Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7359 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital. |
id |
RCAP_aa7aced7d8bc8aa6613324a41dffc4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7359 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógicaConhecimentoEducação a DistânciaEducação móvelAprendizagem baseada em problemasEducação médicaEste artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital.uBibliorumRocha, Maria CecíliaBranco, Maria LuísaSimões, FátimaFalbo, G. H2019-10-24T10:30:27Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7359por10.15628/holos.2018.4559info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:54.268151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica |
title |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica |
spellingShingle |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica Rocha, Maria Cecília Conhecimento Educação a Distância Educação móvel Aprendizagem baseada em problemas Educação médica |
title_short |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica |
title_full |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica |
title_fullStr |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica |
title_full_unstemmed |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica |
title_sort |
Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica |
author |
Rocha, Maria Cecília |
author_facet |
Rocha, Maria Cecília Branco, Maria Luísa Simões, Fátima Falbo, G. H |
author_role |
author |
author2 |
Branco, Maria Luísa Simões, Fátima Falbo, G. H |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maria Cecília Branco, Maria Luísa Simões, Fátima Falbo, G. H |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Educação a Distância Educação móvel Aprendizagem baseada em problemas Educação médica |
topic |
Conhecimento Educação a Distância Educação móvel Aprendizagem baseada em problemas Educação médica |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-10-24T10:30:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/7359 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/7359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2018.4559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136374145679360 |