Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Mariana Silva Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4887
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância
id RCAP_aa190e7644423d444612382bb2ea9816
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolarDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na InfânciaEste estudo de caráter quasi-experimental e comparativo com pré e pós-teste surge com o principal objetivo de explorar em que medida pode a Intervenção Psicomotora Precoce influenciar as respostas psicológicas (perceção de competência) e motoras (desenvolvimento motor) de crianças em idade pré-escolar, bem como influenciar a sua capacidade de aprendizagem. A amostra do estudo foi constituída por 9 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, de ambos os sexos, com neurodesenvolvimento normativo. Apostando num design intra-sujeitos, todas as crianças da amostra foram submetidas à intervenção (N=9). Os resultados deste estudo foram obtidos a partir da comparação dos dados em dois momentos de avaliação (pré e pós-intervenção). O programa de intervenção psicomotora constituído por 8 sessões de 60 minutos, durante 8 semanas, incidiu no trabalho em grupo sobre as habilidades motoras fundamentais e a autoperceção de competência física e de relação com os pares na idade pré-escolar. Os instrumentos utilizados foram a Escala de autoperceção de competências e aceitação social para crianças, em imagens para o pré-escolar (Harter & Pike, 1984), traduzida e adaptada à população portuguesa por Ducharne, (2004); a Escala de McCarthy de aptidões psicomotoras e de aprendizagem (McCarthy, 1992); um Questionário sociodemográfico para caracterização dos participantes; e um Questionário para a Educadora (ambos elaborados pela investigadora). Os resultados indicam que após o programa de intervenção se verificaram ganhos no desenvolvimento motor e na perceção de competência física aprendida, e diferenças não significativas em termos de perceção de relação com os pares, nas crianças participantes. Quanto à perceção da educadora face à intervenção psicomotora no pré-escolar, após a aplicação do programa esta refere ter notado diferenças positivas em termos de desenvolvimento motor e social, bem como um aumento de capacidade de aprendizagem nas crianças participantes, considerando ainda pertinente a inclusão desta mesma terapia no currículo educativo do pré-escolar.This quasi- experimental and comparative study with pre and pos-test, comes up with the main goal to explore how the Psychomotor Early Intervention can influence psychological responses (perception of competence) and motor responses (motor development) of preschool aged children, and also understand what it’s influence in their learning ability. The study sample consisted of a group of 9 children aged between 4 and 6 years old, of both sexes, with normative neurodevelopment. In a within-subjects design, all the children were included in the intervention group (N = 9 and results were compared between two different time points (pre- intervention and post-intervention). The intervention program was developed in a group setting, and targeted the fundamental motor skills and self- perception of physical competence and self-perception of relationship with peers in preschool age. This consisted of 8 sessions of 60 minutes during 8 weeks. The assessment tools used were the Selfperception range of skills and social acceptance for children throuh images for pre -school (Harter & Pike, 1984), translated and adapted to the Portuguese population by Ducharne (2004); McCarthy range of psychomotor skills and learning (McCarthy, 1992); a Sociodemographic questionnaire to characterize the participants and an Questionnaire for Educator (both prepared by the researcher). The results show after the intervention program noted earnings in motor development and physical competence perception learned, and no significant differences in perception of relationship with peers, in the participating children. About the perception of the teacher face to psychomotor intervention in preschool after the implementation of the program, this regard have noticed positive differences in children motor and social development, as well as an increase in children learning ability. Teacher also consider very relevant to include psychomotor therapy in the educational curriculum from preschool.[s.n.]Marinho, SusanaAlmeida, GabrielaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMoreira, Mariana Silva Costa2015-07-27T09:12:39Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4887202183645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:13Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:43.153854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar
title Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar
spellingShingle Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar
Moreira, Mariana Silva Costa
title_short Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar
title_full Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar
title_fullStr Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar
title_full_unstemmed Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar
title_sort Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar
author Moreira, Mariana Silva Costa
author_facet Moreira, Mariana Silva Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Susana
Almeida, Gabriela
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Mariana Silva Costa
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-27T09:12:39Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4887
202183645
url http://hdl.handle.net/10284/4887
identifier_str_mv 202183645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130284036194304