A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Catarina Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pacheco, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84360
Resumo: O projeto A Música no Jardim de Infância e na Creche como Elemento de Aproximação Intergeracional foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré Escolar do Instituto de Educação da Universidade d o Minho. Este trabalho surgiu do interesse das crianças pela música e pelo facto da instituição onde foi realizado o estágio pedagógico possuir uma valência de C entro de D ia com a qual se faziam atividades conjuntas. Neste sentido pretendi que fossem desenvolvidas relações entre crianças e idosos utilizando a música como elemento de aproximação. Os objetivos foram os seguintes: ( avaliar o papel da música nas relações intergeracionais; ( aproximar crianças e idosos através da música, detetando pontos de interesse comuns; ( promover a convivência intergeracional e a interação entre crianças e idosos; ( estimular a partilha entre grupos intergeracionais; e, ( sensibilizar as crianças para a música No que concerne à metodologia de investigação, foi utilizada a Investigação Ação tendo como instrumentos de recolha de dados a observação, o registo fotográfico e vídeo e a entrevista. Quanto aos resultados obtidos, foi possível aproximar crianças e idosos, ambos os grupos ficaram a conhecer um pouco mais da sua cultura. Confirmou se, ainda, existirem pontos de interesse comuns proporcionados através da música, tais como o gosto de ouvir música, cantar e dançar, assim como a partilha de momentos de diversão. Durante o projeto, ambos os grupos intergeracionais mostraram se participativos, entusiasmados, motivados e envolvidos nas diferentes atividades, demonstrando interesse na proposta de trabalho. A música possibilitou assim, o despertar de novas relações imbuídas de afetos, sentimentos e carinhos promovendo a socialização entre os grupos.
id RCAP_aa8c30ec2feafd1289279e0a9ffbfabf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracionalMusic in kindergarten and nursery school as an element of intergenerational approximationLa música en los jardines de infancia y guarderías como elemento de aproximación intergeneracionalMúsica e geraçõesIntergeracionalidadeEducação de infânciaMusic and generationsIntergenerationalityEarly childhood educationMúsica y generacionesIntergeneracionalidadEducación infantilCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO projeto A Música no Jardim de Infância e na Creche como Elemento de Aproximação Intergeracional foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré Escolar do Instituto de Educação da Universidade d o Minho. Este trabalho surgiu do interesse das crianças pela música e pelo facto da instituição onde foi realizado o estágio pedagógico possuir uma valência de C entro de D ia com a qual se faziam atividades conjuntas. Neste sentido pretendi que fossem desenvolvidas relações entre crianças e idosos utilizando a música como elemento de aproximação. Os objetivos foram os seguintes: ( avaliar o papel da música nas relações intergeracionais; ( aproximar crianças e idosos através da música, detetando pontos de interesse comuns; ( promover a convivência intergeracional e a interação entre crianças e idosos; ( estimular a partilha entre grupos intergeracionais; e, ( sensibilizar as crianças para a música No que concerne à metodologia de investigação, foi utilizada a Investigação Ação tendo como instrumentos de recolha de dados a observação, o registo fotográfico e vídeo e a entrevista. Quanto aos resultados obtidos, foi possível aproximar crianças e idosos, ambos os grupos ficaram a conhecer um pouco mais da sua cultura. Confirmou se, ainda, existirem pontos de interesse comuns proporcionados através da música, tais como o gosto de ouvir música, cantar e dançar, assim como a partilha de momentos de diversão. Durante o projeto, ambos os grupos intergeracionais mostraram se participativos, entusiasmados, motivados e envolvidos nas diferentes atividades, demonstrando interesse na proposta de trabalho. A música possibilitou assim, o despertar de novas relações imbuídas de afetos, sentimentos e carinhos promovendo a socialização entre os grupos.The project Music in Kindergarten and Nursery School as an Element of Intergenerational Approximation approach was developed within the scope of Kindergarten and Day Care Centre and integrated in the study cycle of the Master's Degree in Preschool Education of the Institute of Education of the University of Minho. This project arose from the children's interest in music and the fact that the institution where the pedagogical training period was carried out had a Day Centre with which joint activities were carried out. In this sense, i intended to develop relationships between children and elderly people using music as an element of closeness. The objectives were as follows: (i) to assess the role of music in intergenerational relationships; (ii) to bring children and older people closer together through music, by detecting common points of interest; (iii) to promote intergenerational coexistence and interaction between children and older people; (iv) to encourage sharing between intergenerational groups; and, (v) to raise children's awareness of music. With regard to the research methodology, action-research was used with observation, photographic and video recording and interviews as data collection tools. As regards the results obtained, it was possible to bring children and the elderly closer together, and both groups got to know a little more about their culture. It was also confirmed that there are common points of interest provided through music, such as the taste for listening to music, singing and dancing, as well as sharing moments of fun. During the project, both intergenerational groups were participatory, enthusiastic, motivated and involved in the different activities, showing interest in the work proposal. Music thus enabled the awakening of new relationships imbued with affection, feelings and care, promoting socialization between groups.El proyecto La Música en el Jardín de Infancia y en la Guardería como Elemento de Aproximación Intergeneracional se desarrolló en el contexto del Jardín de Infancia y de la Guardería y se integró en el ciclo de estudios del Máster en Educación Preescolar del Instituto de Educación de la Universidad de Minho. Este trabajo surgió a partir del interés de los niños por la música y del hecho de que la institución donde se realizó el período de formación pedagógica disponía de un Centro de Día con el que se realizaban actividades conjuntas. En este sentido, pretendía desarrollar relaciones entre niños y ancianos utilizando la música como elemento de proximidad. Los objetivos eran los siguientes: (i) valorar el papel de la música en las relaciones intergeneracionales; (ii) acercar a niños y mayores a través de la música, detectando puntos de interés común; (iii) promover la convivencia e interacción intergeneracional entre niños y mayores; (iv) estimular el intercambio entre grupos intergeneracionales; y, (v) sensibilizar a los niños hacia la música. En cuanto a la metodología de la investigación, se utilizó la Investigación-Acción con la observación, la grabación fotográfica y de vídeo y las entrevistas como herramientas de recogida de datos. En cuanto a los resultados obtenidos, se consiguió acercar a los niños y a los ancianos, y ambos grupos conocieron un poco más su cultura. También se confirmó que existen puntos comunes de interés proporcionados a través de la música, como el gusto por escuchar música, cantar y bailar, así como compartir momentos de diversión. Durante el proyecto, ambos grupos intergeneracionales se mostraron participativos, entusiastas, motivados e implicados en las diferentes actividades, mostrando interés por la propuesta de trabajo. La música permitió así despertar nuevas relaciones impregnadas de afecto, sentimientos y cariño, promoviendo la socialización entre los grupos.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade do MinhoSilva, Marcela Catarina VieiraPacheco, António2023-04-292023-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84360porSilva, M. C. V., e Ribeiro, A. J. P. A Música no Jardim de Infância e na creche como Elemento de Aproximação Intergeracional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 466–483, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i4.9231.2675-337510.51891/rease.v9i4.9231https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9231/3614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:58.122811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
Music in kindergarten and nursery school as an element of intergenerational approximation
La música en los jardines de infancia y guarderías como elemento de aproximación intergeneracional
title A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
spellingShingle A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
Silva, Marcela Catarina Vieira
Música e gerações
Intergeracionalidade
Educação de infância
Music and generations
Intergenerationality
Early childhood education
Música y generaciones
Intergeneracionalidad
Educación infantil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
title_full A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
title_fullStr A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
title_full_unstemmed A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
title_sort A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional
author Silva, Marcela Catarina Vieira
author_facet Silva, Marcela Catarina Vieira
Pacheco, António
author_role author
author2 Pacheco, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela Catarina Vieira
Pacheco, António
dc.subject.por.fl_str_mv Música e gerações
Intergeracionalidade
Educação de infância
Music and generations
Intergenerationality
Early childhood education
Música y generaciones
Intergeneracionalidad
Educación infantil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Música e gerações
Intergeracionalidade
Educação de infância
Music and generations
Intergenerationality
Early childhood education
Música y generaciones
Intergeneracionalidad
Educación infantil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O projeto A Música no Jardim de Infância e na Creche como Elemento de Aproximação Intergeracional foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré Escolar do Instituto de Educação da Universidade d o Minho. Este trabalho surgiu do interesse das crianças pela música e pelo facto da instituição onde foi realizado o estágio pedagógico possuir uma valência de C entro de D ia com a qual se faziam atividades conjuntas. Neste sentido pretendi que fossem desenvolvidas relações entre crianças e idosos utilizando a música como elemento de aproximação. Os objetivos foram os seguintes: ( avaliar o papel da música nas relações intergeracionais; ( aproximar crianças e idosos através da música, detetando pontos de interesse comuns; ( promover a convivência intergeracional e a interação entre crianças e idosos; ( estimular a partilha entre grupos intergeracionais; e, ( sensibilizar as crianças para a música No que concerne à metodologia de investigação, foi utilizada a Investigação Ação tendo como instrumentos de recolha de dados a observação, o registo fotográfico e vídeo e a entrevista. Quanto aos resultados obtidos, foi possível aproximar crianças e idosos, ambos os grupos ficaram a conhecer um pouco mais da sua cultura. Confirmou se, ainda, existirem pontos de interesse comuns proporcionados através da música, tais como o gosto de ouvir música, cantar e dançar, assim como a partilha de momentos de diversão. Durante o projeto, ambos os grupos intergeracionais mostraram se participativos, entusiasmados, motivados e envolvidos nas diferentes atividades, demonstrando interesse na proposta de trabalho. A música possibilitou assim, o despertar de novas relações imbuídas de afetos, sentimentos e carinhos promovendo a socialização entre os grupos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-29
2023-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84360
url https://hdl.handle.net/1822/84360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, M. C. V., e Ribeiro, A. J. P. A Música no Jardim de Infância e na creche como Elemento de Aproximação Intergeracional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 466–483, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i4.9231.
2675-3375
10.51891/rease.v9i4.9231
https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9231/3614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132214029451264