A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84360 |
Resumo: | O projeto A Música no Jardim de Infância e na Creche como Elemento de Aproximação Intergeracional foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré Escolar do Instituto de Educação da Universidade d o Minho. Este trabalho surgiu do interesse das crianças pela música e pelo facto da instituição onde foi realizado o estágio pedagógico possuir uma valência de C entro de D ia com a qual se faziam atividades conjuntas. Neste sentido pretendi que fossem desenvolvidas relações entre crianças e idosos utilizando a música como elemento de aproximação. Os objetivos foram os seguintes: ( avaliar o papel da música nas relações intergeracionais; ( aproximar crianças e idosos através da música, detetando pontos de interesse comuns; ( promover a convivência intergeracional e a interação entre crianças e idosos; ( estimular a partilha entre grupos intergeracionais; e, ( sensibilizar as crianças para a música No que concerne à metodologia de investigação, foi utilizada a Investigação Ação tendo como instrumentos de recolha de dados a observação, o registo fotográfico e vídeo e a entrevista. Quanto aos resultados obtidos, foi possível aproximar crianças e idosos, ambos os grupos ficaram a conhecer um pouco mais da sua cultura. Confirmou se, ainda, existirem pontos de interesse comuns proporcionados através da música, tais como o gosto de ouvir música, cantar e dançar, assim como a partilha de momentos de diversão. Durante o projeto, ambos os grupos intergeracionais mostraram se participativos, entusiasmados, motivados e envolvidos nas diferentes atividades, demonstrando interesse na proposta de trabalho. A música possibilitou assim, o despertar de novas relações imbuídas de afetos, sentimentos e carinhos promovendo a socialização entre os grupos. |
id |
RCAP_aa8c30ec2feafd1289279e0a9ffbfabf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84360 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracionalMusic in kindergarten and nursery school as an element of intergenerational approximationLa música en los jardines de infancia y guarderías como elemento de aproximación intergeneracionalMúsica e geraçõesIntergeracionalidadeEducação de infânciaMusic and generationsIntergenerationalityEarly childhood educationMúsica y generacionesIntergeneracionalidadEducación infantilCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO projeto A Música no Jardim de Infância e na Creche como Elemento de Aproximação Intergeracional foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré Escolar do Instituto de Educação da Universidade d o Minho. Este trabalho surgiu do interesse das crianças pela música e pelo facto da instituição onde foi realizado o estágio pedagógico possuir uma valência de C entro de D ia com a qual se faziam atividades conjuntas. Neste sentido pretendi que fossem desenvolvidas relações entre crianças e idosos utilizando a música como elemento de aproximação. Os objetivos foram os seguintes: ( avaliar o papel da música nas relações intergeracionais; ( aproximar crianças e idosos através da música, detetando pontos de interesse comuns; ( promover a convivência intergeracional e a interação entre crianças e idosos; ( estimular a partilha entre grupos intergeracionais; e, ( sensibilizar as crianças para a música No que concerne à metodologia de investigação, foi utilizada a Investigação Ação tendo como instrumentos de recolha de dados a observação, o registo fotográfico e vídeo e a entrevista. Quanto aos resultados obtidos, foi possível aproximar crianças e idosos, ambos os grupos ficaram a conhecer um pouco mais da sua cultura. Confirmou se, ainda, existirem pontos de interesse comuns proporcionados através da música, tais como o gosto de ouvir música, cantar e dançar, assim como a partilha de momentos de diversão. Durante o projeto, ambos os grupos intergeracionais mostraram se participativos, entusiasmados, motivados e envolvidos nas diferentes atividades, demonstrando interesse na proposta de trabalho. A música possibilitou assim, o despertar de novas relações imbuídas de afetos, sentimentos e carinhos promovendo a socialização entre os grupos.The project Music in Kindergarten and Nursery School as an Element of Intergenerational Approximation approach was developed within the scope of Kindergarten and Day Care Centre and integrated in the study cycle of the Master's Degree in Preschool Education of the Institute of Education of the University of Minho. This project arose from the children's interest in music and the fact that the institution where the pedagogical training period was carried out had a Day Centre with which joint activities were carried out. In this sense, i intended to develop relationships between children and elderly people using music as an element of closeness. The objectives were as follows: (i) to assess the role of music in intergenerational relationships; (ii) to bring children and older people closer together through music, by detecting common points of interest; (iii) to promote intergenerational coexistence and interaction between children and older people; (iv) to encourage sharing between intergenerational groups; and, (v) to raise children's awareness of music. With regard to the research methodology, action-research was used with observation, photographic and video recording and interviews as data collection tools. As regards the results obtained, it was possible to bring children and the elderly closer together, and both groups got to know a little more about their culture. It was also confirmed that there are common points of interest provided through music, such as the taste for listening to music, singing and dancing, as well as sharing moments of fun. During the project, both intergenerational groups were participatory, enthusiastic, motivated and involved in the different activities, showing interest in the work proposal. Music thus enabled the awakening of new relationships imbued with affection, feelings and care, promoting socialization between groups.El proyecto La Música en el Jardín de Infancia y en la Guardería como Elemento de Aproximación Intergeneracional se desarrolló en el contexto del Jardín de Infancia y de la Guardería y se integró en el ciclo de estudios del Máster en Educación Preescolar del Instituto de Educación de la Universidad de Minho. Este trabajo surgió a partir del interés de los niños por la música y del hecho de que la institución donde se realizó el período de formación pedagógica disponía de un Centro de Día con el que se realizaban actividades conjuntas. En este sentido, pretendía desarrollar relaciones entre niños y ancianos utilizando la música como elemento de proximidad. Los objetivos eran los siguientes: (i) valorar el papel de la música en las relaciones intergeneracionales; (ii) acercar a niños y mayores a través de la música, detectando puntos de interés común; (iii) promover la convivencia e interacción intergeneracional entre niños y mayores; (iv) estimular el intercambio entre grupos intergeneracionales; y, (v) sensibilizar a los niños hacia la música. En cuanto a la metodología de la investigación, se utilizó la Investigación-Acción con la observación, la grabación fotográfica y de vídeo y las entrevistas como herramientas de recogida de datos. En cuanto a los resultados obtenidos, se consiguió acercar a los niños y a los ancianos, y ambos grupos conocieron un poco más su cultura. También se confirmó que existen puntos comunes de interés proporcionados a través de la música, como el gusto por escuchar música, cantar y bailar, así como compartir momentos de diversión. Durante el proyecto, ambos grupos intergeneracionales se mostraron participativos, entusiastas, motivados e implicados en las diferentes actividades, mostrando interés por la propuesta de trabajo. La música permitió así despertar nuevas relaciones impregnadas de afecto, sentimientos y cariño, promoviendo la socialización entre los grupos.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade do MinhoSilva, Marcela Catarina VieiraPacheco, António2023-04-292023-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84360porSilva, M. C. V., e Ribeiro, A. J. P. A Música no Jardim de Infância e na creche como Elemento de Aproximação Intergeracional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 466–483, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i4.9231.2675-337510.51891/rease.v9i4.9231https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9231/3614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:58.122811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional Music in kindergarten and nursery school as an element of intergenerational approximation La música en los jardines de infancia y guarderías como elemento de aproximación intergeneracional |
title |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional |
spellingShingle |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional Silva, Marcela Catarina Vieira Música e gerações Intergeracionalidade Educação de infância Music and generations Intergenerationality Early childhood education Música y generaciones Intergeneracionalidad Educación infantil Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional |
title_full |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional |
title_fullStr |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional |
title_full_unstemmed |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional |
title_sort |
A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional |
author |
Silva, Marcela Catarina Vieira |
author_facet |
Silva, Marcela Catarina Vieira Pacheco, António |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcela Catarina Vieira Pacheco, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música e gerações Intergeracionalidade Educação de infância Music and generations Intergenerationality Early childhood education Música y generaciones Intergeneracionalidad Educación infantil Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Música e gerações Intergeracionalidade Educação de infância Music and generations Intergenerationality Early childhood education Música y generaciones Intergeneracionalidad Educación infantil Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
O projeto A Música no Jardim de Infância e na Creche como Elemento de Aproximação Intergeracional foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré Escolar do Instituto de Educação da Universidade d o Minho. Este trabalho surgiu do interesse das crianças pela música e pelo facto da instituição onde foi realizado o estágio pedagógico possuir uma valência de C entro de D ia com a qual se faziam atividades conjuntas. Neste sentido pretendi que fossem desenvolvidas relações entre crianças e idosos utilizando a música como elemento de aproximação. Os objetivos foram os seguintes: ( avaliar o papel da música nas relações intergeracionais; ( aproximar crianças e idosos através da música, detetando pontos de interesse comuns; ( promover a convivência intergeracional e a interação entre crianças e idosos; ( estimular a partilha entre grupos intergeracionais; e, ( sensibilizar as crianças para a música No que concerne à metodologia de investigação, foi utilizada a Investigação Ação tendo como instrumentos de recolha de dados a observação, o registo fotográfico e vídeo e a entrevista. Quanto aos resultados obtidos, foi possível aproximar crianças e idosos, ambos os grupos ficaram a conhecer um pouco mais da sua cultura. Confirmou se, ainda, existirem pontos de interesse comuns proporcionados através da música, tais como o gosto de ouvir música, cantar e dançar, assim como a partilha de momentos de diversão. Durante o projeto, ambos os grupos intergeracionais mostraram se participativos, entusiasmados, motivados e envolvidos nas diferentes atividades, demonstrando interesse na proposta de trabalho. A música possibilitou assim, o despertar de novas relações imbuídas de afetos, sentimentos e carinhos promovendo a socialização entre os grupos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-29 2023-04-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84360 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, M. C. V., e Ribeiro, A. J. P. A Música no Jardim de Infância e na creche como Elemento de Aproximação Intergeracional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 466–483, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i4.9231. 2675-3375 10.51891/rease.v9i4.9231 https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9231/3614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132214029451264 |