formação de educadores e professores
Educação básica
Formação em ciências
title_short Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title_full Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title_fullStr Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title_full_unstemmed Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
title_sort Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
author Gonçalves, Adorinda
author_facet Gonçalves, Adorinda
Rodrigues, Maria José
author_role author
author2 Rodrigues, Maria José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda
Rodrigues, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de educadores e professores
Educação básica
Formação em ciências
topic Formação de educadores e professores
Educação básica
Formação em ciências
description A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-12-15T15:18:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14744
url http://hdl.handle.net/10198/14744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda; Rodrigues, Maria José (2016). Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança = Training of Science degree in Elementary Education: the case of Bragança School of Education. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 8:1, p. 13-27
1645-4774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292341354496