Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7808 |
Resumo: | Este relatório apresenta o projeto de Educação e Intervenção Social, “Somos Capazes”, concebido e desenvolvido com a metodologia de investigação-ação participativa. Este projeto teve como principal objetivo diminuir comportamentos de indisciplina e melhorar as relações interpessoais dos alunos de uma turma de 5.ºano de uma escola EB 2,3. Neste sentido, foi dado a este projeto o título de “Somos Capazes”. Sendo um projeto de Educação e Intervenção Social, baseado na metodologia de investigação-ação participativa, foi essencial construir uma relação entre a Educadora Social e os participantes do projeto, desenvolvida através do diálogo, com o objetivo de criar empatia e confiança, para que estes refletissem e partilhassem o que pretendiam melhorar e os problemas que era necessário ultrapassar, bem como para ganharem confiança e se sentirem preparados para se tornarem agentes ativos da sua própria mudança. Após realizada uma análise do contexto, foram priorizados problemas, necessidades e desenhadas ações com os alunos, professores e pais. Neste sentido, a finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos da turma, promovendo a sua participação mais ativa, desenvolvendo a capacidade de adquirirem valores que enriqueçam as suas personalidades e contribuam para o seu bom desenvolvimento pessoal e académico. O projeto “Somos Capazes” revelou-se importante na vida dos participantes do mesmo, uma vez que permitiu a mudança de atitudes e comportamentos, bem como uma nova reflexão sobre as suas vidas futuras. |
id |
RCAP_ab3dbfa6aed674fb5af00e011bead513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7808 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3alunosmudançainvestigação-açãoprojeto de educaçãointervenção socialstudentschangeinvestigation-actioneducation and socialintervention projectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório apresenta o projeto de Educação e Intervenção Social, “Somos Capazes”, concebido e desenvolvido com a metodologia de investigação-ação participativa. Este projeto teve como principal objetivo diminuir comportamentos de indisciplina e melhorar as relações interpessoais dos alunos de uma turma de 5.ºano de uma escola EB 2,3. Neste sentido, foi dado a este projeto o título de “Somos Capazes”. Sendo um projeto de Educação e Intervenção Social, baseado na metodologia de investigação-ação participativa, foi essencial construir uma relação entre a Educadora Social e os participantes do projeto, desenvolvida através do diálogo, com o objetivo de criar empatia e confiança, para que estes refletissem e partilhassem o que pretendiam melhorar e os problemas que era necessário ultrapassar, bem como para ganharem confiança e se sentirem preparados para se tornarem agentes ativos da sua própria mudança. Após realizada uma análise do contexto, foram priorizados problemas, necessidades e desenhadas ações com os alunos, professores e pais. Neste sentido, a finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos da turma, promovendo a sua participação mais ativa, desenvolvendo a capacidade de adquirirem valores que enriqueçam as suas personalidades e contribuam para o seu bom desenvolvimento pessoal e académico. O projeto “Somos Capazes” revelou-se importante na vida dos participantes do mesmo, uma vez que permitiu a mudança de atitudes e comportamentos, bem como uma nova reflexão sobre as suas vidas futuras.This report presents the Education and Social Intervention project, “We are Capable”. This project was conceived and developed under the guidance of participative investigation-action methodology. It had as the main objective the decrease of indiscipline and the improvement of interpersonal relations among the students of a 5th year class in a EB 2,3 school. Being a Education and Social Intervention project, based on a participatory research-action methodology, it was essential to build a relationship between the Social Educator and the project participants, developed through dialogue, in order to create empathy and trust, so that they reflect and share what they intended to improve and the problems they had to overcome as well to gain confidence and feel prepared to become active agents of their own change. After making an analysis of the context, we prioritized problems and needs and designed the actions with students, teachers and parents. Therefore, the major purpose of this project was the development of personal and social skills of students in the class, promoting their more active participation by developing the ability to acquire values that will enrich their personalities and contribute to their good personal and academic development. The project “We are capable” became important to the participants’ lives, since it allowed the change of attitudes and behaviors, as well as a new reflection about their future lives. .Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarros, Sílvia Araújo deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Liliana Isabel Jorge2016-03-04T14:44:25Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7808TID:201071142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:12.371031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3 |
title |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3 |
spellingShingle |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3 Teixeira, Liliana Isabel Jorge alunos mudança investigação-ação projeto de educação intervenção social students change investigation-action education and social intervention project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3 |
title_full |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3 |
title_fullStr |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3 |
title_full_unstemmed |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3 |
title_sort |
Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3 |
author |
Teixeira, Liliana Isabel Jorge |
author_facet |
Teixeira, Liliana Isabel Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Sílvia Araújo de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Liliana Isabel Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alunos mudança investigação-ação projeto de educação intervenção social students change investigation-action education and social intervention project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
alunos mudança investigação-ação projeto de educação intervenção social students change investigation-action education and social intervention project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Este relatório apresenta o projeto de Educação e Intervenção Social, “Somos Capazes”, concebido e desenvolvido com a metodologia de investigação-ação participativa. Este projeto teve como principal objetivo diminuir comportamentos de indisciplina e melhorar as relações interpessoais dos alunos de uma turma de 5.ºano de uma escola EB 2,3. Neste sentido, foi dado a este projeto o título de “Somos Capazes”. Sendo um projeto de Educação e Intervenção Social, baseado na metodologia de investigação-ação participativa, foi essencial construir uma relação entre a Educadora Social e os participantes do projeto, desenvolvida através do diálogo, com o objetivo de criar empatia e confiança, para que estes refletissem e partilhassem o que pretendiam melhorar e os problemas que era necessário ultrapassar, bem como para ganharem confiança e se sentirem preparados para se tornarem agentes ativos da sua própria mudança. Após realizada uma análise do contexto, foram priorizados problemas, necessidades e desenhadas ações com os alunos, professores e pais. Neste sentido, a finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos da turma, promovendo a sua participação mais ativa, desenvolvendo a capacidade de adquirirem valores que enriqueçam as suas personalidades e contribuam para o seu bom desenvolvimento pessoal e académico. O projeto “Somos Capazes” revelou-se importante na vida dos participantes do mesmo, uma vez que permitiu a mudança de atitudes e comportamentos, bem como uma nova reflexão sobre as suas vidas futuras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-04T14:44:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/7808 TID:201071142 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/7808 |
identifier_str_mv |
TID:201071142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131377383243776 |