Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joana Filipa Vieira Gomes Barreiros, 1983-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2101
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_aa7a9d4e75ca8a647b4a6e6b3665ead2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2101
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de casoFormação de professores - PortugalÉtica profissionalEducadores de infância - PortugalTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009A legislação portuguesa actual contempla no perfil de competências de professores a formação ético-deontológica. Contudo, esta não ocupa ainda o lugar que lhe cabe quer na investigação científica, quer na formação inicial e contínua dos professores. O estudo que apresentamos parte de um projecto mais abrangente denominado Pensamento e Formação Ético-deontológicos de Professores que pretende caracterizar o pensamento ético-deontológico de educadores e professores para, a partir dessas representações, ensaiar esquemas de formação ética. Neste âmbito, no final do ano lectivo 2008/2009 terminámos um processo investigação-formação com um grupo de doze educadoras de infância que rentabiliza os dados obtidos naquele Projecto, promovendo uma articulação estreita entre a deontologia docente e o papel do educador no desenvolvimento moral das crianças, no Jardim de Infância. Foi montado um dispositivo de investigação/avaliação que nos permitiu apreciar os resultados da mudança no sentido da vivência dessa articulação. É, pois, sobre o processo de investigação-formação e a análise dos resultados obtidos que versa o estudo que apresentamos.The current Portuguese law covers the ethical-deontological education in the profile of teachers' skills. However, ethics does not occupy the place it deserves in scientific research both in initial and in-service education. The study we present emerges from a broader project named «Teachers ethical-deontological thinking and teacher education» that aims to characterize the ethical and deontological thinking of pre-scholar teachers and teachers. From these representations the project aims to test ethical education schemes. In this context, at the end of the academic year 2008/2009 we have finished a research-education process with a group of twelve pre-scholar teachers that uses the data obtained in that project, promoting a close articulation between teaching deontology and the role of teacher education in the children's moral development in kindergarten. It was created a research-evaluation device that allowed us to appreciate the results of the change towards the experience of this joint. It is, therefore, on the process of research-education and analysis of the obtained results that this study is about.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Joana Filipa Vieira Gomes Barreiros, 1983-2010-12-09T13:13:48Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2101porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000578102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:34.475595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso
title Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso
spellingShingle Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso
Marques, Joana Filipa Vieira Gomes Barreiros, 1983-
Formação de professores - Portugal
Ética profissional
Educadores de infância - Portugal
Teses de mestrado - 2009
title_short Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso
title_full Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso
title_fullStr Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso
title_full_unstemmed Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso
title_sort Uma experiência de formação ética de educadoras de infância : estudo de caso
author Marques, Joana Filipa Vieira Gomes Barreiros, 1983-
author_facet Marques, Joana Filipa Vieira Gomes Barreiros, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Joana Filipa Vieira Gomes Barreiros, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Portugal
Ética profissional
Educadores de infância - Portugal
Teses de mestrado - 2009
topic Formação de professores - Portugal
Ética profissional
Educadores de infância - Portugal
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2101
url http://hdl.handle.net/10451/2101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000578102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169501007872