Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14744 |
Resumo: | A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada. |
id |
RCAP_aa18f8fc92da816f20ea7f8c85821948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de BragançaTraining of Science degree in Elementary Education: the case of Bragança School of EducationFormação de educadores e professoresEducação básicaFormação em ciênciasA formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada.The teacher training is a process that requires continuous reflection by the different participants involved. In this study we intend to analyze what students think about training in science and didactic of sciences during degree in Elementary Education at the School of Education of Bragança, and how this training contributes to their performance in the professional practice. This is a qualitative study of descriptive and interpretative character, are used semi-structured interviews. The results showed that students have expressed satisfaction with the training in science, and highlighted the role of didactics of science to the development of their experiences in different contexts. They noted also the importance of practical and experimental work and the implementation of these strategies in their educational practices. We conclude that the opinion of the students is favorable although they recognize that they need more training.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, AdorindaRodrigues, Maria José2017-12-15T15:18:23Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14744porGonçalves, Adorinda; Rodrigues, Maria José (2016). Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança = Training of Science degree in Elementary Education: the case of Bragança School of Education. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 8:1, p. 13-271645-4774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:30.949503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança Training of Science degree in Elementary Education: the case of Bragança School of Education |
title |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
spellingShingle |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança Gonçalves, Adorinda Formação de educadores e professores Educação básica Formação em ciências |
title_short |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_full |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_fullStr |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_full_unstemmed |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_sort |
Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança |
author |
Gonçalves, Adorinda |
author_facet |
Gonçalves, Adorinda Rodrigues, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Adorinda Rodrigues, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de educadores e professores Educação básica Formação em ciências |
topic |
Formação de educadores e professores Educação básica Formação em ciências |
description |
A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-12-15T15:18:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14744 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Adorinda; Rodrigues, Maria José (2016). Formação em Ciências na licenciatura em Educação Básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança = Training of Science degree in Elementary Education: the case of Bragança School of Education. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 8:1, p. 13-27 1645-4774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292341354496 |