A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sara Daniela Leite
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6834
Resumo: Este trabalho tem como objetivos relatar de forma crítica a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, destacando a utilização do Quadro Interativo Multimédia. O quadro interativo traz uma nova dimensão tecnológica para a sala de aula e vem renovar as discussões sobre a utilização das tecnologias no contexto educativo. Em Portugal o programa que trouxe para as escolas o quadro interativo foi o Plano Tecnológico da Educação, que prevê o reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas portuguesas e consequentemente a distribuição dos quadros interativos pelas salas de aula. Com o quadro interativo o professor encontra um grande aliado para a superação de várias dificuldades dos alunos, desenvolvendo a participação, motivação e cooperação entre as crianças, que aprendem a respeitar-se e a relacionar-se uns com os outros. Alinhados com a modernização tecnológica e com a problemática da inserção dos quadros interativos multimédia, desenvolveu-se o relatório, que no seu essencial, se centra nas formas como o quadro interativo pode ser rentabilizado nas diferentes áreas curriculares, em benefício de um ensino mais desafiador, rico e propício a aprendizagens significativas. Com esta experiência é possível concluir que o uso do quadro interativo traz benefícios para as aprendizagens dos alunos, tornando-os mais motivados para o ensino.
id RCAP_abb7842d0eb14f2737a0c9c2fee89d7c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoQuadros interativosMultimédiaEnsino básico 1º cicloEnsino básico 2º cicloPrática de ensino supervisionadaEste trabalho tem como objetivos relatar de forma crítica a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, destacando a utilização do Quadro Interativo Multimédia. O quadro interativo traz uma nova dimensão tecnológica para a sala de aula e vem renovar as discussões sobre a utilização das tecnologias no contexto educativo. Em Portugal o programa que trouxe para as escolas o quadro interativo foi o Plano Tecnológico da Educação, que prevê o reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas portuguesas e consequentemente a distribuição dos quadros interativos pelas salas de aula. Com o quadro interativo o professor encontra um grande aliado para a superação de várias dificuldades dos alunos, desenvolvendo a participação, motivação e cooperação entre as crianças, que aprendem a respeitar-se e a relacionar-se uns com os outros. Alinhados com a modernização tecnológica e com a problemática da inserção dos quadros interativos multimédia, desenvolveu-se o relatório, que no seu essencial, se centra nas formas como o quadro interativo pode ser rentabilizado nas diferentes áreas curriculares, em benefício de um ensino mais desafiador, rico e propício a aprendizagens significativas. Com esta experiência é possível concluir que o uso do quadro interativo traz benefícios para as aprendizagens dos alunos, tornando-os mais motivados para o ensino.This study aimed to report critically supervised teaching practice in the contexts of the 1st and 2nd cycles of Basic Education, highlighting the use of Interactive Whiteboard Multimedia. The interactive whiteboard technology brings a new dimension to the classroom and comes renew discussions on the use of technology in the educational context. In Portugal the program that brought schools the interactive whiteboard was the Technological Plan for Education, which provides for the strengthening of existing technological resources in Portuguese schools and consequently the distribution of interactive whiteboards for classrooms. With the interactive whiteboard the teacher is a great ally to overcome various difficulties of students, developing participation, motivation and cooperation among the children, who learn to respect themselves and to relate to each other. In line with the technological modernization and the issue of integration of multimedia interactive whiteboards, the report was developed, which in essence, focuses on ways that interactive whiteboards can be monetized in different curriculum areas for the benefit of a more challenging teaching, rich and conducive to meaningful learning. With this experience we conclude that the use of the interactive whiteboard is beneficial to student learning, making them more motivated to teach.2016-11-16T11:21:18Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6834porMonteiro, Sara Daniela Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:25Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:04.271056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
title A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Monteiro, Sara Daniela Leite
Quadros interativos
Multimédia
Ensino básico 1º ciclo
Ensino básico 2º ciclo
Prática de ensino supervisionada
title_short A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_full A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_sort A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
author Monteiro, Sara Daniela Leite
author_facet Monteiro, Sara Daniela Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sara Daniela Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Quadros interativos
Multimédia
Ensino básico 1º ciclo
Ensino básico 2º ciclo
Prática de ensino supervisionada
topic Quadros interativos
Multimédia
Ensino básico 1º ciclo
Ensino básico 2º ciclo
Prática de ensino supervisionada
description Este trabalho tem como objetivos relatar de forma crítica a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, destacando a utilização do Quadro Interativo Multimédia. O quadro interativo traz uma nova dimensão tecnológica para a sala de aula e vem renovar as discussões sobre a utilização das tecnologias no contexto educativo. Em Portugal o programa que trouxe para as escolas o quadro interativo foi o Plano Tecnológico da Educação, que prevê o reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas portuguesas e consequentemente a distribuição dos quadros interativos pelas salas de aula. Com o quadro interativo o professor encontra um grande aliado para a superação de várias dificuldades dos alunos, desenvolvendo a participação, motivação e cooperação entre as crianças, que aprendem a respeitar-se e a relacionar-se uns com os outros. Alinhados com a modernização tecnológica e com a problemática da inserção dos quadros interativos multimédia, desenvolveu-se o relatório, que no seu essencial, se centra nas formas como o quadro interativo pode ser rentabilizado nas diferentes áreas curriculares, em benefício de um ensino mais desafiador, rico e propício a aprendizagens significativas. Com esta experiência é possível concluir que o uso do quadro interativo traz benefícios para as aprendizagens dos alunos, tornando-os mais motivados para o ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16T11:21:18Z
2016-11-16T00:00:00Z
2016-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6834
url http://hdl.handle.net/10348/6834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137094645317632