A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cristiana Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79231
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_aadbae7333bb93691a8cc563ef461cec
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79231
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para MãeThe digital communication of a project: De Mãe para Mãe caseComunicação digitalMarketing de conteúdoMarketing de influênciaMarketing digitalRedes sociaisContent marketingDigital communicationDigital marketingInfluence marketingSocial networksCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e EstratégiaO presente relatório de estágio tem como base o estágio curricular realizado na Bloomidea entre 13 de setembro de 2021 e 9 de março de 2022. Atualmente, as redes sociais são uma grande parte do dia a dias dos seres humanos e vieram revolucionar o mundo do marketing. Desta forma, tornou-se crucial para as marcas e empresas adotar boas estratégias de marketing a nível das redes sociais. Neste contexto, o presente estudo visa compreender a importância da comunicação digital do projeto De Mãe pra Mãe nas suas redes sociais, Facebook e Instagram. Neste sentido, a metodologia adotada consistiu numa abordagem qualitativa. Primeiramente foi feita uma entrevista semiestruturada à Técnica de Marketing e Comunicação da Bloomidea, encarregue do projeto De Mãe para Mãe de forma a com preender os seus objetivos para as redes sociais. De seguida, foram analisadas todas as publicações referentes ao feed do Facebook e ao feed e às stories do Instagram, originalmente retiradas do Facebook Business e das estatísticas do Instagram. Os resultados sugerem que a comunicação digital utilizada no projeto De Mãe para Mãe tem como base a criação de interação com o público, o que se apresenta como fundamental para gerar um maior alcance e um maior engagement nas redes sociais.This internship report is based on the internship carried out at Bloomidea between September 13, 2021, and March 9, 2022. Currently, social networks are a big part of the daily life of human beings and have come to revolutionize the marketing world. Thus, it has become crucial for brands and companies to adopt good social media marketing strategies. In this context, this study aims to understand the importance of the digital communication of the project De Mãe pra Mãe in its social networks, Facebook and Instagram. In this sense, the methodology adopted consisted of a qualitative approach. First, a semi-structured interview was conducted with Bloom idea's Marketing and Communication Technician, in charge of the De Mãe para Mãe project, to under stand their objectives for the social networks. Then, I analyzed all the posts on the Facebook feed and Instagram feed and stories, originally taken from Facebook Business and Instagram statistics. The results suggest that the digital communication used in the project De Mãe para Mãe is based on creating interaction with the public, which is fundamental to generate a greater reach and engagement on social networks.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoGomes, Cristiana Pereira2022-07-262022-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79231por203044061info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:35ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe
The digital communication of a project: De Mãe para Mãe case
title A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe
spellingShingle A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe
Gomes, Cristiana Pereira
Comunicação digital
Marketing de conteúdo
Marketing de influência
Marketing digital
Redes sociais
Content marketing
Digital communication
Digital marketing
Influence marketing
Social networks
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe
title_full A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe
title_fullStr A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe
title_full_unstemmed A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe
title_sort A comunicação digital de um projeto: o caso De Mãe para Mãe
author Gomes, Cristiana Pereira
author_facet Gomes, Cristiana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Cláudia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cristiana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação digital
Marketing de conteúdo
Marketing de influência
Marketing digital
Redes sociais
Content marketing
Digital communication
Digital marketing
Influence marketing
Social networks
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comunicação digital
Marketing de conteúdo
Marketing de influência
Marketing digital
Redes sociais
Content marketing
Digital communication
Digital marketing
Influence marketing
Social networks
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26
2022-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79231
url https://hdl.handle.net/1822/79231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203044061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303811356884992