Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11359 |
Resumo: | As crianças da atual geração estão cada vez mais precoces. Ouvem e falam de tudo. São sagazes, inteligentes e atentas ao mundo que descobrem a cada dia. Características que, se de um lado chamam à atenção, por outro inspiram desafios, aos pais responsáveis e, é claro, aos educadores. Assim, ambicionase que (no campo educativo) a aprendizagem e a educação para a cidadania se convertam numa prioridade do ensino. A escola enquanto instituição considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos. É necessário que os professores reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover nas crianças competências para o pleno exercício da cidadania. A presente investigação percorre os caminhos da cidadania no sentido de perceber como se caracterizam os consumos e gastos efetuados pelos alunos na escola e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, procuramos perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. Privilegiamos um quadro de investigação numa perspetiva interpretativa e adotamos o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise da informação numa turma de 5º ano. Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que existem muitas fragilidades e que os professores podem potenciar o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças, criando na sua prática pedagógica ambientes onde esta se viva. Os dados obtidos ainda sugerem que as tarefas desenvolvidas e os materiais utilizados permitiram aos alunos tomar consciência dos seus consumos, gastos e mudar comportamentos. |
id |
RCAP_ab4d1aa36c882b6eebcb96e9d5f29b10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11359 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania.CidadaniaConsumo escolarDinheiroSaúdeCitizenshipSchool consumptionMoneyHealthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs crianças da atual geração estão cada vez mais precoces. Ouvem e falam de tudo. São sagazes, inteligentes e atentas ao mundo que descobrem a cada dia. Características que, se de um lado chamam à atenção, por outro inspiram desafios, aos pais responsáveis e, é claro, aos educadores. Assim, ambicionase que (no campo educativo) a aprendizagem e a educação para a cidadania se convertam numa prioridade do ensino. A escola enquanto instituição considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos. É necessário que os professores reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover nas crianças competências para o pleno exercício da cidadania. A presente investigação percorre os caminhos da cidadania no sentido de perceber como se caracterizam os consumos e gastos efetuados pelos alunos na escola e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, procuramos perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. Privilegiamos um quadro de investigação numa perspetiva interpretativa e adotamos o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise da informação numa turma de 5º ano. Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que existem muitas fragilidades e que os professores podem potenciar o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças, criando na sua prática pedagógica ambientes onde esta se viva. Os dados obtidos ainda sugerem que as tarefas desenvolvidas e os materiais utilizados permitiram aos alunos tomar consciência dos seus consumos, gastos e mudar comportamentos.The children of the present generation are getting more and more precocious. They listen and talk about everything. They are sagacious, intelligent and attentive to the world they discover every day. On the one hand these characteristics call attention, on the other hand they inspire challenges to the responsible parents and, of course, educators. Thus, it is hoped that in the educational field learning and education for citizenship will become a priority of education. The school as an institution is considered as a privileged space for the formation of citizens. It is necessary for teachers to reflect on their pedagogical practice in order to promote in children skills for the full exercise of citizenship. The present investigation goes through the paths of citizenship in order to understand how the consumption and spending of students in school are characterized and what knowledge these and their parents/guardians have about them. At the same time, we seek to understand whether awareness-raising actions have the desired effects on consumption, savings and health. We favoured a research framework from an interpretive perspective and adopted the use of qualitative and quantitative data collection and analysis tools in a 5th form class. The results of this study made it possible to show that there are many weaknesses and that teachers can foster the development of citizenship competences in children by providing them the appropriate environment in their pedagogical practices. The data obtained also suggest that the tasks developed and the materials used allowed the students to become aware of their consumption, spending and made them change behaviours.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCouto, Ângela Maria Pinto doMaia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Joaquim Alexandre de Castro2018-04-17T10:49:05Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11359TID:201900530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:44.287152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania. |
title |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania. |
spellingShingle |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania. Pereira, Joaquim Alexandre de Castro Cidadania Consumo escolar Dinheiro Saúde Citizenship School consumption Money Health Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania. |
title_full |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania. |
title_fullStr |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania. |
title_full_unstemmed |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania. |
title_sort |
Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a cidadania. |
author |
Pereira, Joaquim Alexandre de Castro |
author_facet |
Pereira, Joaquim Alexandre de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Couto, Ângela Maria Pinto do Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Joaquim Alexandre de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Consumo escolar Dinheiro Saúde Citizenship School consumption Money Health Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cidadania Consumo escolar Dinheiro Saúde Citizenship School consumption Money Health Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
As crianças da atual geração estão cada vez mais precoces. Ouvem e falam de tudo. São sagazes, inteligentes e atentas ao mundo que descobrem a cada dia. Características que, se de um lado chamam à atenção, por outro inspiram desafios, aos pais responsáveis e, é claro, aos educadores. Assim, ambicionase que (no campo educativo) a aprendizagem e a educação para a cidadania se convertam numa prioridade do ensino. A escola enquanto instituição considera-se como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos. É necessário que os professores reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover nas crianças competências para o pleno exercício da cidadania. A presente investigação percorre os caminhos da cidadania no sentido de perceber como se caracterizam os consumos e gastos efetuados pelos alunos na escola e que conhecimentos têm estes e os seus pais/encarregados de educação acerca dos mesmos. Ao mesmo tempo, procuramos perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. Privilegiamos um quadro de investigação numa perspetiva interpretativa e adotamos o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos de recolha e análise da informação numa turma de 5º ano. Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que existem muitas fragilidades e que os professores podem potenciar o desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças, criando na sua prática pedagógica ambientes onde esta se viva. Os dados obtidos ainda sugerem que as tarefas desenvolvidas e os materiais utilizados permitiram aos alunos tomar consciência dos seus consumos, gastos e mudar comportamentos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-04-17T10:49:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11359 TID:201900530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11359 |
identifier_str_mv |
TID:201900530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131411876151296 |