A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4909 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é examinar as relações entre o comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação dos participantes em grupos/equipas de desportos gímnicos do desporto escolar. Foram observados e registados através do «Coaching Behavior Assessement System» (Smith, Smoll, & Hunt, 1977) os padrões de comportamento de nove professores de grupos/equipa de desportos gímnicos. Os alunos (N = 95) reportaram as suas perceções de auto-eficácia gímnica e satisfação para com o professor e para com o ambiente de grupo. As análises revelaram que os comportamentos dos professores se encontravam associados significativamente com a perceção de auto-eficácia e satisfação. Especificamente, as correlações revelaram que a Instrução Técnica Geral e o Reforço Geral se encontram relacionados positivamente com a Perceção de Auto-Eficácia Gímnica, e verificou-se a relação inversa entre Reforço Perante o Insucesso/Erro e a Instrução Técnica Geral Com Demonstração com a Auto-Eficácia. Mais, a Instrução Técnica Perante o Insucesso com Demonstração e a Comunicação Geral encontram-se positivamente associados com ambas as medidas de satisfação. Os resultados foram discutidos relativamente à Teoria de Auto-Eficácia e são apresentadas sugestões e implicações para professores e treinadores. |
id |
RCAP_ab1a8d86095abeaab0cb40155b3f5e29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolarDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARPROFESSORESAUTO-EFICÁCIAMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL SPORTSTEACHERSSELF EFFICACYO objetivo deste estudo é examinar as relações entre o comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação dos participantes em grupos/equipas de desportos gímnicos do desporto escolar. Foram observados e registados através do «Coaching Behavior Assessement System» (Smith, Smoll, & Hunt, 1977) os padrões de comportamento de nove professores de grupos/equipa de desportos gímnicos. Os alunos (N = 95) reportaram as suas perceções de auto-eficácia gímnica e satisfação para com o professor e para com o ambiente de grupo. As análises revelaram que os comportamentos dos professores se encontravam associados significativamente com a perceção de auto-eficácia e satisfação. Especificamente, as correlações revelaram que a Instrução Técnica Geral e o Reforço Geral se encontram relacionados positivamente com a Perceção de Auto-Eficácia Gímnica, e verificou-se a relação inversa entre Reforço Perante o Insucesso/Erro e a Instrução Técnica Geral Com Demonstração com a Auto-Eficácia. Mais, a Instrução Técnica Perante o Insucesso com Demonstração e a Comunicação Geral encontram-se positivamente associados com ambas as medidas de satisfação. Os resultados foram discutidos relativamente à Teoria de Auto-Eficácia e são apresentadas sugestões e implicações para professores e treinadores.The aim of this study is to examine the relationship between teacher behavior and perceptions of self-efficacy and satisfaction of participants in gymnastics school groups. The behavioral patterns of nine teachers of gymnastics groups were monitored and recorded through the “Coaching Behavioral Assessment System” (Smith, Smoll, & Hunt, 1977). Pupils (N = 95) reported their perceptions of self-efficacy and satisfaction both with teacher and with group environment. The analyses showed that teachers’ behaviors were significantly associed with perceived self-efficacy and satisfaction. In particular, the correlations revealed that the General Technique Instruction and Reinforcement are positively related with Gymnic Perceived Self-Efficacy. There was also an inverse relationship between Reinforcement when there is Failure / Error and Technical General Instruction with Demonstration with Self-Efficacy. Furthermore, Technical Instruction facing Failure with Demonstration and General Communication are positively associated with both measures of satisfaction. Results were discussed on Theory of Self-Efficacy and suggestions and implications for teachers and coaches are hereby pointed.2014-06-06T16:05:57Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4909TID:101435207porLourenço, António José Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:08.062667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar |
title |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar |
spellingShingle |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar Lourenço, António José Ferreira DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR PROFESSORES AUTO-EFICÁCIA MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS TEACHERS SELF EFFICACY |
title_short |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar |
title_full |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar |
title_fullStr |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar |
title_full_unstemmed |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar |
title_sort |
A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar |
author |
Lourenço, António José Ferreira |
author_facet |
Lourenço, António José Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, António José Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR PROFESSORES AUTO-EFICÁCIA MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS TEACHERS SELF EFFICACY |
topic |
DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR PROFESSORES AUTO-EFICÁCIA MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS TEACHERS SELF EFFICACY |
description |
O objetivo deste estudo é examinar as relações entre o comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação dos participantes em grupos/equipas de desportos gímnicos do desporto escolar. Foram observados e registados através do «Coaching Behavior Assessement System» (Smith, Smoll, & Hunt, 1977) os padrões de comportamento de nove professores de grupos/equipa de desportos gímnicos. Os alunos (N = 95) reportaram as suas perceções de auto-eficácia gímnica e satisfação para com o professor e para com o ambiente de grupo. As análises revelaram que os comportamentos dos professores se encontravam associados significativamente com a perceção de auto-eficácia e satisfação. Especificamente, as correlações revelaram que a Instrução Técnica Geral e o Reforço Geral se encontram relacionados positivamente com a Perceção de Auto-Eficácia Gímnica, e verificou-se a relação inversa entre Reforço Perante o Insucesso/Erro e a Instrução Técnica Geral Com Demonstração com a Auto-Eficácia. Mais, a Instrução Técnica Perante o Insucesso com Demonstração e a Comunicação Geral encontram-se positivamente associados com ambas as medidas de satisfação. Os resultados foram discutidos relativamente à Teoria de Auto-Eficácia e são apresentadas sugestões e implicações para professores e treinadores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2014-06-06T16:05:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4909 TID:101435207 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4909 |
identifier_str_mv |
TID:101435207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131248161980416 |