Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Eduardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7065
Resumo: A Estratégia Comportamental é uma área relativamente recente das ciências empresariais que começa agora a despoletar o interesse da comunidade científica. Respondendo ao repto lançado por Powell, Lovallo e Fox [Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral Strategy. Strategic Management Journal 32: pp. 1369 - 1386] decidiu-se realizar um estudo exploratório a partir de uma base hipotético-dedutiva. Este estudo pretende investigar para o universo de micro e pequenas empresas da região Oeste, se as emoções e os sentimentos exercem um comportamento desviante na relação entre os processos de tomada de decisão e a eficácia no mercado. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 84 micro empresas e 30 pequenas empresas localizadas nesta região do país. Para recolher toda a informação necessária, recorreu-se a uma abordagem quantitativa utilizando um conjunto de escalas específicas destinadas a avaliar o nível de eficácia das empresas no mercado, a intensidade emotiva dos decisores sentida em 2012 e as capacidades dos decisores para lidarem com as componentes produto/serviço; preço; comunicação; distribuição, e; vendas. Os resultados obtidos a partir da nossa amostra apontam não apenas para a relevância das cinco capacidades de marketing na eficácia das empresas, mas indicam também de forma clara que os sentimentos podem exercer um efeito moderador significativo entre o processo de decisão e o desempenho organizacional.
id RCAP_aa88b5fe7c6172410eee94f1d4aace25
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região OesteEstratégia ComportamentalRegião OestePME'sCapacidades de MarketingEmoçõesEficácia no MercadoA Estratégia Comportamental é uma área relativamente recente das ciências empresariais que começa agora a despoletar o interesse da comunidade científica. Respondendo ao repto lançado por Powell, Lovallo e Fox [Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral Strategy. Strategic Management Journal 32: pp. 1369 - 1386] decidiu-se realizar um estudo exploratório a partir de uma base hipotético-dedutiva. Este estudo pretende investigar para o universo de micro e pequenas empresas da região Oeste, se as emoções e os sentimentos exercem um comportamento desviante na relação entre os processos de tomada de decisão e a eficácia no mercado. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 84 micro empresas e 30 pequenas empresas localizadas nesta região do país. Para recolher toda a informação necessária, recorreu-se a uma abordagem quantitativa utilizando um conjunto de escalas específicas destinadas a avaliar o nível de eficácia das empresas no mercado, a intensidade emotiva dos decisores sentida em 2012 e as capacidades dos decisores para lidarem com as componentes produto/serviço; preço; comunicação; distribuição, e; vendas. Os resultados obtidos a partir da nossa amostra apontam não apenas para a relevância das cinco capacidades de marketing na eficácia das empresas, mas indicam também de forma clara que os sentimentos podem exercer um efeito moderador significativo entre o processo de decisão e o desempenho organizacional.Dias, ÁlvaroRepositório ComumNunes, Eduardo2014-11-24T18:50:54Z2013-05-24T00:00:00Z2013-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7065201204428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:41.918270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
title Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
spellingShingle Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
Nunes, Eduardo
Estratégia Comportamental
Região Oeste
PME's
Capacidades de Marketing
Emoções
Eficácia no Mercado
title_short Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
title_full Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
title_fullStr Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
title_full_unstemmed Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
title_sort Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste
author Nunes, Eduardo
author_facet Nunes, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Álvaro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia Comportamental
Região Oeste
PME's
Capacidades de Marketing
Emoções
Eficácia no Mercado
topic Estratégia Comportamental
Região Oeste
PME's
Capacidades de Marketing
Emoções
Eficácia no Mercado
description A Estratégia Comportamental é uma área relativamente recente das ciências empresariais que começa agora a despoletar o interesse da comunidade científica. Respondendo ao repto lançado por Powell, Lovallo e Fox [Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral Strategy. Strategic Management Journal 32: pp. 1369 - 1386] decidiu-se realizar um estudo exploratório a partir de uma base hipotético-dedutiva. Este estudo pretende investigar para o universo de micro e pequenas empresas da região Oeste, se as emoções e os sentimentos exercem um comportamento desviante na relação entre os processos de tomada de decisão e a eficácia no mercado. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 84 micro empresas e 30 pequenas empresas localizadas nesta região do país. Para recolher toda a informação necessária, recorreu-se a uma abordagem quantitativa utilizando um conjunto de escalas específicas destinadas a avaliar o nível de eficácia das empresas no mercado, a intensidade emotiva dos decisores sentida em 2012 e as capacidades dos decisores para lidarem com as componentes produto/serviço; preço; comunicação; distribuição, e; vendas. Os resultados obtidos a partir da nossa amostra apontam não apenas para a relevância das cinco capacidades de marketing na eficácia das empresas, mas indicam também de forma clara que os sentimentos podem exercer um efeito moderador significativo entre o processo de decisão e o desempenho organizacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-24T00:00:00Z
2013-05-24T00:00:00Z
2014-11-24T18:50:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7065
201204428
url http://hdl.handle.net/10400.26/7065
identifier_str_mv 201204428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038771122176