Estratégias de Estimulação Visual na Deficiência Visual Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Jeniffer
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paiva, Catarina, Costa Ferreira, Cláudia, Silva, Catarina, Cortez, Liliana, Bastião Silva, Luís, Murta, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48560/rspo.22183
Resumo: OBJETIVO: Rever as estratégias de estimulação visual (EV) em pacientes com défice visual cerebral (DVC) e criar uma nova aplicação (app) de EV. MATERIAL E MÉTODOS: Foram identificados 394 artigos com os termos “estimulação visual” e “deficiência visual/cortical/cerebral”, através de uma pesquisa na base de dados PubMed®, desde o início até 9 de Janeiro de 2021. Foram selecionados 40 artigos. Em relação ao desenvolvimento da aplicação, foram aplicadas novas estratégias numa app móvel chamada Steve. A plataforma foi desenvolvida na ferra-menta Adobe Phonegap, usando Javascript, HyperText Markup Language e Cascading Style Sheets, sendo compatível com dispositivos iOS, Android e outros dispositivos através de site. A app permite a realização de treinos de estimulação visual, através de animações e formas geométricas com diferentes propósitos. O sistema permite alterar o tamanho e a velocidade do conteúdo, possibilitando uma aprendizagem personalizada. RESULTADOS: O treino de objetivos, programas e métodos individuais de EV deve ser adaptado para cada tipo de DVC. A estimulação com objetos do quotidiano, cores brilhantes e altos contrastes com movimentos suaves são as estratégias de estimulação mais eficazes, que foram inseridas na nossa sugestão de app. CONCLUSÃO: A nossa proposta de aplicação reúne estratégias baseadas em programas previamente existentes, permitindo a estimulação das crianças num ambiente familiar. Acreditamos que este projeto pode auxiliar o processo de reabilitação visual em crianças com DVC, que requer persistência e outras intervenções comportamentais simultâneas.
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