Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Adriano Luís Pinto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1808
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_aa30a0d41d9dcb37a9c14812f2c83ca4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goiComércio eletrónicoPublicidadePáginas WebMarketinge-marketingNewslettere-mail marketinge-zinePermission marketingPrecision marketingDissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade AbertaA Internet mudou o mundo! Esta (r)evolução é de tal ordem que praticamente nenhum campo da actividade humana ficou imune. O mundo digital reformulou conceitos como velocidade, eficiência, abrangência ou personalização, inventou hábitos de consumo e implicou alterações dramáticas nas actividades comerciais. O marketing e a publicidade como elemento do Mix da comunicação são disso exemplos paradigmáticos. Este trabalho de investigação dedica-se ao estudo de um dos formatos de publicidade e marketing online mais populares: a newsletter. Esta, como ferramenta privilegiada de comunicação, quando eficientemente usada, é uma “arma” comercial poderosíssima, embora de muito difícil manipulação. O desenvolvimento deste estudo compreende então o necessário enquadramento teórico, analisa os seus diferentes elementos constituintes, preocupa-se com as suas particularidades de utilização, e estabelece o seu enquadramento numa campanha de e-mail marketing e num plano de e-marketing. Para evitar o carácter abstracto de uma reflexão apenas teórica, recorre-se a um estudo de caso da plataforma da E-goi, ilustrando assim o fenómeno em Portugal. A parte empírica, recorrendo a entrevistas e questionários, procura verificar as hipóteses apresentadas na parte teórica, as quais complementam ou actualizam o panorama no domínio nacional. O objectivo principal é a análise das características das campanhas de e-mail marketing e a relação com a sua eficácia. As conclusões valorizam entre outras características: a relevância dos conteúdos, a introdução de incentivos; a personalização da mensagem; a preocupação com a privacidade; a preferência por uma periodicidade de contacto adequada, a verificação da mensagem contra filtros de spam e a adopção do formato HTML como formato de envio.The Internet has changed the world! This (r)evolution, is such that practically no field of human activity has been untouched. The digital world has reformulated concepts such as speed, efficiency, coverage or customization. It has invented consumption habits and implied dramatic changes in commercial activities. Marketing and Publicity, this one as part of the communication Mix, are paradigmatic examples of these changes. This research is dedicated to the study of the most popular form of publicity and marketing online: the newsletter. The newsletter is considered a privileged instrument of communication. When it is used efficiently, it can be a very powerful “weapon”, although it is considered a very difficult to manipulate. This investigation understands the necessary theoretical framing and analyses the different elements by which the newsletter is composed. This project is concerned in illustrating particularities of use and it establishes a framing related to e-mail, marketing and e-marketing. In order to avoid an abstract nature of the study with only a theoretical approach, I have resorted to a case study of the E-goi platform, which is a clear example of this phenomenon in Portugal. The empirical part, which includes interviews and questionnaires tries to verify the hypothesis shown in the theoretical part, which complement or update the outlook considering the national field. The main goal is to analyse the features of the e-mail and marketing campaigns and their relation to efficiency. The conclusions value, among other features, the importance of the content, the incentives included, the customization of the message, the concern with the privacy of others, the preference for an appropriate contact frequency, the control of the message against spam filters and the preference for a HTML format in the process of sending.Almeida, Maria do RosárioRepositório AbertoAfonso, Adriano Luís Pinto2011-06-29T12:31:46Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1808porAfonso, Adriano Luís Pinto - Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios [Em linha] : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi. Lisboa : [s.n.], 2011. [267] p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:41Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:29.828405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
title Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
spellingShingle Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
Afonso, Adriano Luís Pinto
Comércio eletrónico
Publicidade
Páginas Web
Marketing
e-marketing
Newsletter
e-mail marketing
e-zine
Permission marketing
Precision marketing
title_short Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
title_full Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
title_fullStr Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
title_full_unstemmed Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
title_sort Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi
author Afonso, Adriano Luís Pinto
author_facet Afonso, Adriano Luís Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria do Rosário
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Adriano Luís Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Publicidade
Páginas Web
Marketing
e-marketing
Newsletter
e-mail marketing
e-zine
Permission marketing
Precision marketing
topic Comércio eletrónico
Publicidade
Páginas Web
Marketing
e-marketing
Newsletter
e-mail marketing
e-zine
Permission marketing
Precision marketing
description Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-29T12:31:46Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1808
url http://hdl.handle.net/10400.2/1808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Afonso, Adriano Luís Pinto - Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios [Em linha] : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goi. Lisboa : [s.n.], 2011. [267] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135002560036864