Todos os educadores/professores podem ser supervisores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Madalena Barros Aguiar
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1125
Resumo: Este trabalho teve como objectivo principal o estudo de um percurso da avaliação de desempenho docente, num Agrupamento de Escolas, focalizado no departamento da educação pré-escolar, no contexto do actual quadro legislativo (Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho). O estudo pretende analisar até que ponto a Supervisão Pedagógica é posta em prática no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente, tendo esta procedimentos complexos, que articulam o desenvolvimento das linguagens de reflexão e colaboração, com quadros de “classificação”,“critérios”, e “quotas”. Pretende-se que os profissionais se envolvam, colaborem e se responsabilizem neste processo avaliativo, não deixando de valorizar o papel fundamental do Educador/professor, que é educar/ensinar. Assegurar que todos os educadores/professores tem acesso à formação especifica para o exercício de outros cargos e funções, e permitir que todos tenham acesso à formação frequente e contextualizada, será a condição necessária para a implementação de qualquer modelo de avaliação de desempenho. É ainda fundamental, neste processo, que as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica se constituam com elementos com formação especializada, onde à partida se assumem como fazendo parte de um colectivo humano, apoiando, motivando e estimulando os sues pares, para que cooperem no processo da tão desejada mudança. Assim, em momentos autênticos e reais de reflexão e colaboração, onde se partilham ideias e saberes, e, acima de tudo, onde se aceitam as singularidades, que se fomenta a construção de Comunidades Aprendentes. Este trabalho demonstra como um grupo de educadoras de infância, de modo sustentado e colaborativo, identificam a sua realidade, e, participam num percurso de formação que conduz com naturalidade à avaliação de desempenho docente.
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