Relação das remunerações variáveis com a motivação, engagement e com o turnover: Efeitos da transparência e do valor da remuneração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/18636 |
Resumo: | As remunerações são vistas como uma forma de reconhecimento, feedback de desempenho, elemento motivador (Marasi & Bennett, 2016) e recompensa por um trabalho bem feito (Milkovich et al., 2014a). Por esse motivo é de elevada importância o desenvolvimento de práticas remuneratórias adequadas que primem pela objetividade e clareza. A existência de uma comunicação clara e transparente leva a impactos nos colaboradores? O principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma o tipo de comunicação influencia os sentimentos de engagement,motivação e intenção de saída de uma organização, por parte dos colaboradores. A recolha de dados foi realizada através do preenchimento de um questionário online, que contou com a participação de 145 indivíduos, que possuem remunerações variáveis. Os resultados demonstraram a existência de relações positivas e significativas entre as práticas de transparency e sentimentos de engagement, motivação (intrínseca e extrínseca) e intenção de saída de uma organização. |
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Relação das remunerações variáveis com a motivação, engagement e com o turnover: Efeitos da transparência e do valor da remuneraçãoPsicologia organizacionalMotivação no trabalhoRemuneração do trabalhoRewardEngagementMotivationTurnoverTransparencyControlAs remunerações são vistas como uma forma de reconhecimento, feedback de desempenho, elemento motivador (Marasi & Bennett, 2016) e recompensa por um trabalho bem feito (Milkovich et al., 2014a). Por esse motivo é de elevada importância o desenvolvimento de práticas remuneratórias adequadas que primem pela objetividade e clareza. A existência de uma comunicação clara e transparente leva a impactos nos colaboradores? O principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma o tipo de comunicação influencia os sentimentos de engagement,motivação e intenção de saída de uma organização, por parte dos colaboradores. A recolha de dados foi realizada através do preenchimento de um questionário online, que contou com a participação de 145 indivíduos, que possuem remunerações variáveis. Os resultados demonstraram a existência de relações positivas e significativas entre as práticas de transparency e sentimentos de engagement, motivação (intrínseca e extrínseca) e intenção de saída de uma organização.A reward is seen as a form of recognition, performance feedback, motivational (Marasi & Bennett, 2016) as well an indicator for a job well done (Milkovich et al., 2014a). For this reason, the development of objective rewards practices is important. Does transparent communication influences employees? The main objective of this study is to understand how the type of communication influences the employees’ feelings of engagement, motivation and turnover. The data collect was performed through an online questionnaire, which was attended by 145 individuals, who have variable rewards. The results demonstrated the existence of positive and significant relationships between transparency practices and feelings of engagement, motivation (intrinsic and extrinsic) and intention to leave an organization.2019-09-11T15:02:39Z2018-11-27T00:00:00Z2018-11-272018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18636TID:202165345porGrácio, Inês Soraia Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:47Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:45.881147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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