Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joaquim Alexandre de Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11359
Resumo: As crianças da atual geração estão cada vez mais precoces. Ouvem e falam de tudo. São sagazes, inteligentes e atentas ao mundo que descobrem a cada dia. Características que, se de um lado chamam à atenção, por outro inspiram desafios, aos pais responsáveis e, é claro, aos educadores. Assim, ambicionase que (no campo educativo) a aprendizagem e a educação para a cidadania se convertam numa prioridade do ensino. A escola enquanto instituição considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos. É necessário que os professores reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover nas crianças competências para o pleno exercício da cidadania. A presente investigação percorre os caminhos da cidadania no sentido de perceber como se caracterizam os consumos e gastos efetuados pelos alunos na escola e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, procuramos perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. Privilegiamos um quadro de investigação numa perspetiva interpretativa e adotamos o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise da informação numa turma de 5º ano. Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que existem muitas fragilidades e que os professores podem potenciar o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças, criando na sua prática pedagógica ambientes onde esta se viva. Os dados obtidos ainda sugerem que as tarefas desenvolvidas e os materiais utilizados permitiram aos alunos tomar consciência dos seus consumos, gastos e mudar comportamentos.
id RCAP_ab4d1aa36c882b6eebcb96e9d5f29b10
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.CidadaniaConsumo escolarDinheiroSaúdeCitizenshipSchool consumptionMoneyHealthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs crianças da atual geração estão cada vez mais precoces. Ouvem e falam de tudo. São sagazes, inteligentes e atentas ao mundo que descobrem a cada dia. Características que, se de um lado chamam à atenção, por outro inspiram desafios, aos pais responsáveis e, é claro, aos educadores. Assim, ambicionase que (no campo educativo) a aprendizagem e a educação para a cidadania se convertam numa prioridade do ensino. A escola enquanto instituição considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos. É necessário que os professores reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover nas crianças competências para o pleno exercício da cidadania. A presente investigação percorre os caminhos da cidadania no sentido de perceber como se caracterizam os consumos e gastos efetuados pelos alunos na escola e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, procuramos perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. Privilegiamos um quadro de investigação numa perspetiva interpretativa e adotamos o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise da informação numa turma de 5º ano. Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que existem muitas fragilidades e que os professores podem potenciar o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças, criando na sua prática pedagógica ambientes onde esta se viva. Os dados obtidos ainda sugerem que as tarefas desenvolvidas e os materiais utilizados permitiram aos alunos tomar consciência dos seus consumos, gastos e mudar comportamentos.The children of the present generation are getting more and more precocious. They listen and talk about everything. They are sagacious, intelligent and attentive to the world they discover every day. On the one hand these characteristics call attention, on the other hand they inspire challenges to the responsible parents and, of course, educators. Thus, it is hoped that in the educational field learning and education for citizenship will become a priority of education. The school as an institution is considered as a privileged space for the formation of citizens. It is necessary for teachers to reflect on their pedagogical practice in order to promote in children skills for the full exercise of citizenship. The present investigation goes through the paths of citizenship in order to understand how the consumption and spending of students in school are characterized and what knowledge these and their parents/guardians have about them. At the same time, we seek to understand whether awareness-raising actions have the desired effects on consumption, savings and health. We favoured a research framework from an interpretive perspective and adopted the use of qualitative and quantitative data collection and analysis tools in a 5th form class. The results of this study made it possible to show that there are many weaknesses and that teachers can foster the development of citizenship competences in children by providing them the appropriate environment in their pedagogical practices. The data obtained also suggest that the tasks developed and the materials used allowed the students to become aware of their consumption, spending and made them change behaviours.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCouto, Ângela Maria Pinto doMaia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Joaquim Alexandre de Castro2018-04-17T10:49:05Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11359TID:201900530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:44.287152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
title Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
spellingShingle Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
Pereira, Joaquim Alexandre de Castro
Cidadania
Consumo escolar
Dinheiro
Saúde
Citizenship
School consumption
Money
Health
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
title_full Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
title_fullStr Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
title_full_unstemmed Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
title_sort Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
author Pereira, Joaquim Alexandre de Castro
author_facet Pereira, Joaquim Alexandre de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couto, Ângela Maria Pinto do
Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joaquim Alexandre de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Consumo escolar
Dinheiro
Saúde
Citizenship
School consumption
Money
Health
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cidadania
Consumo escolar
Dinheiro
Saúde
Citizenship
School consumption
Money
Health
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As crianças da atual geração estão cada vez mais precoces. Ouvem e falam de tudo. São sagazes, inteligentes e atentas ao mundo que descobrem a cada dia. Características que, se de um lado chamam à atenção, por outro inspiram desafios, aos pais responsáveis e, é claro, aos educadores. Assim, ambicionase que (no campo educativo) a aprendizagem e a educação para a cidadania se convertam numa prioridade do ensino. A escola enquanto instituição considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos. É necessário que os professores reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover nas crianças competências para o pleno exercício da cidadania. A presente investigação percorre os caminhos da cidadania no sentido de perceber como se caracterizam os consumos e gastos efetuados pelos alunos na escola e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, procuramos perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. Privilegiamos um quadro de investigação numa perspetiva interpretativa e adotamos o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise da informação numa turma de 5º ano. Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que existem muitas fragilidades e que os professores podem potenciar o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças, criando na sua prática pedagógica ambientes onde esta se viva. Os dados obtidos ainda sugerem que as tarefas desenvolvidas e os materiais utilizados permitiram aos alunos tomar consciência dos seus consumos, gastos e mudar comportamentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-04-17T10:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11359
TID:201900530
url http://hdl.handle.net/10400.22/11359
identifier_str_mv TID:201900530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131411876151296