Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Cecília
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Branco, Maria Luísa, Simões, Fátima, Falbo, G. H
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7359
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital.
id RCAP_aa7aced7d8bc8aa6613324a41dffc4f8
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógicaConhecimentoEducação a DistânciaEducação móvelAprendizagem baseada em problemasEducação médicaEste artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital.uBibliorumRocha, Maria CecíliaBranco, Maria LuísaSimões, FátimaFalbo, G. H2019-10-24T10:30:27Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7359por10.15628/holos.2018.4559info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:54.268151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
title Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
spellingShingle Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
Rocha, Maria Cecília
Conhecimento
Educação a Distância
Educação móvel
Aprendizagem baseada em problemas
Educação médica
title_short Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
title_full Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
title_fullStr Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
title_full_unstemmed Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
title_sort Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
author Rocha, Maria Cecília
author_facet Rocha, Maria Cecília
Branco, Maria Luísa
Simões, Fátima
Falbo, G. H
author_role author
author2 Branco, Maria Luísa
Simões, Fátima
Falbo, G. H
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Cecília
Branco, Maria Luísa
Simões, Fátima
Falbo, G. H
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Educação a Distância
Educação móvel
Aprendizagem baseada em problemas
Educação médica
topic Conhecimento
Educação a Distância
Educação móvel
Aprendizagem baseada em problemas
Educação médica
description Este artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-10-24T10:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7359
url http://hdl.handle.net/10400.6/7359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.15628/holos.2018.4559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136374145679360