A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Graciete
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/366
Resumo: Ser formadora no âmbito de um Programa de Formação Contínua de Professores que envolve uma forte componente de supervisão/acompanhamento em sala de aula levanta algumas questões conducentes a uma necessidade de reflexão sobre o processo supervisivo. Neste artigo, procura-se mostrar como este processo pode contribuir, em simultâneo, para o desenvolvimento profissional enquanto professores de Matemática, quer do formando, quer do formador, desde que seja entendido e praticado numa perspectiva reflexiva e de construção da autonomia científica, didáctica e curricular do professor em formação. - Being a training teacher in an In-service Teacher Education Program, which implies a strong supervision/coaching component in the classroom, raises some questions leading to a need of reflection about the supervision process. In this article, the author aims to show how this process may contribute, simultaneously, to the professional development as Mathematics teachers, both for trainees and the trainer. A reflexive perspective is taken on the construction of scientific, didactic and curricular autonomy of the trainee.
id RCAP_aa3102201f19afc55a1095858c66d9c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadoraSupervisãoAcompanhamentoReflexãoQuestionamentoSer formadora no âmbito de um Programa de Formação Contínua de Professores que envolve uma forte componente de supervisão/acompanhamento em sala de aula levanta algumas questões conducentes a uma necessidade de reflexão sobre o processo supervisivo. Neste artigo, procura-se mostrar como este processo pode contribuir, em simultâneo, para o desenvolvimento profissional enquanto professores de Matemática, quer do formando, quer do formador, desde que seja entendido e praticado numa perspectiva reflexiva e de construção da autonomia científica, didáctica e curricular do professor em formação. - Being a training teacher in an In-service Teacher Education Program, which implies a strong supervision/coaching component in the classroom, raises some questions leading to a need of reflection about the supervision process. In this article, the author aims to show how this process may contribute, simultaneously, to the professional development as Mathematics teachers, both for trainees and the trainer. A reflexive perspective is taken on the construction of scientific, didactic and curricular autonomy of the trainee.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBrito, Maria Graciete2010-12-17T10:02:07Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/366por95p.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:57.591734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
title A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
spellingShingle A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
Brito, Maria Graciete
Supervisão
Acompanhamento
Reflexão
Questionamento
title_short A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
title_full A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
title_fullStr A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
title_full_unstemmed A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
title_sort A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
author Brito, Maria Graciete
author_facet Brito, Maria Graciete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria Graciete
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Acompanhamento
Reflexão
Questionamento
topic Supervisão
Acompanhamento
Reflexão
Questionamento
description Ser formadora no âmbito de um Programa de Formação Contínua de Professores que envolve uma forte componente de supervisão/acompanhamento em sala de aula levanta algumas questões conducentes a uma necessidade de reflexão sobre o processo supervisivo. Neste artigo, procura-se mostrar como este processo pode contribuir, em simultâneo, para o desenvolvimento profissional enquanto professores de Matemática, quer do formando, quer do formador, desde que seja entendido e praticado numa perspectiva reflexiva e de construção da autonomia científica, didáctica e curricular do professor em formação. - Being a training teacher in an In-service Teacher Education Program, which implies a strong supervision/coaching component in the classroom, raises some questions leading to a need of reflection about the supervision process. In this article, the author aims to show how this process may contribute, simultaneously, to the professional development as Mathematics teachers, both for trainees and the trainer. A reflexive perspective is taken on the construction of scientific, didactic and curricular autonomy of the trainee.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-17T10:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/366
url http://hdl.handle.net/10400.15/366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 95p.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020947202048