Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7065 |
Resumo: | A Estratégia Comportamental é uma área relativamente recente das ciências empresariais que começa agora a despoletar o interesse da comunidade científica. Respondendo ao repto lançado por Powell, Lovallo e Fox [Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral Strategy. Strategic Management Journal 32: pp. 1369 - 1386] decidiu-se realizar um estudo exploratório a partir de uma base hipotético-dedutiva. Este estudo pretende investigar para o universo de micro e pequenas empresas da região Oeste, se as emoções e os sentimentos exercem um comportamento desviante na relação entre os processos de tomada de decisão e a eficácia no mercado. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 84 micro empresas e 30 pequenas empresas localizadas nesta região do país. Para recolher toda a informação necessária, recorreu-se a uma abordagem quantitativa utilizando um conjunto de escalas específicas destinadas a avaliar o nível de eficácia das empresas no mercado, a intensidade emotiva dos decisores sentida em 2012 e as capacidades dos decisores para lidarem com as componentes produto/serviço; preço; comunicação; distribuição, e; vendas. Os resultados obtidos a partir da nossa amostra apontam não apenas para a relevância das cinco capacidades de marketing na eficácia das empresas, mas indicam também de forma clara que os sentimentos podem exercer um efeito moderador significativo entre o processo de decisão e o desempenho organizacional. |
id |
RCAP_aa88b5fe7c6172410eee94f1d4aace25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região OesteEstratégia ComportamentalRegião OestePME'sCapacidades de MarketingEmoçõesEficácia no MercadoA Estratégia Comportamental é uma área relativamente recente das ciências empresariais que começa agora a despoletar o interesse da comunidade científica. Respondendo ao repto lançado por Powell, Lovallo e Fox [Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral Strategy. Strategic Management Journal 32: pp. 1369 - 1386] decidiu-se realizar um estudo exploratório a partir de uma base hipotético-dedutiva. Este estudo pretende investigar para o universo de micro e pequenas empresas da região Oeste, se as emoções e os sentimentos exercem um comportamento desviante na relação entre os processos de tomada de decisão e a eficácia no mercado. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 84 micro empresas e 30 pequenas empresas localizadas nesta região do país. Para recolher toda a informação necessária, recorreu-se a uma abordagem quantitativa utilizando um conjunto de escalas específicas destinadas a avaliar o nível de eficácia das empresas no mercado, a intensidade emotiva dos decisores sentida em 2012 e as capacidades dos decisores para lidarem com as componentes produto/serviço; preço; comunicação; distribuição, e; vendas. Os resultados obtidos a partir da nossa amostra apontam não apenas para a relevância das cinco capacidades de marketing na eficácia das empresas, mas indicam também de forma clara que os sentimentos podem exercer um efeito moderador significativo entre o processo de decisão e o desempenho organizacional.Dias, ÁlvaroRepositório ComumNunes, Eduardo2014-11-24T18:50:54Z2013-05-24T00:00:00Z2013-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7065201204428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:41.918270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste |
title |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste |
spellingShingle |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste Nunes, Eduardo Estratégia Comportamental Região Oeste PME's Capacidades de Marketing Emoções Eficácia no Mercado |
title_short |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste |
title_full |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste |
title_fullStr |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste |
title_full_unstemmed |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste |
title_sort |
Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste |
author |
Nunes, Eduardo |
author_facet |
Nunes, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Álvaro Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Comportamental Região Oeste PME's Capacidades de Marketing Emoções Eficácia no Mercado |
topic |
Estratégia Comportamental Região Oeste PME's Capacidades de Marketing Emoções Eficácia no Mercado |
description |
A Estratégia Comportamental é uma área relativamente recente das ciências empresariais que começa agora a despoletar o interesse da comunidade científica. Respondendo ao repto lançado por Powell, Lovallo e Fox [Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral Strategy. Strategic Management Journal 32: pp. 1369 - 1386] decidiu-se realizar um estudo exploratório a partir de uma base hipotético-dedutiva. Este estudo pretende investigar para o universo de micro e pequenas empresas da região Oeste, se as emoções e os sentimentos exercem um comportamento desviante na relação entre os processos de tomada de decisão e a eficácia no mercado. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 84 micro empresas e 30 pequenas empresas localizadas nesta região do país. Para recolher toda a informação necessária, recorreu-se a uma abordagem quantitativa utilizando um conjunto de escalas específicas destinadas a avaliar o nível de eficácia das empresas no mercado, a intensidade emotiva dos decisores sentida em 2012 e as capacidades dos decisores para lidarem com as componentes produto/serviço; preço; comunicação; distribuição, e; vendas. Os resultados obtidos a partir da nossa amostra apontam não apenas para a relevância das cinco capacidades de marketing na eficácia das empresas, mas indicam também de forma clara que os sentimentos podem exercer um efeito moderador significativo entre o processo de decisão e o desempenho organizacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-24T00:00:00Z 2013-05-24T00:00:00Z 2014-11-24T18:50:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/7065 201204428 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/7065 |
identifier_str_mv |
201204428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038771122176 |