A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, António José Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4909
Resumo: O objetivo deste estudo é examinar as relações entre o comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação dos participantes em grupos/equipas de desportos gímnicos do desporto escolar. Foram observados e registados através do «Coaching Behavior Assessement System» (Smith, Smoll, & Hunt, 1977) os padrões de comportamento de nove professores de grupos/equipa de desportos gímnicos. Os alunos (N = 95) reportaram as suas perceções de auto-eficácia gímnica e satisfação para com o professor e para com o ambiente de grupo. As análises revelaram que os comportamentos dos professores se encontravam associados significativamente com a perceção de auto-eficácia e satisfação. Especificamente, as correlações revelaram que a Instrução Técnica Geral e o Reforço Geral se encontram relacionados positivamente com a Perceção de Auto-Eficácia Gímnica, e verificou-se a relação inversa entre Reforço Perante o Insucesso/Erro e a Instrução Técnica Geral Com Demonstração com a Auto-Eficácia. Mais, a Instrução Técnica Perante o Insucesso com Demonstração e a Comunicação Geral encontram-se positivamente associados com ambas as medidas de satisfação. Os resultados foram discutidos relativamente à Teoria de Auto-Eficácia e são apresentadas sugestões e implicações para professores e treinadores.
id RCAP_ab1a8d86095abeaab0cb40155b3f5e29
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolarDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARPROFESSORESAUTO-EFICÁCIAMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL SPORTSTEACHERSSELF EFFICACYO objetivo deste estudo é examinar as relações entre o comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação dos participantes em grupos/equipas de desportos gímnicos do desporto escolar. Foram observados e registados através do «Coaching Behavior Assessement System» (Smith, Smoll, & Hunt, 1977) os padrões de comportamento de nove professores de grupos/equipa de desportos gímnicos. Os alunos (N = 95) reportaram as suas perceções de auto-eficácia gímnica e satisfação para com o professor e para com o ambiente de grupo. As análises revelaram que os comportamentos dos professores se encontravam associados significativamente com a perceção de auto-eficácia e satisfação. Especificamente, as correlações revelaram que a Instrução Técnica Geral e o Reforço Geral se encontram relacionados positivamente com a Perceção de Auto-Eficácia Gímnica, e verificou-se a relação inversa entre Reforço Perante o Insucesso/Erro e a Instrução Técnica Geral Com Demonstração com a Auto-Eficácia. Mais, a Instrução Técnica Perante o Insucesso com Demonstração e a Comunicação Geral encontram-se positivamente associados com ambas as medidas de satisfação. Os resultados foram discutidos relativamente à Teoria de Auto-Eficácia e são apresentadas sugestões e implicações para professores e treinadores.The aim of this study is to examine the relationship between teacher behavior and perceptions of self-efficacy and satisfaction of participants in gymnastics school groups. The behavioral patterns of nine teachers of gymnastics groups were monitored and recorded through the “Coaching Behavioral Assessment System” (Smith, Smoll, & Hunt, 1977). Pupils (N = 95) reported their perceptions of self-efficacy and satisfaction both with teacher and with group environment. The analyses showed that teachers’ behaviors were significantly associed with perceived self-efficacy and satisfaction. In particular, the correlations revealed that the General Technique Instruction and Reinforcement are positively related with Gymnic Perceived Self-Efficacy. There was also an inverse relationship between Reinforcement when there is Failure / Error and Technical General Instruction with Demonstration with Self-Efficacy. Furthermore, Technical Instruction facing Failure with Demonstration and General Communication are positively associated with both measures of satisfaction. Results were discussed on Theory of Self-Efficacy and suggestions and implications for teachers and coaches are hereby pointed.2014-06-06T16:05:57Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4909TID:101435207porLourenço, António José Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:08.062667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
title A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
spellingShingle A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
Lourenço, António José Ferreira
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
PROFESSORES
AUTO-EFICÁCIA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
TEACHERS
SELF EFFICACY
title_short A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
title_full A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
title_fullStr A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
title_full_unstemmed A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
title_sort A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
author Lourenço, António José Ferreira
author_facet Lourenço, António José Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, António José Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
PROFESSORES
AUTO-EFICÁCIA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
TEACHERS
SELF EFFICACY
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
PROFESSORES
AUTO-EFICÁCIA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
TEACHERS
SELF EFFICACY
description O objetivo deste estudo é examinar as relações entre o comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação dos participantes em grupos/equipas de desportos gímnicos do desporto escolar. Foram observados e registados através do «Coaching Behavior Assessement System» (Smith, Smoll, & Hunt, 1977) os padrões de comportamento de nove professores de grupos/equipa de desportos gímnicos. Os alunos (N = 95) reportaram as suas perceções de auto-eficácia gímnica e satisfação para com o professor e para com o ambiente de grupo. As análises revelaram que os comportamentos dos professores se encontravam associados significativamente com a perceção de auto-eficácia e satisfação. Especificamente, as correlações revelaram que a Instrução Técnica Geral e o Reforço Geral se encontram relacionados positivamente com a Perceção de Auto-Eficácia Gímnica, e verificou-se a relação inversa entre Reforço Perante o Insucesso/Erro e a Instrução Técnica Geral Com Demonstração com a Auto-Eficácia. Mais, a Instrução Técnica Perante o Insucesso com Demonstração e a Comunicação Geral encontram-se positivamente associados com ambas as medidas de satisfação. Os resultados foram discutidos relativamente à Teoria de Auto-Eficácia e são apresentadas sugestões e implicações para professores e treinadores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-06-06T16:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4909
TID:101435207
url http://hdl.handle.net/10437/4909
identifier_str_mv TID:101435207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131248161980416